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IBM volta atrás em promessa de não desenvolver reconhecimento facial e fecha contrato de US$ 70 milhões

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20 de maio de 2024

A decisão da IBM de voltar ao mercado de reconhecimento facial está sendo criticada por defensores dos direitos humanos, que dizem que a tecnologia pode ser usada para vigilância em massa e perfilamento racial

A IBM anunciou em junho de 2020 que não desenvolveria mais tecnologia de reconhecimento facial, mas reverteu essa decisão em julho de 2023, assinando um contrato de US$ 69,8 milhões (£ 54,7 milhões) com o governo britânico para desenvolver uma plataforma nacional de biometria que incluirá reconhecimento facial.

A plataforma Home Office Biometrics Matcher permitirá que fotos de indivíduos sejam comparadas com imagens armazenadas em um banco de dados, um tipo de sistema de correspondência “um para muitos”. Esses sistemas têm sido associados a prisões injustas nos EUA e foram contestados nos tribunais do Reino Unido.

O porta-voz da IBM, Imtiaz Mufti, disse que o trabalho da empresa no contrato não está em conflito com seus compromissos para 2020, pois a plataforma Home Office Biometrics Matcher não é usada para vigilância em massa e não é capaz de ingerir vídeo.

Kojo Kyerewaa, do Black Lives Matter UK, disse que a IBM está “disposta a ultrapassar o corpo e a memória de George Floyd” para perseguir um contrato do Home Office Biometrics. Ele disse que isso não será esquecido.

Matt Mahmoudi, PhD, investigador tecnológico da Amnistia Internacional, afirmou: “A investigação em todo o mundo é clara; não há aplicação de reconhecimento facial um-para-muitos que seja compatível com a legislação de direitos humanos, e as empresas – incluindo a IBM – devem, portanto, cessar a sua venda e honrar as suas declarações anteriores para pôr termo a estas ferramentas, mesmo e especialmente no contexto da lei e aplicação da imigração onde as implicações em termos de direitos são agravadas.”

O uso do reconhecimento facial pela polícia tem sido associado a prisões injustas nos EUA e contestado nos tribunais do Reino Unido

Em 2019, um relatório independente sobre a utilização do reconhecimento facial ao vivo pelo Serviço de Polícia Metropolitana de Londres concluiu que não havia “base jurídica explícita” para a utilização da tecnologia pelo Serviço de Polícia Metropolitana de Londres e levantou preocupações de que ela pudesse ter violado a legislação em matéria de direitos humanos. Em agosto do mesmo ano, o Tribunal de Apelação do Reino Unido decidiu que o uso de tecnologia de reconhecimento facial pela Polícia de Gales do Sul violava os direitos de privacidade e violava as leis de igualdade. A polícia interrompeu o uso do reconhecimento facial após o veredicto, mas desde então voltou a usar a tecnologia.

Outras empresas de tecnologia impuseram proibições parciais ao uso dos seus serviços de reconhecimento facial para aplicação da lei. Nos dias seguintes à IBM ter declarado os seus planos de abandonar o setor de reconhecimento facial, a Amazon e a Microsoft anunciaram moratórias na venda dos seus serviços de reconhecimento facial aos departamentos de polícia dos EUA.

A Amazon anunciou inicialmente uma moratória de um ano sobre o uso policial do seu software Rekognition em junho de 2020 e disse que iria estendê-la “indefinidamente” no ano seguinte. Uma porta-voz da empresa confirmou que a moratória, que proíbe “o uso do recurso de comparação facial do Amazon Rekognition pelos departamentos de polícia em conexão com investigações criminais”, ainda está em vigor.

A Microsoft disse em junho de 2020 que não venderia software de reconhecimento facial aos departamentos de polícia dos EUA até que uma lei nacional fosse introduzida para regular o uso da tecnologia. Quando contactada pelo The Verge e Liberty Investigates, uma porta-voz da Microsoft referiu-se ao site da empresa, que afirma que o uso do serviço Azure AI Face “por ou para a polícia estadual ou local nos EUA é proibido pela política da Microsoft”

Com informações de The Verge

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