Últimas notícias

Fique informado

Entrevista: Edmar Araujo deixa a presidência da AARB

5 de junho de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Cibersegurança é a maior preocupação de empresas que investem no metaverso

Segurança cibernética deve ser a principal meta das empresas que

6 de fevereiro de 2023

Cibersegurança: a prevenção e o bom senso são os maiores aliados das empresas. Por Mara Maehara, CIO da TOTVS

A cibersegurança é uma preocupação constante, gestores precisam estar unidos e contar com aliados nessa batalha diária

6 de fevereiro de 2023

Genetec obtém certificações rigorosas por meio do compromisso com cibersegurança e privacidade 

A empresa anuncia os padrões ISO 27001, 20017, certificação de cibersegurança UL 2900-2-3 nível 3 e auditoria SOC2 Tipo 2

6 de fevereiro de 2023

Forcepoint aponta a crise de identidade entre as tendências para a cibersegurança em 2023  

A Forcepoint, empresa de cibersegurança, divulga um relatório com as maiores tendências e desafios a serem enfrentados para o setor em 2023

3 de fevereiro de 2023

Chegou ao fim a passagem de Edmar Araújo pela presidência executiva da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB)

Edmar Araújo
Edmar Araújo – Ex – Presidente da AARB

Em mais de quatro anos liderando a entidade, o jornalista acredita ter dado sua parcela de colaboração ao segmento das AR. O Crypto ID entrevistou Araújo, que falou sobre o tempo na AARB, os desafios do setor e o futuro do mercado de certificação digital ICP-Brasil.

Crypto ID: Por que você saiu da AARB?

Edmar Araújo: Essa pergunta é simples de responder, mas não é fácil. A AARB é uma das entidades do setor de certificação digital mais conhecidas pela sociedade, e deixar esse posto tão prestigiado foi um desafio marcado por muitas semanas de reflexão. Nas minhas mensagens de despedida, falei sobre fim do ciclo, e esse encerramento precisa ser olhado com mais naturalidade em todas as áreas da vida. Eu procurei a diretoria para externar minha decisão, e a saída é como a chegada: pacífica, harmônica, respeitosa e muito profissional.

Crypto ID: Você saiu do governo para o associativismo no setor privado. Como foi essa adaptação?

Edmar Araújo: O empresário da certificação digital é muito simpático e receptivo e isso foi determinante para mim. Por oito anos (2010-2018) trabalhei no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), e aceitei o desafio de ir para a AARB sem entender muito do ambiente privado da ICP-Brasil. Se não fosse o empresariado a me acolher e a me ajudar no início, eu não teria resistido. Governo e Mercado têm temperaturas e pressões completamente distintas, e a generosidade da categoria foi determinante neste processo de adaptação.

Crypto ID: Qual o principal sentimento neste momento?

Edmar Araújo: Acho que são dois os sentimentos que me ocorrem. O primeiro é gratidão, pois a AARB me abriu portas no setor e fora dele, e eu sempre fui muito bem tratado pela diretoria, pelos associados e pelos parceiros da entidade. Além da gratidão, eu sinto muita esperança de que nosso mercado continue crescendo como ocorreu nos últimos anos. A assinatura eletrônica é uma tecnologia cada vez mais necessária num universo onde precisamos realizar atos da vida civil em meios digitais, e a ICP-Brasil tem papel dos mais importantes nesse cenário.

Crypto ID: Quais feitos da sua gestão você destacaria?

Edmar Araújo: Eu acho que minha principal colaboração foi a de atrair holofotes da grande imprensa para o setor da certificação digital ICP-Brasil. A comunicação da AARB foi um case de sucesso, concedemos entrevistas para inúmeros veículos e em diversos formatos e ajudamos a formar opiniões positivas sobre nossa infraestrutura. Conseguimos mostrar nosso valor para fora da bolha.

Crypto ID: Existe futuro para a certificação digital ICP-Brasil?

Edmar Araújo: É claro que existe, mas precisamos distinguir “futuro” de “sucesso”. Haverá transações assinadas com certificados digitais ICP-Brasil daqui a 5 ou 10 anos? É bastante possível, mas não será nos moldes atuais. O modelo de negócios na ICP-Brasil funcionou até agora, garantindo capilaridade e volume de emissões. Repare que, ano após ano, crescemos muito acima da inflação. Não é milagre financeiro, é demanda atendida com extrema pujança pelo empresariado da ICP-Brasil. O desafio do sucesso está em compreender como atender a Pessoa Física com a mesma eficácia que atendemos empresas e profissionais liberais, por exemplo. Vejo que precisamos entregar assinaturas eletrônicas qualificadas para o cidadão, ser provedores de serviços digitais úteis e desenvolver relacionamentos de valor com a clientela atual.

Crypto ID: Você falou do modelo de negócios na resposta anterior. Tem alguma opinião sobre esse assunto?

Edmar Araújo: Eu disse que ele funcionou até agora, e a prova é o crescimento ano após ano do volume de emissões. Basicamente, nosso setor atua em duas modalidades. O comissionamento, que remunera parceiros por atendimentos, e a venda indireta, que permite ao canal flexibilidade em negociações. Ambos têm pontos fortes e fracos, e o debate sobre preço e valor toma boa parte do espaço nos fóruns entre profissionais do mercado. Não vejo problemas estruturais em nenhum deles, mas entendo que deva haver mais fiscalização para garantir que as condições de atuação sejam igualitárias. 

Crypto ID: Falando em preço, na sua opinião por que o ticket médio da ICP-Brasil caiu?

Edmar Araújo: A principal clientela da ICP-Brasil é o governo. Sem aplicações como a Nota Fiscal Eletrônica ou Conectividade ICP, por exemplo, o volume de emissões seria baixíssimo. Ocorre que o governo Bolsonaro decidiu, a partir de 2019, facilitar a chegada de novos entrantes no setor e, ao mesmo tempo, pressionar para que os preços dos certificados digitais fossem mais acessíveis. Além disso, houve o advento do gov.br, e o Estado passou a concorrer com a iniciativa privada. A alternativa do setor foi trabalhar para adequar-se a essa realidade, brutalmente impactada pela pandemia do novo coronavírus. Por fim, quando a videoconferência foi implementada, os custos operacionais para a validação de identidades caíram, e algumas empresas decidiram ofertar preços menores. Seria muito bom vender certificados por preços maiores, mas a influência do Estado na política de valores não pode ser ignorada.

Crypto ID: Quais são os seus planos? Você vai continuar no setor de certificação digital?

Edmar Araújo: O principal plano é definir o meu futuro, e quero fazer isso logo, de preferência nos próximos dias. Acho que ainda posso colaborar com o setor e ofertar os meus conhecimentos e experiência adquiridos nestes mais de 12 anos a serviço da ICP-Brasil, então eu gostaria de continuar no mercado. Vou analisar calmamente com minha família as propostas que possam chegar para tomar a melhor decisão.

Sobre AARB

Fundada em 2014, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil AARB é fruto dos anseios dos representantes das Autoridades de Registro da ICP-Brasil e tem por objetivo defender os interesses do segmento perante os poderes da república, sociedade civil organizada, bem como a massificação da certificação digital no País.

Entidade de direito privado e sem fins lucrativos, a AARB é mantida exclusivamente por seus associados. Além dos interesses mencionados, compete a AARB disseminar a cultura da tecnologia ICP-Brasil e agregar benefícios e vantagens aos seus associados.

Procure saber sobre o Selo de Ação Ética Na Certificação Digital. Esse Selo identifica as empresas que assumem o compromisso ético na sociedade entre seus pares, clientes e colaboradores.

Leia a coluna da AARB aqui no Crypto ID!

Entrevistamos Paula Renata Nogueira, fundadora da ATIVE

Entrevistamos Felipe Campos Barroso, Chief Revenue Officer (CRO) da Payface

Crypto ID entrevista Solange da Silva, empresária do segmento de identificação digital

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!