Últimas notícias

Fique informado
AARB inicia agenda institucional e realiza visita ao ITI

AARB inicia agenda institucional e realiza visita ao ITI

31 de janeiro de 2024

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Especialistas reiteram segurança das assinaturas digitais qualificadas em evento da AARB

O Encont[AR] contou com a presença do diretor do ITI, Maurício Coelho, Dr. Jean Martina e o advogado Bernardo Campinho.

27 de março de 2023

Portal único do governo traz riscos de segurança ao cidadão, alerta AARB

“A imprensa, com algumas exceções, tem dado pouco destaque à vulnerabilidade dos sistemas do governo, em especial para os serviços disponibilizados pelo Gov.br ”, alerta Bruno Linhares.

26 de janeiro de 2023

Presidente da República nomeia diretores da AARB para o Comitê Gestor da ICP-Brasil

As nomeações reforçam o papel da AARB – Associação das Autoridades de Registro do Brasil, na defesa das Autoridades de Registro do país.

9 de dezembro de 2022

AARB torna-se associada do InterID

AARB e InterID unirão esforços por uma identificação cada vez mais cidadã e que esteja prevista e garantida na lei e pelos poderes constituídos, respectivamente.

10 de outubro de 2022

Executivo da Valid fala sobre futuro do certificado digital em live da AARB

Márcio Nunes, Diretor de Tecnologia da Valid, foi o convidado da AARB para participar da transmissão ao vivo sobre Certificado Digital

3 de junho de 2022

AARB participa de reunião com Ministério da Economia, ITI e Serpro sobre AR Eletrônica

AARB, ao lado de outras associações, esteve presente, representada pelo presidente-executivo e pelo diretor de tecnologia e inovação

3 de março de 2022

Em uma reunião de muita produtividade, a AARB externou sua satisfação com a indicação de uma pessoa de notório saber para a presidência do ITI, como o Enylson Camolesi.

A AARB iniciou sua agenda institucional nesta terça-feira (30/01) com uma visita ao novo diretor presidente Enylson Camolesi, do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Jorge Prates (presidente executivo), Bruno Linhares e Eduardo Assis representaram a AARB, numa reunião que contou ainda com a presença do Diretor de Relações Governamentais da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Marcelo Almeida, e os diretores do ITI Maurício Coelho e Pedro Pinheiro.

Em uma reunião de muita produtividade, a AARB externou sua satisfação com a indicação de uma pessoa de notório saber, para a presidência do ITI, como o Enylson Camolesi.

Após uma breve apresentação institucional da AARB e da ABES, a pauta constou de assuntos como projetos para o fortalecimento e modernização da ICP-Brasil; elucidação das dores e preocupações das ARs atinentes a projetos e mudanças no mercado, especialmente no que tange a questões normativas; recomposição do Comitê Gestor e seu retorno às atividades.

Mas o principal ponto da pauta estava na demonstração da relevância e importância das Autoridades de Registros para a infraestrutura da ICP-Brasil.

Segundo o presidente executivo, Jorge Prates, “A ICP-Brasil acontece nas Autoridades de Registro! As quase 2500 empresas empregam aproximadamente 44 mil agentes de registro! Isso sem contabilizar o considerável número de outros colaboradores ligados a diversos setores internos como tecnologia da informação, programação, recursos humanos, normas e compliance, auditoria, financeiros, comercial dentre outros. Este é um fato que aumenta consideravelmente a relevância das ARs com seu potencial econômico e sobretudo de empregabilidade.”

“Essa estrutura de vanguarda criada desde a constituição da ICP-Brasil, trouxe a capilaridade necessária para que o certificado digital pudesse chegar aos rincões do Brasil, e mais recentemente do mundo, conferindo uma identidade digital segura ao cidadão e empresas” assinalou o diretor Bruno Linhares.

Acresce o diretor Eduardo Assis: “É importante que as decisões sobre a modernização da ICP-Brasil leve em conta os aspectos econômicos e sociais de nosso segmento, sempre levando em conta a grande estrutura econômica-organizacional e os postos de trabalho gerados pelas Autoridades de Registro.”

As autoridades de registro demonstraram seu desejo em participar como protagonistas do cenário de transformação e modernização a ser implementando, contribuindo com ideias e opiniões no desenho das mudanças que irão ocorrer.

Segundo Jorge Prates, “as autoridades de registro detêm a expertise em atender diretamente o cliente final e saber de suas dores e sua experiência com o certificado digital.”

Para tanto, a AARB, juntamente com a ABES demonstraram seu completo interesse na manutenção da abertura dos canais de comunicação, propondo inclusive a recriação do COTEC ou de grupos de trabalho técnicos que auxiliem nesse processo. Por fim, AARB e ABES externaram a relevância da digitalização do Brasil e da necessidade do ITI nos debates no Governo e na Sociedade, sobretudo pelo entendimento técnico do órgão sobre as questões da cibersegurança.

Em suas manifestações, o presidente demonstrou total conhecimento das pautas da ICP-Brasil. Tratou da evolução tecnológica promovida pelo Gov.br, e ouviu atentamente as demandas do segmento com relação a questões de segurança.

Ressaltou a intensificação de agendas ligadas a modernização da ICP-Brasil, reconstituição do Comitê Gestor e diálogo com as demais vozes do mercado e do Estado ligadas à tecnologia. Demonstrou ainda valorização da equipe técnica do ITI e ao trabalho desenvolvido por esta, especialmente com a grata manutenção dos Diretores Pedro Pinheiro e Maurício Coelho em suas funções.

Enylson Camolesi também falou do desafio que é assumir a presidência do ITI, sobretudo nesse momento de capitanear a Carteira Nacional de Identidade (CNI), com objetivo de possibilitar a identificação universal do cidadão brasileiro. Ouviu atentamente o desejo das autoridades de registro de participarem desse projeto, com toda sua estrutura qualificada e preparada.

Disse também que as portas do ITI sempre estarão abertas àqueles que quiserem contribuir para o processo de modernização do país, destacando a importância das entidades da ICP-Brasil, em especial das Autoridades de Registro nesse cenário.

Os avanços tecnológicos urgem com as demandas prementes da sociedade brasileira, e as ações precisam ser rápidas, eficazes e levando em conta a preservação de empregos e de toda estrutura econômica que envolve nosso segmento.

Em destaque, a AARB reitera o apoio a nova gestão de Enylson Camolesi, e saúda da capacidade de diálogo que o ITI tem com o mercado.

O ano de 2024 reserva grandes experiências e avanços para a ICP-Brasil, e a AARB caminhará atenta e ativa na defesa dos interesses das Autoridades de Registro nesse cenário.

Reforma tributária é tema de encontro da AARB e entidades com parlamentares em Brasília

Presidente executivo da AARB realiza visita ao ITI em Brasília

AARB e demais entidades demonstram preocupação com aumento de carga tributária no setor de TI

Entrevista com Enylson Camolesi, Presidente do ITI

Assista a entrevista exclusiva de Enylson Camolesi para o Crypto ID

Sobre o ITI

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz.

Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!

Publicado decreto com novas atribuições para o ITI

Sobre AARB

Fundada em 2014, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil AARB é fruto dos anseios dos representantes das Autoridades de Registro da ICP-Brasil e tem por objetivo defender os interesses do segmento perante os poderes da república, sociedade civil organizada, bem como a massificação da certificação digital no País.

Entidade de direito privado e sem fins lucrativos, a AARB é mantida exclusivamente por seus associados. Além dos interesses mencionados, compete a AARB disseminar a cultura da tecnologia ICP-Brasil e agregar benefícios e vantagens aos seus associados.

Procure saber sobre o Selo de Ação Ética Na Certificação Digital. Esse Selo identifica as empresas que assumem o compromisso ético na sociedade entre seus pares, clientes e colaboradores.

Leia a coluna da AARB aqui no Crypto ID!

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.