Últimas notícias

Fique informado
Porque o Brasil pode tirar nota 10 em Diploma Digital

Porque o Brasil pode tirar nota 10 em Diploma Digital

18 de setembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A B4 é uma das maiores emissoras de Diploma Digital, com mais de 600 mil documentos emitidos

A modernização do setor educacional é uma prioridade global, e no Brasil, a implementação do diploma digital tem sido uma mudança revolucionária. Já foram emitidos mais de 2 milhões de diplomas no país.

Assim como em outros setores, como o Bancário, caminhamos para nos tornarmos uma referência mundial em certificação digital de cursos superiores. O que falta para isso?

O marco inicial foi a Portaria MEC 330, de 5 de abril de 2018, que nos proporcionou uma vantagem significativa: possuímos legislação específica e normas bem definidas que regulamentam a emissão de diplomas digitais. Essa legislação atual cria um ambiente claro e seguro para a implementação, estabelecendo padrões rigorosos de segurança, autenticidade e validade jurídica para os diplomas digitais.

Não há dúvida quanto à facilidade em validar um diploma emitido digitalmente. Atualmente, a validação pode ser realizada diretamente no site do MEC e por meio do código de validação ou QRCode do diploma, é permitido o acesso do diploma em XML e a sua representação visual em PDF.

Esse procedimento rápido e seguro oferece tranquilidade a todo o ecossistema educacional, incluindo alunos, instituições de ensino e validadores. “A utilização da assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil garantem absoluta integridade, autenticidade e validade aos documentos” confirma Professor Jean Martina que participou da regulamentação com o MEC.

No entanto, ainda existem desafios a serem superados. A integração de diplomas digitais com sistemas consolidados de gestão acadêmica e administrativa é um deles. Alguns sistemas estão em processo de implementação e ainda não conseguem oferecer todas as vantagens de uma plataforma de Diploma Digital de excelência.

“Muitas instituições tentam adaptar a emissão de diplomas digitais em seus sistemas existentes. No entanto, grande parte deles não está totalmente preparada para essa transição”, ressalta Rafael Almeida, sócio da B4.

A B4 é uma das maiores emissoras de Diploma Digital, com mais de 600 mil documentos emitidos. Entre seus parceiros, está um dos maiores grupos de educação do Brasil. Além disso, a Unicamp também implementou a solução de Diploma Digital da B4 representando um grande avanço no processo com emissões muito mais rápidas e menor custo envolvido.

O Diploma Digital é muito mais do que uma ferramenta de modernização para o sistema educacional brasileiro; contribui para a eficiência e a segurança das certificações acadêmicas. Isso abre caminho para um futuro mais digital e inovador no setor educacional do país.

“Ainda temos muitas possibilidades com a adoção do Diploma Digital, incluindo a facilitação do processo de registro. Existe a possibilidade de conectar emissores com registradores dentro de nossa plataforma, criando receita para quem registra e reduzindo custos para quem emite. Isso torna o mercado mais competitivo, e o maior beneficiado é o aluno.” explica Sergio Medeiros, um dos fundadores da B4.

Sobre a B4

A B4 é uma empresa de tecnologia especializada em desmaterializar processos com segurança e valor jurídico. Aliando tecnologia e conhecimento, oferecemos um portfólio de soluções como Plataforma de Assinatura, Integrações, Diploma Digital e Certificação Digital. Hoje a B4 é uma das maiores emissoras de diploma digital do país.


Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!

TAGS

educação