Últimas notícias

Fique informado

Governo amplia remição de foro digital para mais quatro estados

1 de abril de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

No SPUApp é realizado todo o processo de remição do foro de forma digital, sem a necessidade de deslocamento às superintendências da SPU

A partir desta quinta-feira (31), os proprietários de 843 imóveis localizados em áreas do patrimônio da União, nos estados de Aracaju (SE), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Teresina (PI), já podem também aderir à remição de foro digital.

Com o aplicativo SPUApp, desenvolvido pelo Serpro em parceria com a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União – SPU, os interessados podem comprar os 17% do imóvel pertencentes à União e adquirir o domínio pleno de seu apartamento, casa ou terreno, utilizando apenas o celular. O SPUApp está disponível gratuitamente na App Store e Google Play.

No SPUApp é realizado todo o processo de remição do foro de forma digital, sem a necessidade de deslocamento às superintendências da SPU para apresentação e assinatura de documentos.

O aplicativo emite alertas sobre vencimentos de prazos em cada etapa, exibe a relação de débitos relacionados ao imóvel e possibilita, ainda, a emissão dos Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARFs) para pagamento.

É possível um desconto de 25% no pagamento à vista, desde que preenchidas as condições previstas na Lei n° 9.636/98, que condiciona para a remição de foro a inexistência de débitos.

Ao todo, são 500 imóveis para remição de foro em Aracaju, nas ruas Engenheiro Miguel Valverde Filho, Lourival Chagas e Moacir Wanderley; 233 em Fortaleza, na Avenida Beira Mar; 82 em Teresina, na rua das Tulipas – Joquey 47; e 28 em Curitiba, na Rua Manoel Eufrásio. Os foreiros serão comunicados previamente, por meio de correspondência postal. O potencial de arrecadação aos cofres públicos é de R$ 12 milhões.

Como aderir à remição de foro?

Para iniciar o processo, o foreiro deverá baixar e instalar o SPUApp e possuir conta ativa na plataforma gov.br. No caso de Pessoas Jurídicas, é necessário vincular o CPF do responsável pela empresa na Receita Federal ao CNPJ da Pessoa Jurídica naquele Órgão. Para tanto, devem ser observados os passos da FAQ “Como Cadastrar CNPJ”.

Após a confirmação dos dados do imóvel no SPUApp, o foreiro deverá dar o aceite na Notificação Eletrônica, que é enviada em até 24 horas após a validação do imóvel no aplicativo. Em seguida, será disponibilizada a Manifestação de Interesse, também no SPUApp, para que o foreiro se manifeste no prazo máximo de 30 dias corridos após a ciência na Notificação.

A partir do registro da Manifestação de Interesse, é disponibilizado o DARF para remição, que deve ser emitido para pagamento pelo interessado no prazo máximo de 60 dias corridos da data do aceite na Manifestação de Interesse.

Quanto maior o prazo para quitação do DARF de remição, maior será o valor do aforamento proporcional, que deverá ser pago no mesmo dia da remição.

O Certificado de Remição de Aforamento ficará disponível para emissão no SPUApp após o processamento da quitação do DARF, que ocorre normalmente em até dois dias úteis, para que o proprietário do imóvel adote as providências necessárias perante o cartório de registro de imóveis.

Milhares de beneficiados

Com o lançamento dessa nova etapa, a remição digital passa a ficar disponível para aproximadamente 13.400 imóveis localizados em nove estados (CE, ES, PE, PI, PR, RJ, SC, SE e SP). Até julho deste ano, a remição será estendida para mais trechos em municípios localizados nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Dados do último dia 30 de março revelam que mais de 510 cidadãos já realizaram a remição de foro pelo aplicativo SPUApp.

Com a remição, os proprietários ficam desobrigados do pagamento do foro anual, no valor de 0,6% do terreno, e do recolhimento do laudêmio, 5% sobre o valor atualizado do terreno, que é exigido para as transações de transferência do imóvel.

A medida também confere segurança jurídica ao proprietário e possibilita que o imóvel possa ser transacionado ou oferecido em garantia em operações de financiamentos bancários, por exemplo, sem a necessidade de anuência da SPU.

Fonte: Serpro

Tecnologia desenvolvida pelo Serpro traz mais eficiência para a autorização do uso de agrotóxicos no país

Serpro apresenta case de validação de dados para a melhoria do ambiente de negócio

Serpro lança nova plataforma de segurança em nuvem

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!