Com assinaturas por meios digitais chegando a 2 milhões/mês, confira 5 principais dicas para evitar fraudes
14 de março de 2024Para auxiliar pessoas e empresas a se protegerem contra fraudes nas assinaturas, Santos elencou uma série com 5 dicas essenciais para evitar golpe
Enquanto as assinaturas de documentos por meios digitais fazem cada vez mais parte do dia a dia do brasileiro, em contrapartida a população precisa redobrar a atenção, especialmente para evitar golpes. Isso porque os dados assustam.
Getúlio Santos, fundador e CEO ZapSign – startup de assinatura de documentos por meios digitais que registrou 2 milhões de autenticações apenas em janeiro -, reforça que é importante que cidadãos comuns e empresas tomem medidas efetivas contra golpes, pois apesar de prática, a assinatura digital exige atenção.
“A falsificação de assinaturas e a manipulação de documentos são reais e podem ter consequências graves, podendo levar a perdas financeiras significativas e gerar dano à reputação de uma empresa. Por isso, é importante se atentar às certificações de segurança das plataformas e se elas oferecem medidas de proteção, como autenticação multifator e criptografia de dados, por exemplo”.
E para auxiliar pessoas e empresas a se protegerem contra fraudes, Santos elencou uma série com 5 dicas essenciais para evitar golpes. Confira:
1) Validação do signatário
Utilize plataformas que verificam a identidade do signatário por meio de autenticação multifator, como bancos ou empresas com certificações ICP-Brasil. Essas formas de validação variam, podendo ser por meio de SMS, biometria, tokens e até mesmo senhas e PINs pré-definidos. Confirme ainda se os dados dele coincidem com documentos oficiais.
2) Fique de olho na segurança do documento
Confira se a plataforma utiliza criptografia para proteger a assinatura e o conteúdo do documento contra adulterações. Utilize soluções que registram todas as modificações feitas no arquivo, garantindo a sua rastreabilidade e a integridade. Além disso, armazene os papeis assinados em plataformas seguras, que realizam backups regularmente.
3) Atente-se aos detalhes
Não clique em links ou abra anexos de remetentes desconhecidos. Verifique também se a URL da plataforma de assinatura é legítima antes de inserir seus dados. Para saber isso, é muito simples. Geralmente, sites seguros levam o protocolo HTTPS antes do link, o que assegura que esse servidor protege os dados por meio de criptografia. É importante sempre ver se o destinatário do documento é realmente quem você espera.
4) Mantenha seu dispositivo atualizado
Mantenha seu computador protegido com softwares atualizados (antivírus e antispyware). Além disso, crie senhas fortes e exclusivas, preferencialmente diferentes para cada conta e altere-as periodicamente.
5) Utilize ferramentas de segurança
Utilize tokens virtuais para gerar senhas únicas e temporárias para assinatura de documentos. Use também plataformas que oferecem autenticação biométrica, como reconhecimento facial ou digital, para aumentar a segurança da assinatura. E busque utilizar serviços de nuvem confiáveis para armazenar seus documentos assinados. Além disso, escolha plataformas que possuem certificados de segurança como ISO270001 e outras certificações de proteção aos dados.
Sobre a ZapSign
Criada em 2020, a startup brasileira ZapSign permite às empresas enviar documentos para serem assinados por meio de aplicativos de mensagens, como WhatsApp, e-mail ou qualquer outro canal de comunicação.
Com mais de 1 milhão de usuários ativos cadastrados (entre assinaturas gratuitas e premium) e mais de 30 milhões de documentos já assinados, a plataforma apresenta interface simples e intuitiva, além de excelente custo-benefício.
Dentre os clientes, estão algumas das maiores empresas do país, como Itaú, Grupo GPA, Greenpeace, L’Oréal Brasil, Unimed e Rappi. Iniciou seu processo de internacionalização em 2021 e, atualmente, conta com clientes em 21 países. Faz parte da Truora, eleita a quarta melhor startup para jovens trabalharem no Brasil, segundo o ranking Employer for Youth (EFY).
ZapSign faz parte do Grupo Truora, uma empresa com mais de 6 anos de experiência na geração de soluções tecnológicas que simplificam a comunicação entre clientes, usuários, fornecedores ou colaboradores.
Acompanhe outros artigos da ZapSign aqui!
ZapSign for Startups, programa para auxiliar startups em estágio inicial é lançado
ZapSign: Compromisso com a Segurança e Proteção de Dados Reforçado pela Certificação ISO 27001
ASSINATURA ELETRÔNICA E DIGITAL
O Crypto ID artigos e notícias sobre aspectos técnicos e regulatórios sobre Assinatura Eletrônica e Digital. Acesse a nossas colunas especiais sobre Assinatura Digital e Eletrônica e Documentos Eletrônicos.