O Certificado Digital torna seu e-mail mais seguro
24 de agosto de 2018Você sabia que pode usar o seu certificado digital também para o envio de e-mails?
Sim, muita gente possui a infraestrutura da certificação digital e acaba não dando o pleno uso que ela permite. Desta forma, acaba perdendo muitos benefícios.
Por Julio Cosentino
Uma das missões da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), que foi criada em 2014 para representar o segmento da Certificação Digital, é justamente disseminar as muitas utilizações de modo claro e didático.
Pois bem, o e-mail, que você usa o tempo todo e para todos os fins, é uma das melhores ferramentas de comunicação para mandar mensagens pessoais e profissionais, documentos, formulações de contratos e, claro, uma forma de conversar com amigos.
Por e-mail se negociam contratos e se realizam diálogos que podem mudar a vida das pessoas. Por isso mesmo entendemos que ele deva ser tratado com a máxima segurança. Até porque, é preciso que se alerte, é também o e-mail uma das principais portas de entrada de mensagens falsas, ações de phishing, implantação de vírus, para fraudes digitais, captação de dados os usuários etc.. Por tudo isso, tornar seu e-mail seguro por meio de um certificado digital é fundamental.
A confiabilidade na sua comunicação é sem dúvida essencial para que todos os seus relacionamentos, pessoais e profissionais, estejam seguros. É bom para você e para as pessoas e empresas com as quais você se comunica.
Com um Certificado Digital padrão ICP-Brasil válido se assegura a veracidade da origem, a pessoa que recebe pode aferir se o certificado está válido e se ele é autêntico. Assim, se preserva a autoria e a origem das mensagens.
Desta forma, é muito importante você adicionar o certificado digital a todas as mensagens que envia por e-mail. Agindo assim, você estará reduzindo ainda mais os riscos de recebimento de falsas mensagens e tornando seu relacionamento por esse meio mais confiável.
Uma assinatura digital, quando é anexada a uma mensagem de e-mail, oferece maior segurança ao destinatário. Mostra que você, que a está emitindo, não é um impostor. Sua assinatura digital inclui o seu certificado digital, que é pessoal e intransferível. É preciso que não se confunda assinatura digital com assinatura padrão. A assinatura padrão é aquela que você cria como uma saudação de fechamento da mensagem, coloca seu nome, cargo, telefone etc.. A digital requer que o Certificado Digital esteja plugado em seu computador e permite garantir a autenticidade do remetente. A instalação é simples e fácil e há na internet o passa a passo que você precisa para a instalação.
Julio Cosentino, presidente da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD
Conheça nossas colunas sobre Certificado Digital