Últimas notícias

Fique informado

Cinco profissionais de outras áreas que podem facilmente transitar para a cibersegurança

27 de março de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Recursos de vigilância de dados para o mercado imobiliário

Investidores e prestadores de serviços têm acesso ao uso de ferramentas eficazes, em uma quantidade ainda maior de dados

13 de fevereiro de 2023

Veja sete dicas para proteger seu iPhone de um ciberataque 

As atualizações regulares de sistema e segurança enviadas pela Apple garante que o iPhone permaneça protegido contra tentativas de hackers

6 de fevereiro de 2023

ChatGPT: Um futuro promissor ou caótico para estratégias de defesa?

O ano da tecnologia começou com o ChatGPT sendo o aplicativo de inteligência artificial (AI) mais falado ao redor do mundo

30 de janeiro de 2023

Muitos profissionais de outros setores também podem ser uma boa opção para ingressar em uma equipe de segurança cibernética

dados
Adriano da Silva Santos – jornalista e escritor

Com a escassez de profissionais de tecnologia qualificados em setores como segurança cibernética, há uma demanda crescente por especialistas treinados.

Encontrar o candidato certo com o conjunto de habilidades necessário pode levar tempo.

Ao procurar conjuntos de habilidades técnicas específicas, muitos profissionais de outros setores também podem ser uma boa opção para ingressar em uma equipe de segurança cibernética.

Neste artigo, exploraremos cinco dessas funções que podem ser perfeitas para transitar na carreira para  compor um time de cibersegurança.

1. Profissionais em Engenharia de software

Os engenheiros de software têm uma ampla gama de habilidades técnicas, incluindo codificação e desenvolvimento de software.

Eles também compreendem as complexidades do desenvolvimento de um aplicativo seguro. Como resultado, eles são adequados para uma variedade de tarefas de segurança cibernética.

Por exemplo, ao introduzir recursos de segurança no nível do código, eles podem ser usados para criar aplicativos mais resistentes a ataques cibernéticos.

2. Profissioanis em suporte de TI

Os especialistas em suporte de TI têm fortes habilidades analíticas, o que lhes permite identificar problemas e criar soluções rapidamente.

Sua capacidade de pensar criticamente os qualifica para investigar incidentes de segurança e rastrear agentes mal-intencionados.

Além disso, eles têm conhecimento em vários sistemas de hardware e software, o que é fundamental para compreender as implicações das ameaças cibernéticas.

3. Profissionais em arquitetos de rede

Os arquitetos de rede entendem as tecnologias de rede e são hábeis na configuração de redes seguras. Embora nem todas as funções de segurança exijam conhecimento técnico aprofundado, os arquitetos de rede são adequados para projetar redes seguras e implementar medidas de segurança.

Eles também podem avaliar os sistemas existentes em busca de vulnerabilidades e recomendar soluções de mitigação de riscos.

4. Profissionais em Nuvem

Os especialistas em nuvem estão familiarizados com os poderosos serviços de segurança dos provedores de nuvem, como gerenciamento de identidade e acesso.

Eles podem usar esses serviços para garantir que apenas indivíduos autorizados tenham acesso a dados confidenciais armazenados na nuvem.

Além disso, os especialistas em nuvem possuem conhecimento dos vários riscos de segurança associados às tecnologias de nuvem e podem oferecer conselhos valiosos sobre como mitigá-los.

5. Desenvolvedores de IA

A capacidade dos algoritmos de aprendizado de máquina de detectar padrões em grandes conjuntos de dados é bem compreendida pelos desenvolvedores de IA.

Como resultado, eles podem ser usados em tempo real para detectar e responder a ameaças de segurança.

Os desenvolvedores de IA podem usar habilidades especializadas para criar soluções de segurança assistidas por IA e poderosas ferramentas de teste de penetração.

As 10 empresas de cibersegurança mais disruptivas de 2023

Influência do Marketing e RP na resposta a incidentes virtuais

Como o ChatGPT pode afetar a cibersegurança das empresas?

Sobre Adriano da Silva Santos

O jornalista e escritor, Adriano da Silva Santos é colunista colaborativo do Crypto ID. Formado na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Reconhecido pelos prêmios de Excelência em webjornalismo e jornalismo impresso, é comentarista do podcast “Abaixa a Bola” e colunista de editorias de criptomoedas, economia, investimentos, sustentabilidade e tecnologia voltada à medicina. 

Adriano Silva (@_adrianossantos) / Twitter 

Adriano Silva | LinkedIn

Leia outros artigos escritos por Adriano da Silva Santos aqui!

27ago(ago 27)09:0028(ago 28)18:00CISO Forum 2024O encontro Premier para líderes visionários em Segurança da Informação e Cibersegurança09:00 - 18:00 (28)

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.