85% das pessoas estão preocupadas com a falta de sigilo nos aparelhos Androids
25 de agosto de 2022Análise da Kaspersky mostra que, dentre os sistemas operacionais, os usuários de Android são os mais apreensivos com permissões de apps e serviços.
De acordo com dados anônimos verificados pela Kaspersky, 85% dos usuários de smartphones estão interessados em descobrir como melhorar as configurações de privacidade no sistema operacional Android.
Os dados foram fornecidos voluntariamente, no período de janeiro a julho de 2022, pelos internautas que acessaram o Privacy Checker.
Essa é uma ferramenta gratuita que instrui como melhorar a privacidade e a segurança de dados em diversas plataformas e aplicativos digitais. Para criar o relatório, os especialistas da empresa analisaram as buscas mais frequentes feitas no sistema e verificaram que uma grande diferença entre os pedidos de diretrizes no Android( 85%) em comparação com os demais sistemas operacionais: Windows 6%, iOS (6%) e Mac (3%).
“Muitas das buscas estão relacionadas com os ‘termos de uso’ de cada serviço e suas atualizações, que são revisadas periodicamente”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.
Esses termos tem a função de explicar para o cliente com o programafunciona e eles são revisados conforme novas normas e utilizações.
Entre as principais informações que pode ser vista nesses descritivos estão se há coleta de dados das pessoase como ela é feita e o que o programa acessa no celular. “Como temos que concordar com esses termos, é importante avaliar essas informações para entender se há algum risco à nossa privacidade ou segurança”, explica Assolini.
O risco nessa situação é que nem todas as permissões que os programas solicitam são necessárias para o pleno funcionamento da aplicação. Aqui vale o bom senso. Se há uma opção de busca de lojas no app, ageolocalização é necessária — mas ela pode ser ativada quando for usada. Já um software que funciona offline não precisa de conexão com a internet. E vale sempre o questionamento: eu preciso autorização o acesso a pastas e lista de contatos? Porque isso é necessário?
Para revisar as permissões de recursos do próprio Android, basta acessar a opção “gerenciar permissões”. Já para os programas de terceiros, é necessário ir nas configurações e acessar a opção “Aplicativos”, dessa forma é possível revisar todas as configurações de segurança e privacidade.
Para proteger a privacidade online, a Kaspersky ainda preparou uma pequena lista de verificação: Veja se a soluções de segurança no seu celular oferece um recurso de navegação privada na internet, ele ajuda a evitar o rastreamento digital.Siga os passos acima para revisar as permissões dos aplicativos móveis e veja também as permissões nas extensões dos navegador.
Isso dará à pessoa maior controla as suas informações. Dados pessoas devem ser salvas apenas em serviços de armazenamentos privados (que exijam acesso via login e senha) e, de preferência, use criptografia para proteger essas informações na nuvem. Sempre atualize o sistema operacional do equipamento e os programas instalados nele para corrigir possíveis falhas e vulnerabilidades. Jamais poste online informações sensíveis, como seu endereço, número de telefone pessoal, endereço de e-mail e outros dados privados. Antes de compartilhar um conteúdo, considere se pode haver alguma consequência não intencional e não compartilhe nada que possa comprometer sua privacidade ou de outra pessoa.
Sobre a Kaspersky
A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro.
O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles.
Crypto ID é o maior canal sobre criptografia no Brasil!
O QUE É CRIPTOGRAFIA?
A criptografia protege a segurança pessoal de bilhões de pessoas e a segurança nacional de países ao redor do mundo.
A criptografia de ponta-a-ponta (end-to-end encryption ou E2EE) é um recurso de segurança que protege os dados durante a troca de mensagens, de forma que o conteúdo só possa ser acessado pelos dois extremos da comunicação: o remetente e o destinatário.
Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem. Nesse caso o segredo é compartilhado.
Criptografia Assimétrica utiliza um par de chaves: uma chave pública e outra privada que se relacionam por meio de um algoritmo. O que for criptografado pelo conjunto dessas duas chaves só é decriptografado quando ocorre novamente o match.
Criptografia Quântica utiliza algumas características fundamentais da física quântica as quais asseguram o sigilo das informações e soluciona a questão da Distribuição de Chaves Quânticas – Quantum Key Distribution.
Criptografia Homomórfica refere-se a uma classe de métodos de criptografia imaginados por Rivest, Adleman e Dertouzos já em 1978 e construída pela primeira vez por Craig Gentry em 2009. A criptografia homomórfica difere dos métodos de criptografia típicos porque permite a computação para ser executado diretamente em dados criptografados sem exigir acesso a uma chave secreta. O resultado de tal cálculo permanece na forma criptografada e pode, posteriormente, ser revelado pelo proprietário da chave secreta.