Negativas em compras online sem justificativa, os falsos positivos de fraudes, incomodam consumidores
27 de julho de 2022Os falsos positivos acontecem quando a análise de uma transação feita pelo e-commerce aponta fraude em um pedido feito por um bom consumidor
– 52% dos compradores brasileiros vivenciaram a experiência da negativa de uma compra online embora informem dados corretos e válidos;
– 33% dos brasileiros se incomodam com compras recusadas sem justificativas;
– 43% desejam validação rápida das compras online.
A Signifyd alerta para o perigo dos falsos positivos no e-commerce.
Com uso intenso de tecnologia, a empresa global de soluções antifraude para o e-commerce é capaz de antecipar tendências globais de fraudes online, proteger o comércio eletrônico e evitar um tópico importante na criação de uma experiência de compra satisfatória aos consumidores: os falsos positivos.
Os falsos positivos acontecem quando a análise de uma transação feita pelo e-commerce aponta como fraude um pedido feito por um bom consumidor.
O e-commerce recusa a compra, muitas vezes sem justificativa, mesmo que as informações pessoais do cliente sejam corretas, haja saldo ou crédito suficientes.
“Os falsos positivos surgem pelo uso de soluções inadequadas de combate à fraude. Isso pode acontecer pela implementação de regras que perdem a validade com o tempo e demandam ajuste constante, pelo uso de modelos de análise não otimizados ou a revisão manual. Essa última prática, além de apresentar risco de falha na identificação da fraude, pode demorar para apresentar o resultado. Essa demora impacta não só a boa experiência do consumidor, como também pode chegar a afetar a entrega dos produtos com atrasos”, explica Gabriel Vecchia, Diretor de Vendas da Signifyd do Brasil.
Em pesquisa recente, a Signifyd identificou que os falsos positivos já foram vivenciados por 52% dos compradores brasileiros.
Eles passaram pela situação de ter suas compras online negadas mesmo inserindo informações corretas e válidas ao finalizar a compra.
Os dados ainda revelam que 14% nunca souberam o motivo do status negativo de sua compra; 12% afirmam que a transação foi identificada como suspeita de fraude, e 4% usaram o cartão virtual e tiveram o pedido negado.
Sem conhecer e entender o motivo das negativas, o resultado é certeiro: consumidor frustrado e insatisfeito com o atendimento. Isso pode representar um impacto significativo nas finanças dos marketplaces.
“Na prática, o que acontece é que um sistema antifraude legado pode recusar uma compra caso identifique algo fora do habitual, como por exemplo que você está fazendo a compra de uma outra cidade, ou para um outro endereço ou usando um dispositivo diferente. A Signifyd criou modelos de triagem antifraude usando tecnologias avançadas, capazes de entender os comportamentos de compra legítimos com maior precisão, mesmo quando há mudanças de padrão, reduzindo assim a incidência de falsos positivos, ao mesmo tempo que garantimos o valor integral das transações no caso de se tornarem um chargeback de fraude“, explica Vecchia.
Análises em menos de um segundo
Em 2021 mais de 99% dos pedidos analisados pela Signifyd no mundo foram decididos um segundo e meio, no máximo.
A empresa faz uso de tecnologias que promovem o cruzamento de milhares de variáveis para que a revisão seja automática e em tempo real, agilizando as análises de risco no e-commerce.
Os modelos são baseados no conceito de feature engineering, apoiado no uso da inteligência artificial e Machine Learning.
Cada modelo é alimentado por dados recebidos a partir do check-out do e-commerce e amplificados por meio dos dados de sua rede de e-commerces e de parceiros locais e globais de dados.
A agilidade e precisão nas análises impactam diretamente no aumento das taxas de aprovação das transações, melhora a experiência de consumo digital e tende a aumentar as conversões.
Todas as análises são feitas em tempo real por meio de uma plataforma que se adequa a diferentes arranjos de pagamento, pré ou pós autorização bancária, e que é compatível com as maiores plataformas de e-commerce globais.
A Signifyd se preocupa em entender as particularidades de cada mercado. “Uma equipe brasileira composta por profissionais das áreas de Ciência de Dados, Inteligência de Risco e Gestão de Chargebacks são responsáveis por projetar e otimizar os modelos de triagem antifraude específicos para o Brasil. Deste modo, conseguimos incluir na ferramenta características nacionais como o entendimento do CPF e as informações relacionadas a ele, bem como outros dados que refletem o comportamento de compras dos brasileiros”, explica Gabriel Vecchia.
Sobre a Signifyd
A Signifyd oferece uma plataforma completa de proteção anti-fraudes para o e-commerce. Com o uso de machine learning e inteligência artificial, analisa dados, rastreia transações fraudulentas e falsos positivos em tempo real e maximia as taxas de conversão de transações, gerando ganho de receitas. Com a tecnologia da empresa, o comércio eletrônico pode evitar possíveis abusos por parte dos consumidores, como as fraudes contrárias às políticas pós-vendas. A empresa foi fundada por Michael Liberty – Co-Founder e Chief Product Officer (CPO); e Rajesh Ramanand – Co-Founder e CEO, ambos ex-executivos da Paypal, e está expandindo as suas operações no Brasil, considerado um dos maiores mercados de e-commerce da América Latina e um dos líderes de fraudes em transações online. Entre seus clientes estão empresas listadas na Fortune 1000 e na Internet Top 500.
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