Últimas notícias

Fique informado

Como reduzir os custos e aumentar a proteção na sua empresa?

9 de junho de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Pensar na segurança como serviço parte da ideia de inserir um modelo de proteção sempre atualizado e que atende às necessidades do negócio

Por Mario Lopes, diretor comercial e de alianças da SECUREWAY 

Mario Lopes, diretor comercial e de alianças da SECUREWAY 

Implantar a segurança digital como um serviço, com suporte e monitoramento especialista agregados, reduz os investimentos e as ameaças por meio de soluções modernas e constantemente atualizadas.  

Com novas técnicas desenvolvidas pelos ciberatacantes, cada vez mais avançadas para burlar as barreiras defensivas e causar danos aos sistemas das organizações de todos os segmentos e tamanhos, fica a pergunta: o que pode ser feito para conter as ameaças? A principal resposta é: Security as a Service (SECaaS). 

O SECSaaS é um método baseado em nuvem que busca terceirizar a segurança cibernética. Ao adotar a metodologia, as empresas ficam mais protegidas com menor custo. 

Pensar na segurança como serviço (ou negócio) parte da ideia de inserir um modelo de proteção sempre atualizado e que atende às necessidades específicas de cada negócio.  

Ou seja, é implementar soluções que identificam, bloqueiam e respondem às ameaças ao mesmo tempo em que profissionais especialistas estabelecem as estratégias, monitoram e mantêm os aplicativos/dispositivos atualizados. 

Um relatório da Fortinet revelou que nove em cada dez empresas sofreram ao menos uma tentativa de invasão em 2021 — 63% chegaram a registrar até três invasões. 

Desta forma, planejar e implementar a segurança não devia ser uma tarefa tão distante, já que 90% dos colaboradores sabem que seus dados são salvos nos sistemas corporativos, segundo informações do Instituto Datafolha. Por outro lado, apenas 13% acreditam que estão realmente seguros às diversas ameaças. 

No Brasil, excepcionalmente, a iniciativa para novas questões cibernéticas deve estar em alta, já que somos o quinto pior país no quesito “segurança digital”. Apenas no 1º semestre de 2021 foram mais de 9,1 milhões de registros de casos de ransomware — apenas esse resultado foi maior do que todo o registrado no ano anterior. 

Por isso, é importante contar com soluções adequadas de cibersegurança que consigam identificar todos os tipos de ameaças, inclusive as desconhecidas, zero-day. 

Para atender às exigências e todos os perfis de empresas com proteção dos dados, seguindo finalidades específicas, planos As a Service sob medida são a nova modalidade e tendência do mercado.  

A proteção de perímetro, por exemplo, contempla firewall e VPN, controle de aplicativos, filtro de web e de e-mails, entre outras. Neste caso, o foco é disponibilizar acompanhamento e técnicas necessárias para que o negócio digital seja mais competitivo. 

Pensando na continuidade dos negócios, o início é na construção de uma infraestrutura digital sólida (IaaS ou Infrastructure as a Service), as operações de Gestão IaaS incluem recursos de hardware, soluções próprias para a rede corporativa e virtualização segura — serviços que podem ser contratados com uma consultoria especializada.  

Sabemos que a evolução diária da tecnologia exige uma continuidade operacional mais eficaz para acompanhar o trabalho. Contar com um parceiro com expertise no assunto é fundamental

No metaverso, os certificados digitais continuarão a desempenhar um papel crítico na criação e proteção

Como tornar o celular mais seguro? ISH Tecnologia lista 6 dicas proteção de seu aparelho

Quais são os riscos para a privacidade e proteção de dados no Metaverso?