Últimas notícias

Fique informado

Check Point Research revela vulnerabilidade crítica no chip que processa 11% dos smartphones do mundo

2 de junho de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Techfin Moeda Semente anuncia presença no metaverso

Moeda Semente, primeira techfin a usar blockchain para o mundo alcancem o desenvolvimento sustentável, está investindo no metaverso

7 de março de 2022

Por que investir em segurança da informação e qual o seu retorno financeiro?

O principal ponto para decidir investir na segurança da informação nas empresas é para fortalecer a segurança dos dados

7 de março de 2022

Cidadão passa a ter acesso no GOV.BR a consulta e transferência dos valores ‘esquecidos’ em bancos

Nesta segunda-feira (7), serviço do Banco Central está disponível para usuários com contas nos níveis Prata e Ouro no GOV.BR

7 de março de 2022

LGPD: não basta ter, é preciso executar

Estar em conformidade com a LGPD é relevante para o contexto geral de mercado, como o ambiente de negócios ao qual a empresa está inserida

7 de março de 2022

Como a Inteligência Artificial e os Data Centers neutros apoiam a evolução dos negócios

O avanço da tecnologia vem estimulando cada vez mais o investimento em métodos inovadores e disruptivos para os negócios

7 de março de 2022

A vulnerabilidade crítica está no firmware do modem e pode neutralizar a comunicação de smartphones Android

A vulnerabilidade está no firmware do modem e pode neutralizar a comunicação de smartphones Android; a UNISOC reconhece a vulnerabilidade e a classifica com 9,4/10 de criticidade.

A Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, identificou uma vulnerabilidade crítica de segurança no modem UNISOC.

Se não for corrigida, a vulnerabilidade pode ser usada para neutralizar serviços de modem e bloquear comunicações; ela foi encontrada no firmware do modem e não no sistema operacional Android. A CPR também revelou várias vulnerabilidades que podem comprometer o modem e outras fraquezas relacionadas ao chip, as quais podem colocar em risco os usuários de dispositivos móveis Android.

A UNISOC produz chipsets econômicos que alimentam dispositivos 2/3/4/5G que variam de smartphones a smart TVs. A UNISOC é extremamente popular na África e na Ásia devido aos seus preços baixos. Até o final de 2021, a UNISOC foi considerada a quarta maior fabricante de chips para smartphones do mundo (depois de MediaTek, Qualcomm e Apple), com 11% de participação no mercado global.

Primeira Investigação

A pesquisa da CPR registra a primeira vez em que o modem UNISOC foi submetido a engenharia reversa e investigado por vulnerabilidades. Os pesquisadores da CPR escanearam os manipuladores de mensagens do NAS (Non-Access Stratum, um conjunto de protocolos), em um curto período de tempo e encontrou uma vulnerabilidade que pode ser usada para interromper a comunicação de rádio do dispositivo por meio de um pacote malformado. Um atacante ou uma unidade militar pode aproveitar essa vulnerabilidade para neutralizar as comunicações em um local específico.

Divulgação Responsável

A CPR divulgou com responsabilidade essas descobertas à UNISOC, em maio de 2022, que reconheceu a vulnerabilidade dando-lhe uma pontuação de 9,4 (crítica). Desde então, a UNISOC emitiu um patch denominado CVE-2022-20210. O Google informou que publicará o patch no próximo boletim de segurança do Android. A Check Point Software recomenda que os usuários de smartphone sempre atualizem o sistema operacional de seu dispositivo para a versão do software mais recente disponível.

“Somos os primeiros a fazer engenharia reversa e investigar vulnerabilidades no modem UNISOC. Analisamos que um atacante pode ter usado uma estação de rádio para enviar um pacote malformado que redefiniria o modem , privando o usuário da possibilidade de comunicação. Deixada sem correção, a comunicação celular pode ser bloqueada por um atacante. A vulnerabilidade está no firmware do modem, não no próprio Android. Não há nada que os usuários do Android possam fazer agora, além, é claro, da nossa recomendação para aplicar o patch que será lançado pelo Google em seu próximo Boletim de Segurança do Android”, alerta Slava Makkaveev, pesquisador de engenharia reversa e de segurança Check Point Software Technologies.

Sobre a Check Point Research 

A Check Point Research fornece inteligência líder em ciberameaças para os clientes da Check Point Software e para a maior comunidade de inteligência em ameaças. A equipe de pesquisas coleta e analisa dados globais de ciberataques armazenados no ThreatCloud para manter os hackers afastados, garantindo que todos os produtos da Check Point sejam atualizados com as mais recentes proteções. A equipe de pesquisas consiste em mais de 100 analistas e pesquisadores que colaboram com outros fornecedores de segurança, policiais e vários CERTs.

Acompanhe as redes sociais da Check Point Research

Sobre a Check Point Software Technologies Ltd.

A Check Point Software Technologies Ltd. é um fornecedor líder em soluções de cibersegurança para empresas privadas e governos em todo o mundo. O portfólio de soluções do Check Point Infinity protege organizações privadas e públicas contra os ataques cibernéticos de 5ª geração com uma taxa de detecção de malware, ransomware e outras ameaças que é líder de mercado. O Infinity compreende três pilares principais, oferecendo segurança total e prevenção contra ameaças de 5ª geração em ambientes corporativos: Check Point Harmony, para usuários remotos; Check Point CloudGuard, para proteger nuvens automaticamente; e Check Point Quantum, para proteger perímetros de rede e data centers, todos controlados pelo gerenciamento de segurança unificado mais abrangente e intuitivo do setor. A Check Point protege mais de 100.000 organizações de todos os portes.

©2022 Check Point Software Technologies Ltd. Todos os direitos reservados.

Corrigir vulnerabilidades não é suficiente. Precisamos não criá-las

Vulnerabilidade na autenticação do Microsoft Azure expõe bancos de dados PostgreSQL a outros clientes

Vulnerabilidade descoberta pela Salt Security em FinTech nos EUA sublinha a importância da segurança de APIs

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!