Social commerce vs e-commerce, qual é mais seguro?
26 de maio de 2022Com o intuito de unir a utilidade das compras online e a facilidade das redes sociais surgiu o chamado Social Commerce
Por Giovanna Garcia – Equipe de Redação
As compras não presenciais se tornaram algo muito comum mesmo antes da pandemia do COVID-19, mas foram ganhando novos formatos durante esse período.
Outro uso que cresceu muito ao longo dos anos foram as redes sociais, e com o intuito de unir a utilidade das compras online e a facilidade das redes sociais surgiu o conceito de compras chamado Social Commerce. Mas o que realmente é o Social Commerce?
O Social Commerce ou Comércio de Redes Sociais não passa da prática de comprar um produto, seja ele roupa, cosmético, eletrônico ou até um serviço diretamente nas plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest ou WhatsApp. Já a parte Social desse comercio se encontra na interação nativa nas redes sociais como as rápidas trocas de informações, algo que muitas vezes não acontece no e-Commerce.
A segurança de dados no e-Commerce
A segurança dos nosso dados no e-Commerce garante, em tese, o não vazamento de nossos dados pessoas, que são os dados que utilizamos ao fazer um simples cadastro, ou seja, o RG, CPF, telefone, endereço residencial, gênero e data e local de nascimento. Mas podemos destacar que o seu endereço de IP e prontuário de saúde podem ser qualificados como dados pessoais.
Atualmente o e-Commerce se baseia em três pilares: confidencialidade, integridade e disponibilidade.
A confidencialidade é o conceito que se relaciona com o ideal de privacidade das informações, isto é, da restrição do acesso.
Já a Integridade, por outro lado, está associada à confiabilidade dos dados. Ou seja, por esse viés, o foco maior está em garantir que as informações se mantenham exatas, livre de alterações e possam ser empregadas de maneira eficiente pela empresa.
Na disponibilidade o foco está em manter os dados e as informações sempre ativos, acessíveis e disponíveis para serem utilizados, mas também identificar para quem ele deve estar acessível.
Já no Social Commerce não existe, ainda, um modelo de como serão utilizados os dados, seja no cadastro ou na compra, pois o ponto principal é a interação com os possíveis consumidores, e que eles possam classificar e questionar a qualidade dos produtos.
Então podemos analisar, de certa forma, que ainda não existe um panorama de segurança no conceito do Social Commerce, porém, como todos os comércios digitais ou não, é necessário se comprometer com o viés da segurança de dados.
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