Últimas notícias

Fique informado

Regulação bancária e ESG: entenda as resoluções do BC sobre o tema

9 de maio de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

As novas políticas de regulação bancária e ESG propostas pelo BC tem como base normativas que entraram em vigor em 2022

No dia 15 de setembro de 2021, após um período de tramitação de consultas públicas, o Banco Central do Brasil (BC) divulgou novas normas de regulação bancária e ESG. 

De modo geral, as novas normas tratam da regulamentação da Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC), da análise e gerenciamento de riscos das instituições financeiras, dos impedimentos sustentáveis a contratação de crédito rural e à obrigatoriedade de divulgação do Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas (GRSAC). 

Para saber mais sobre o assunto, prossiga com a leitura! 

Saiba o que é ESG 

O ESG pode ser definido como um conjunto de boas práticas que orienta as empresas nas questões social, ambiental e de governança nas suas gestões. 

A sigla ESG vem da expressão de língua inglesa “environmental, social and governance”, que pode ser traduzida como “ambiental, social e governança”. 

De tal forma, cada uma das letras que compõem a sigla tem um significado a ser implementado na cultura organizacional. Observe: 

Environmental (ambiental) 

A letra E está relacionada às práticas que as empresas devem cumprir em relação à preservação do meio ambiente. Ela está ligada a temas como aquecimento global, emissão de carbono, poluição da água e do ar etc. 

Social 

O S, por sua vez, representa a maneira como a empresa lida com as pessoas, de modo geral, como seus colaboradores e os moradores da comunidade em que ela está inserida. 

Nas questões sociais, estão inclusas situações como o respeito à diversidade, o cumprimento da legislação trabalhista, a proteção dos dados dos clientes, entre outras. 

Governance (governança) 

Finalmente, temos a letra G, que está relacionada à administração da organização e sua conduta corporativa.  Essas políticas envolvem a relação com os governos e acionistas, criação de comitês anticorrupção e a existência de um canal de denúncias. 

Com base nesses três pilares, é possível definir práticas sustentáveis e gerar impactos positivos no quesito financeiro e também em relação à imagem da organização. 

Conheça as novas políticas de regulação bancária e ESG propostas pelo BC 

As novas políticas de regulação bancária e ESG propostas pelo BC tem como base normativas que entram em vigor em 2022. Veja, a seguir, quais são os principais pontos destacados nessa nova política.

Preocupação com o clima 

As políticas de preocupação com o clima podem ser vistas, principalmente, na Resolução CMN nº 4.945/2021

Segundo essa normativa, a partir de 1º de julho de 2022, as instituições financeiras e demais organizações autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem estabelecer uma Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC). 

A PRSAC contempla um conjunto de princípios e diretrizes de natureza ambiental, social e climática, que deve ser conduzida pela instituição em suas rotinas. 

Entre outras coisas, as instituições financeiras deverão definir um responsável pelo cumprimento da Resolução e formar um comitê que ajude a planejar e praticar as atividades. 

Dimensão de riscos 

Resolução BCB nº 139 dispõe sobre a divulgação do Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais e Climáticas (Relatório GRSAC). 

De acordo com a norma, as instituições enquadradas deverão produzir um relatório, que deverá conter os tópicos associados ao risco social, ambiental e climático, que trata a Resolução nº 4.557/2017, que contemplam:  

 – a governança do gerenciamento dos riscos;  

 – os relevantes impactos reais e potenciais; e  

 – os processos de gerenciamento dos riscos.  

A divulgação do relatório GRSAC deverá ser feita no formato de dados abertos e será requerida a partir da data-base de dezembro de 2023. 

Políticas de responsabilidade social 

A PRSAC, anteriormente citada, também dispõe que a organização institua um comitê de responsabilidade social. 

Vinculado ao conselho de administração, esse grupo de colaboradores deverá pensar e propor ações de responsabilidade social, como políticas de inclusão, na organização. 

Bureau de Crédito Rural Sustentável 

O maior produto de um Bureau de Crédito, até então, eram as informações de comportamento de crédito e financeiro das pessoas. Tais dados são retirados de diversas fontes, tanto privadas, quanto do serviço público. 

Essas informações foram um histórico, que é inserido em uma grande central de dados, que pode ser acessado pelas instituições financeiras. 

Agora, o Bureau de Crédito Rural também inclui informações relacionadas ao ESG. De tal forma, não serão concedidos empréstimos ou financiamentos a agricultores e pecuaristas que tenham áreas inseridas em territórios indígenas ou comunidades quilombolas, por exemplo. 

Além disso, se os produtores rurais tiverem sido condenados por práticas contra o meio ambiente ou por manter pessoas em situações análogas à escravidão, também não terão acesso ao crédito. 

Fonte: Soluti Responde

Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.

Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.

Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.

Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!

Somos líderes no mercado de Certificação Digital, com 38% de market share. Acesse o vídeo e conheça mais um pouco sobre o Grupo Soluti. Sobre Soluti em vídeo.

Same hospitalar: tudo o que você precisa saber

Atendimento na Receita Federal e no INSS: sabia que agora os contadores têm prioridade?

Imposto de Renda 2022: Contador, prepare seus clientes!