Últimas notícias

Fique informado

Algoritmo Vicinity muda funcionalidades do Google

4 de maio de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O Vicinity prioriza a proximidade de um estabelecimento e compreende que o Google aumentou o peso de fatores de proximidade em sua classificação local

Anunciado há alguns meses, o novo algoritmo do Google, Vicinity, que pode ser entendido como “Vizinhança” é uma ferramenta criada para otimizar e oferecer respostas mais relevantes aos usuários que realizam pesquisas locais. 

O Vicinity prioriza a proximidade de um estabelecimento e compreende que o Google aumentou o peso de fatores de proximidade em sua classificação local.

Estabelecimentos nos arredores terão mais chances de aparecer em primeiro lugar na página quando estiverem associados ao termo pesquisado. Isso impede que empresas se utilizem das palavras-chaves em excesso para ganhar vantagem.

Sobre as mudanças na nova ferramenta, o CEO e Co-founder da HubLocal, Felipe Caezar, afirma que a inovação é determinante na pesquisa. “O impacto das palavras-chave não é mais o mesmo. Atualmente pode ter um efeito prejudicial para aqueles que exageram nessa estratégia”.

Os atuais algoritmos dos buscadores são capazes de detectar as possíveis manipulações ‘keyword stuffing’ e penalizam os sites que a utilizam. Esta tática era utilizada para garantir visibilidade a empresas locais, independente da sua proximidade ou não com o usuário”, diz Caezar.

Porém, não significa que as palavras-chaves deixaram de funcionar como ferramenta. Para entender melhor como o Google determina a classificação local, três pontos devem ser considerados: relevância, que é quanto o seu negócio corresponde ao perfil procurado pelo usuário; distância: que é quando a distância entre o resultado de pesquisa e o termo local pesquisado; e por fim, o destaque: que é quando se mede o nível de popularidade de uma empresa no online e offline.

Caezar explica que mesmo quando a sua empresa não for a mais próxima, ela ainda pode ser considerada a melhor opção para o usuário naquele momento.

Isso porque o Google continua favorecendo negócios que oferecem informações relevantes, como: perfis completos e verificados, horários de funcionamento atualizados, gerenciamento de avaliações e fotos, entre outros.

Mais do que nunca, é importante reforçar essas estratégias. A chegada do Vicinity mostra que precisamos estar atentos e preparados às frequentes mudanças nas exigências de grandes mecanismos de busca na internet

O algoritmo também chegou junto a uma mudança no design dos três primeiros resultados de busca (conhecido como “Local-3-Pack”), o qual oferece uma visão mais ampla do mapa.

A HubLocal aumenta a presença digital do seu negócio, adequando-se a todas as diretrizes de boas práticas do Google.

Sobre a HubLocal 

Startup que faz com que as empresas sejam encontradas de forma automatizada em mais de 50 mapas e listas da internet. Investida por Anjos do Brasil, Eduardo Gouveia (Ex-Cielo), Américo Pereira Filho (Ex-FedEx) e Bossanova Investimentos, a empresa fundada em 2019, por Felipe Caezar e Rodrigo Coifman, conta com clientes, como: Google, Rede D’or São Luiz, Pague Menos, entre outros.

A próxima geração de proteção de dados de alto desempenho: um novo algoritmo FPE

China cria a primeira regulação para algoritmos

Algoritmo criado por brasileiros é premiado em desafio internacional de inteligência artificial

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!