Últimas notícias

Fique informado
Brasil já é o segundo país mais atacado por novo grupo de ransomware, aponta Kaspersky

Brasil já é o segundo país mais atacado por novo grupo de ransomware, aponta Kaspersky

26 de abril de 2022

As técnicas que o grupo implementa durante os ataques confirmam a conexão entre o BlackCat e outros perigosos grupos de ransomware

Em um novo relatório, chamado “A bad luck BlackCat”, pesquisadores da Kaspersky revelam os detalhes de dois incidentes cibernéticos realizados pelo grupo de ransomware BlackCat.

A complexidade do malware usado, associada à vasta experiência dos agentes que estão por trás dele, fazem desse grupo um dos principais grupos de cibercriminosos que atacam com ransomware que já adentraram na América Latina, com o Brasil entre os cinco principais países do mundo.

As ferramentas e técnicas que o grupo implementa durante os ataques confirmam a conexão entre o BlackCat e outros perigosos grupos de ransomware, como BlackMatter e REvil.

O grupo de ransomware BlackCat é um agente de ameaças que opera desde, pelo menos, dezembro de 2021. Diferentemente de muitos agentes de ransomware, o malware do BlackCat é escrito na linguagem de programação Rust.

Graças às avançadas funcionalidades de compilação cruzada do Rust, o BlackCat consegue atingir sistemas Windows e Linux. Em outras palavras, o BlackCat introduziu avanços progressivos e uma mudança nas tecnologias usadas para vencer os desafios do desenvolvimento de ransomware. 

O BlackCat alega ser sucessor de grupos de ransomware conhecidos, como BlackMatter e REvil. A telemetria da Kaspersky sugere que pelo menos alguns membros do novo grupo têm ligações diretas com o BlackMatter, pois usam ferramentas e técnicas que já foram amplamente usadas pelo grupo.

Nos últimos 12 meses de atuações desses grupos, a Kaspersky identificou atividades do REvil em alguns países da América Latina, principalmente no Brasil, Colômbia e México.

Esse destaque também se dá ao BlackMatter, que registrou detecções no Brasil e na República Dominicana; por esse motivo, os ataques do BlackCat mostram-se sendo expandidos por toda região.

Cibercriminosos ameaçam sistemas baseados em Linux com ataques de ransomware e criptojacking, diz relatório da VMware

Prognóstico constatado: Kaspersky identifica dois golpes usando pagamento via QRCode do PIX

Kaspersky descobre malware brasileiro se internacionaliza com foco em ataques ao mobile banking

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!