Últimas notícias

Fique informado

Como a tecnologia touchless tem revolucionado o varejo brasileiro

5 de abril de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Techfin Moeda Semente anuncia presença no metaverso

Moeda Semente, primeira techfin a usar blockchain para o mundo alcancem o desenvolvimento sustentável, está investindo no metaverso

7 de março de 2022

Por que investir em segurança da informação e qual o seu retorno financeiro?

O principal ponto para decidir investir na segurança da informação nas empresas é para fortalecer a segurança dos dados

7 de março de 2022

Cidadão passa a ter acesso no GOV.BR a consulta e transferência dos valores ‘esquecidos’ em bancos

Nesta segunda-feira (7), serviço do Banco Central está disponível para usuários com contas nos níveis Prata e Ouro no GOV.BR

7 de março de 2022

LGPD: não basta ter, é preciso executar

Estar em conformidade com a LGPD é relevante para o contexto geral de mercado, como o ambiente de negócios ao qual a empresa está inserida

7 de março de 2022

Como a Inteligência Artificial e os Data Centers neutros apoiam a evolução dos negócios

O avanço da tecnologia vem estimulando cada vez mais o investimento em métodos inovadores e disruptivos para os negócios

7 de março de 2022

Processos touchless trazem mais segurança e podem ser vistas no uso de biometria facial, self-checkout e pagamentos por aproximação

O avanço da digitalização trouxe impactos nos hábitos dos consumidores. Esses, além de estarem mais tecnológicos, agora têm mais acesso a informações e exigem um atendimento personalizado, mesmo que ele seja remoto ou autônomo.

Diante disso, cada vez mais varejistas estão utilizando self-checkout, terminais de autoatendimento, biometria facial, delivery, entre outros — conhecendo melhor seus clientes e, ainda, oferecendo uma experiência com menos contato e mais praticidade.

A biometria e o autoatendimento, por exemplo, são algumas das alternativas que estão ganhando espaço nesse novo cenário touchless. Uma nova pesquisa da Visa, em parceria com a AYTM Market Research, buscou entender a percepção dos consumidores em relação a uma das formas de tecnologia sem contato: a autenticação por biometria.

A cada dez consumidores entrevistados, nove estão familiarizados com a biometria. O levantamento mostrou que os brasileiros têm uma forte percepção de que a biometria é mais rápida (85%), segura (48%) e mais fácil de utilizar (89%) do que senhas.

É essa praticidade e segurança que aparecem entre os principais benefícios atribuídos pelos usuários ao uso da Payface em recente pesquisa realizada pela empresa. A startup, que utiliza reconhecimento facial para proporcionar um pagamento sem filas em supermercados e farmácias, aposta em uma mudança drástica dos pontos de venda.

Eládio Isoppo, CEO e cofundador da Payface

Considerando que ainda é uma tecnologia nova no país e que está começando a ser aplicada em diversos setores, os dados das últimas pesquisas mostram que há um interesse crescente e muita oportunidade para a aderência da tecnologia entre os brasileiros”, explica Eládio Isoppo, CEO e cofundador da fintech. Em três anos de atuação, a startup já tem projetos implementados em varejistas dos estados de Santa Catarina, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Usando apenas o rosto, o consumidor pode fazer suas compras e, ainda, se identificar nos programas de fidelidade das redes para ter acesso a ofertas e benefícios exclusivos, sem precisar estar portando o cartão ou celular.

No início do processo de checkout, o consumidor se posiciona em frente a um dispositivo móvel instalado junto ao caixa e faz a sua identificação com o rosto. Então, com a validação pelo sistema, o atendente, do outro lado, confirma o valor e finaliza a compra com a autorização do usuário.

Outra empresa que vem trabalhando com meios touchless é a Eyemobile, startup que oferece soluções para vendas físicas e digitais. Além de alternativas de autoatendimento, a empresa atua com pagamento feito sem dinheiro ou cartões.

João Pompeo, CEO da Eyemobile

Nesse método, a transação financeira pode abranger várias tecnologias, sendo as mais comuns um aplicativo NFC ou uma pulseira ou cartão RFID. No primeiro caso, o app do cliente se comunica com o dispositivo inteligente de frente de caixa do estabelecimento para o pagamento; enquanto, no segundo, o cliente inclui créditos no estilo pré-pago nas pulseiras ou cartões e os aproxima do leitor de RFID para que o valor seja debitado. 

Embora essa tecnologia pareça distante da realidade de vários empreendedores, ela pode ser aplicada em qualquer tipo de estabelecimento sem altos custos. No Brasil, ainda está começando, mas em países como a Dinamarca e a Suécia, a modalidade já está muito forte em comércios”, explica João Pompeo, CEO da Eyemobile.

Everton Muffato, diretor executivo e sócio do Grupo Muffato

O touchless tem como benefícios a eliminação de filas e a modernização dos negócios, bem como a redução das chances de roubo de senhas, de falsificações de cédulas e de fraudes.Pioneiro em ferramentas touchless, o Super Muffato, rede paranaense com mais de 80 lojas e uma das seis maiores do país, foi a primeira a trazer o self checkout para o Brasil, em 2012. A empresa também lançou, em 2019, a tecnologia de Shop&Go, que permite compras por celular mesmo em loja física, sendo realizada sem filas e 100% por meio de autoatendimento.

A inovação sempre foi um dos nossos focos, o que acabou fazendo com que nós sempre estivéssemos aderindo às ferramentas que diminuem o toque, porque elas trazem mais agilidade e segurança pros nossos consumidores”, conta Everton Muffato, diretor executivo e sócio do Grupo Muffato. Em maio de 2021, a rede implementou mais uma novidade, tendo a primeira loja no Paraná a contar com tecnologia de pagamento com o rosto.

NA-AT Technologies disponibiliza gratuitamente plataforma de participação cidadã digital ao governo federal brasileiro

Selfie como meio de identificação nas Universidades

Tecnologia biométrica: como a metodologia pode ser usada para segurança de dados

Acompanhe como o reconhecimento facial e impressões digitais, de íris e voz estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!

Learn how facial recognition and iris, voice and fingerprints are being used to ensure accurate digital identification to mitigate fraud and provide users with comfort, mobility and trust. Read other articles here! Crypto ID, the largest Brazilian channel on digital identification. Read other articles here!

Descubra cómo se utilizan el reconocimiento facial y el iris y las huellas dactilares del voz para garantizar una identificación digital precisa para mitigar el fraude y brindar a los usuarios comodidad, movilidad y confianza. Crypto ID, el mayor canal brasileño de identificación digital. ¡Lea otros artículos aquí!