Últimas notícias

Fique informado

Diploma digital e modernização dos processos acadêmicos

28 de março de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Uma das primeiras instituições comunitárias a emitir o Diploma Digital, a UPF – Universidade de Passo Fundo – trabalha para ampliar e melhorar os serviços

Facilitar o acesso e agilizar os processos estão entre os objetivos da UPF na implementação da Secretaria Acadêmica Digital.

Ao atender uma portaria do Ministério da Educação, a Instituição também segue o movimento global para a digitalização de documentos e a consequente diminuição de impressões.

Neste cenário, a Universidade de Passo Fundo é uma das primeiras a oferecer o Diploma Digital, já entregue aos acadêmicos formados a partir de 2021/2.

De acordo com o vice-reitor de Graduação, Edison Alencar Casagranda, as mudanças não ocorrem apenas em função das exigências legais, mas também porque a Universidade tem o compromisso com a evolução tecnológica, necessária para possibilitar maior integração entre os setores e mais agilidade nos processos iniciados pela comunidade acadêmica.

Estamos trabalhando há bastante tempo na digitalização da secretaria geral e uma das ações é a implantação do diploma com todos os trâmites funcionando. A primeira turma já recebeu esse documento”, comenta, se referindo aos formandos do curso de Medicina Veterinária, que já receberam o Diploma Digital.

O objetivo também é possibilitar uma maior integração entre os setores institucionais, dando mais mobilidade, agilidade, garantindo a integridade e a segurança das informações. Por esse motivo, todos os setores institucionais estão engajados no processo.

Mas, o que muda na prática?

As principais mudanças estão na condução dos processos, no formato de envio e no recebimento de documentos institucionais, que agora passam a ser digitais ao invés de serem recebidos e entregues em formato físico.

De acordo com a equipe da Secretaria Geral, esse processo agiliza o contato, economiza o tempo e facilita o acesso às informações. A tecnologia utilizada atende as normas e padrões de segurança e confiabilidade exigidos pelos órgãos reguladores, além de estar em sintonia com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para expedição dos diplomas digitais, a UPF atende às diretrizes de certificação digital do padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que garante a validade jurídica ao documento.

É um momento ímpar na transformação digital, onde a comunidade acadêmica é beneficiada diretamente, pois agora o estudante recebe o Diploma Digital de forma mais rápida, segura e com a facilidade no compartilhamento deste documento”, complementa Deise Maurmann Poletto Nunes, da Secretaria Geral.

Ela explica que os diplomas físicos emitidos antes de 31/12/2021 não perdem sua validade. Contudo, os acadêmicos formandos de 2021/2 em diante, passam a receber apenas o Diploma Digital.

Acompanhando as mudanças da atualidade

Essa transformação contou com a atuação da equipe da Divisão de Tecnologia da Informação da UPF. O projeto, que teve início em agosto de 2021, contou com a participação de analistas de negócios, sistemas e processos, desenvolvedores, gerente de projetos, gestores de áreas e administradores de banco de dados.

Para isso foram integradas tecnologias de ponta na emissão do Diploma Digital, atendendo todos os requisitos de segurança e compliance exigidos pelo Ministério da Educação.

Fonte: UPF

Com diploma digital, UNESP reduz em até 76% o tempo para emissão dos documentos

Diploma Digital deve ser adotado por todas Instituições de Ensino Superior do Brasil

Crypto ID entrevista: Prof. Jean Martina sobre Diploma Digital, Telemedicina, ID para equipamentos IoT e Blockchain

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!