Projeto cria política para estimular implantação de parques tecnológicos
11 de março de 2022O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática
Segundo deputado Roberto de Lucena, a política ajudará a resolver um dos gargalos do processo de inovação, que é a transferência de tecnologia.
O Projeto de Lei 272/22 institui uma política para incentivar a implantação de parques tecnológicos e facilitar a migração para o mercado das novas tecnologias desenvolvidas, o chamado “escalonamento tecnológico”. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.
O texto cria a Política Nacional de Incentivo à Implantação de Parques Tecnológicos Agregando Centros de Escalonamento Tecnológico (CET), com objetivos, princípios e instrumentos específicos.
Segundo seu autor, deputado Roberto de Lucena (Pode-SP), o projeto estabelece as bases conceituais para a implantação de um “ecossistema de inovação, formando um conjunto articulado de agentes que conectam o conhecimento e a inovação à esfera produtiva”.
Para Lucena, a política contribuirá para resolver um dos principais gargalos do processo de inovação, que é a transferência de tecnologia entre o setor de pesquisa e o industrial.
Conceitos
A proposta traz os principais conceitos da nova política, entre eles de parque tecnológico, entendido como “laboratório de ensaios, pesquisas, certificação e validação, acreditação e calibração de produtos e processos, bem como o desenvolvimento e escalonamento tecnológico”.
Também define Centro de Escalonamento Tecnológico (CET) como espaço para a criação e transferência de novas tecnologias da escala laboratorial, nas universidades, para a escala industrial, realizando aumento de escala, viabilidade técnica, estudo mercadológico e viabilidade econômica das tecnologias.
A formulação e execução da política deverão ser baseadas em parcerias entre entidades públicas e privadas, consideração das reivindicações do setor industrial, atendimento das demandas do mercado e fomento à pesquisa de tecnologias de produção que visem à elevação da qualidade dos produtos e serviços.
Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara de Notícia
Congresso digital de tecnologia e inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos
Marco legal inteligência artificial é aprovado na Câmara dos Deputados
Câmara aprova MP que cria documento eletrônico para transporte de cargas
Em reunião na Câmara, ITI trata de iniciativas do mercado digital no âmbito do Mercosul