Últimas notícias

Fique informado

SSE: o lado seguro da força do SASE 

21 de fevereiro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O interesse da indústria pela arquitetura SASE não é de se admirar, em uma era em que as empresas buscam por flexibilidade e agilidade

Por Jason Clark 

A explosão do interesse da indústria pela arquitetura SASE não é de se admirar. Em uma era em que as empresas buscam cada vez mais por flexibilidade e agilidade, o Secure Access Service Edge chegou com tudo e salvou muitas empresas nesses últimos tempos tão turbulentos.

Jason Clark, Chief Strategy Officer da Netskope 

E a tendência só aumenta. Segundo o Gartner, até 2025, pelo menos 60% das empresas terão estratégias e cronogramas definidos para a adoção do SASE, abrangendo acesso de usuário, filial e borda, comparado a 10% em 2020.

Agora, em 2021, o Gartner criou a terminologia Security Service Edge (SSE), uma evolução do SASE. Fato é que os dois conceitos – SASE e SSE – são fundamentais para a construção de arquiteturas de segurança e de redes para as empresas e usuários que utilizam a nuvem, se tornando vitais para a continuidade dos negócios.

E daqui em diante, os dois, juntos, dominarão a segurança corporativa moderna e das redes. 

SASE: os alicerces da segurança 

O SASE é a estrutura para projetar a arquitetura de segurança e de redes em um mundo no qual o uso das aplicações em nuvem acontece o tempo todo e em todos os lugares.

A estrutura SASE inclui as tecnologias necessárias e a maneira como são integradas e fornecidas, não apenas para corresponder à flexibilidade e economia do acesso à nuvem, mas também para se alinhar com a evolução das práticas de avaliação, aquisição e implementação nos negócios. 

Atualmente, os ambientes de negócios priorizam a nuvem e demandam mudanças na segurança desse cenário que ficou sem um perímetro. Outro desafio é fazer com que a segurança acompanhe os dados, mais conhecidos hoje como os ativos mais importantes de uma empresa. 

A arquitetura SASE faz a transição das capacidades essenciais de redes e de segurança para a nuvem, eliminando os appliances baseados em perímetros e produtos legados.

Além disso, fornece acesso seguro e confiável aos serviços, aplicações e dados da web, com princípios de Zero Trust aplicados ao longo de todo o processo para alcançar a confiança adaptativa contínua durante cada interação.

SSE: Os recursos de segurança que garantem a vitória do SASE 

O SSE é um termo que descreve a pilha de segurança que sustenta a jornada SASE de uma empresa, e inclui Cloud Access Security Broker (CASB), Secure Web Gateway (SWG) e Zero Trust Network Access (ZTNA). 

Uma maneira simples de pensar sobre SSE é enxergá-lo como “o lado seguro da força” do SASE, que gerencia o acesso e a proteção dos dados de uma empresa e, em muitos casos, define o que é crucial para a vantagem competitiva dos negócios.  

SASE é o plano total e SSE é um subconjunto dos requisitos gerais do SASE com foco em vários componentes essenciais relacionados à segurança.

E quando esse plano de segurança é adquirido de um único fornecedor de plataforma, as empresas atingem a eficiência de operação e a economia que sequer um dia imaginaram. 

A eficácia da proteção de dados com SSE dentro da arquitetura SASE exigem um contexto detalhado que os mecanismos legados de defesa hospedados na nuvem são incapazes de fornecer.

O SASE pode apoiar as transformações de redes e de segurança, mas somente com a ênfase certa no contexto o SSE pode gerar uma transformação de sucesso na empresa, que pode ser relacionada diretamente com a proteção dos dados e contra ameaças. 

Check Point e VMware juntas para disponibilizar rede SD-WAN segura sob arquitetura SASE

Entenda o conceito de SASE, o futuro da cibersegurança, segundo o Gartner

Levantamento da Check Point Software revela que maioria das empresas não protegem devidamente as equipes de trabalho remoto