Camisa de força digital avança: e-mails nos resultados de busca do Google
13 de agosto de 2012ESTE ARTIGO SAI UM POUCO DO TEMA CERTIFICAÇÃO DIGITAL, MAS É RELEVANTE PARA QUEM VIVE NO UNIVERSO ELETRÔNICO.
Por José Milagre
13 de agosto de 2012 08:26
Desde o início de 2012 temos alertado a todos para o risco da “nova” política de privacidade do Google, a Camisa de Força Digital, imposta pelo provedor no Brasil, unificando as políticas, nivelando pela mais permissiva, e garantindo ao provedor a possibilidade de cruzamentos e análises mais apuradas de dados, para utilização em suas campanhas e para os lucros com o marketing direcionado.
Realizamos, através do Deputado Paulo Pimenta, audiências públicas para esclarecimentos, porém, não foi possível, até o momento, a suspensão de tal política, até que todas as suas facetas fossem devidamente explicadas. Os ativistas não se dedicaram à causa, talvez por entenderem que é algo irrelevante, inevitável ou que nada aconteceria.
Estamos vendo, homeopaticamente, as garras deste projeto do Google, que começou com a “validação” das violações à privacidade, por meio da nova política. Na última semana a mídia estampou que os resultados de busca no Google passarão a considerar também os e-mails do Gmail, se o usuário estiver logado (http://itweb.com.br/60465/mensagens-do-gmail-nas-buscas-deve-gerar-boas-discussoes/)
Segundo a o IT Web, “o Google lançou uma versão limitada de testa que adiciona mensagens armazenadas do Gmail ao banco de dados do Google para possibilitar um retorno de resultados de busca mais relevantes. O usuário que aderir a esse teste, quando realizar uma busca terá como links relevantes, além dos tradicionais resultados, atalhos para mensagens do Gmail, desde que ele esteja logado no Google Accounts.”
Embora informem que os resultados do Gmail não são públicos mas uma experiência de quem está logado, já é possível imaginar, com temor, as diversas situações em que usuários menos atentos terão seus e-mails devassados. Os avanços do Google para devassar a privacidade e utilizar dados de usuários é constante e preocupante no Brasil, sobretudo por sermos o único país do Mercosul que não possui Lei de Proteção de Dados
Se você ainda não despertou para os riscos da política de privacidade do Google, veja este discurso feito no plenário da Câmara dos Deputados, pelo Deputado Paulo Pimenta, um dos defensores da privacidade dos usuários da Internet Brasileira.
Fonte: ITWEB
José Antonio Milagre
Acesse o FAQ do Cybercrime: http://www.legaltech.com.br/faq_do_cybercrime.php
O Blog apresenta sempre novidades sobre certificação digital. Conheça e divulgue.