Últimas notícias

Fique informado

O que é Phone as a Service e por que essa expressão vai mudar a forma como enxergamos os smartphones?

26 de janeiro de 2022

As pessoas podem ter acesso a smartphones de ponta todos os anos com a evolução dos aparelhos graças à chegada do “Phone as a Service“

Por Stephanie Peart

A assinatura de serviços digitais, como Netflix e Spotify, já faz parte da vida da maior parte das pessoas. Em um futuro próximo o modelo de assinatura vai ser tão ou mais comum para situações antes inimagináveis. Do café que a pessoa toma à roupa que veste, passando por produtos de supermercado, tudo poderá ser assinado.

Stephanie Peart, head na Leapfone, pioneira no conceito de Phone as a Service no Brasil

O modelo as a service, tão comum quando o assunto é tecnologia, está apenas começando em outros segmentos – inclusive o de telefones celulares.

Sim, a partir de agora, as pessoas podem ter acesso a smartphones de ponta todos os anos, acompanhando a evolução dos aparelhos graças à chegada do conceito de Phone as a Service, ou Celular como Serviço, no país.  

Sua proposta é trazer as vantagens da economia compartilhada a um segmento sedento por um modelo de negócio inovador: a assinatura de smartphones “como novos” (usados que passam por um processo de recertificação).

Um levantamento da Juniper Research, por exemplo, indica que o mercado global de bens físicos por assinatura deve saltar de US$ 64 bilhões em 2020 para US$ 263 bilhões em 2025 – ou seja, quatro vezes mais em apenas cinco anos.

No caso dos celulares, a lógica é bem simples: o usuário paga um plano mensal que dá direito a um dispositivo de ponta. Depois de um ano, pode trocar novamente de aparelho ou até fazer um upgrade para uma opção melhor. 

Além disso, esse formato permite que o usuário não tenha somente um celular de ponta, mas também diferentes serviços agregados, como proteção com seguro e assistência técnica.

Portanto, não se trata de um “aluguel” de equipamento, mas a oportunidade de ter um produto completo em mãos pagando uma mensalidade fixa e acessível. A proposta é justamente facilitar o acesso da população a aparelhos que normalmente não teriam condições de adquirir.  

Aqui no Brasil, estimativas apontam que as pessoas trocam de celular a cada dois anos, ainda que a maioria dos dispositivos dure de três a seis anos – alguns tendo sobrevida de até dez anos! A proposta do Phone as a Service pretende justamente distribuir melhor os celulares no mercado nacional.

Há espaço considerável para que os aparelhos sejam compartilhados a mais usuários, garantindo que todos tenham acesso a smartphones poderosos. Afinal, aquele dispositivo que não serve para alguém pode ser transformador para outra pessoa – o que torna a tecnologia bem mais acessível.  

Essa é a ideia por trás da “economia circular” de smartphones. Os aparelhos “como novos” oferecidos por assinatura entregam as mesmas funcionalidades e experiência do que aqueles recém-lançados.

Há uma importância sustentável, já que reduz a quantidade de lixo eletrônico, mas também social, ao promover um consumo mais consciente. Hoje, por exemplo, estima-se que apenas 10% dos brasileiros compram aparelhos usados, mas com o Phone as a Service, esse percentual certamente deve subir nos próximos anos.

É uma consequência direta da contratação de serviços e produtos com pagamentos recorrentes: está remodelando a forma como as pessoas consomem e lidam com seus bens.   

Ter um smartphone em mãos é mais do que obter um simples acessório. De fato, é uma ferramenta cada vez mais essencial na vida dos brasileiros.

Para muitos, é a única forma de se conectar à Internet. Além disso, proporciona momentos de lazer, praticidade no dia a dia, maior facilidade nas tarefas de trabalho e até mesmo no processo de aprendizado em sala de aula. O acesso à conectividade tem o poder de transformar a sociedade.  

Com o Phone as a Service, ou Celular como Serviço, alcançar esse objetivo fica muito mais fácil e prático.  

Sejam bem-vindos à era dos serviços. 

Sobre a Leapfone  

Criada em 2021, a startup Leapfone é pioneira no conceito de Phone as a Service e na oferta de smartphones por assinatura. Por meio de um pagamento mensal recorrente, o usuário tem acesso a aparelhos poderosos com direito à troca anual de aparelhos, proteção por seguro e assistência técnica. Dessa forma, o objetivo da empresa é democratizar e facilitar o acesso dos brasileiros a smartphones de ponta, transformando a realidade do mercado de telefonia no país. Mais informações em: https://leapfone.com.br/   

Smartphones com blockchain estão chegando

Produtos falsificados poderão ser detectados por smartphones, afirma especialista

Aplicativo para atendimento remoto via smartphone identifica documentos, colhe assinatura e produz prova de vida

CATEGORIAS

Destaques Notícias