Plataforma para criação de loja virtual integrada ao WhatsApp favorece a inclusão de pequenos e médios negócios
11 de janeiro de 2022Nossa plataforma permite a criação de catálogos digitais de produtos ou serviços e o recebimento dos pedidos de venda direto pelo WhatsApp
NuvemGo nasceu a partir de uma iniciativa que busca a democratização do acesso digital entre os pequenos comércios; expectativa é atender 2500 lojistas até o final de 2022
Aos 28 anos, a empreendedora Nanda Carvalho pode se considerar uma vencedora. Nascida e criada na favela Jacarezinho – uma das mais violentas do Rio de Janeiro, ela foi criada pela avó materna, semianalfabeta.
Embora não soubesse ler e escrever perfeitamente, sua avó sabia fazer contas muito bem, e ensinou tudo o que podia para a neta. Foi o que bastou para fazer a jovem sonhar grande.
Aos 14 anos, ela teve o primeiro contato com um curso de web design, cuja mensalidade custava mais de R$ 700. “Eu não tinha como pagar, por isso me ofereci para ajudar na monitoria em troca de uma bolsa“, revela Nanda.
No curso, aprendeu Photoshop, HTML, Java Script e começou a montar por conta própria sites para atender demandas dentro da comunidade. “Fazia impressão de flyers em preto e branco anunciando meus serviços de criação de site e divulgação online. Todo mundo valorizava e acabei ficando conhecida por isso“, conta ela.
De lá para cá, Nanda colecionou experiências. Registrou passagem em grandes empresas de tecnologia e em 2017 criou uma startup com foco em conectar comerciantes e clientes dentro de redes sociais. O projeto lhe rendeu o apoio de um investidor anjo privado, que proporcionou um investimento de R$ 200 mil.
“Entramos para o Programa de Aceleração de Empreendedores, do Facebook, que ajuda líderes a aproveitar o poder da comunidade para colocar ideias em prática”, diz Nanda.
Então, a empreendedora recebeu um convite para residir dois anos na Holanda, para um intercâmbio sobre o ecossistema de tecnologia europeu.
Na volta, decidiu criar a NuvemGo, cuja proposta é facilitar ao máximo que lojistas de pequeno e médio porte criem suas lojas virtuais em apenas 3 minutos e realizem vendas no ambiente digital.
“Nossa plataforma permite a criação de catálogos digitais de produtos ou serviços e o recebimento dos pedidos de venda direto pelo WhatsApp, tudo de forma simples e rápida, sem muitas etapas ou dificuldades“, informa a fundadora.
Conforme a empreendedora ressalta, 63% dos usuários afirmam já realizar compras em canais de vendas integrados a aplicativos de mensagem. O intuito da NuvemGo, segundo Nanda, é oferecer uma plataforma democrática, a um custo acessível para PMEs de todos os tipos, por meio de uma linguagem fácil e uma experiência ágil e intuitiva.
“Há um módulo para cadastro e gestão de produtos, no qual o lojista adiciona fotos, dados do produto e o preço. Há ainda a opção de organizar os produtos em categorias e gerar links para compartilhar nas redes sociais“, diz ela, lembrando que o app é otimizado para ser integrado as redes, permitindo, inclusive, o link na bio.
A base de leads da NuvemGo é composta por 83% de PMEs do varejo, que usam celular ou tablet para acessar a internet. “São comerciantes que não têm computador, por isso precisam ter uma experiência boa com dispositivos móveis.”
Do lado de quem compra, basta apenas acessar o catálogo digital pelo link ou por QR Code. Não é necessário fazer login para comprar: com, no máximo, três cliques, o cliente já consegue fechar um pedido. “É fácil e rápido“, explica a fundadora.
Nanda reforça que a plataforma foi pensada para ter uma mensalidade acessível, no valor de R$ 39,90, com direito aos sete primeiros dias gratuitos. Não é preciso cadastrar o cartão de crédito para testar: no oitavo dia, o cliente opta por pagar a assinatura para continuar usando a plataforma à vontade. E também pode cancelar quando quiser.
“Queremos levar tecnologia a uma parcela dos negócios que ainda não ingressaram completamente no ambiente virtual e estão lutando para passar por essa crise pós-pandemia. Nossa expectativa é chegar ao final de 2022 com 2500 lojistas cadastrados, atendendo principalmente os Estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Goiás“, informa ela.
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