Últimas notícias

Fique informado

Analytics Engineer: como a nova posição pode aumentar a produtividade de outras funções

5 de janeiro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Uma vez que o Analytics Engineer foca na camada analítica, ele vai garantir que os dados estejam organizados o suficiente

Responsável por trazer conhecimento mais técnico, o profissional consegue interfacear com times de plataforma de dados, agregando eficiência à equipe

A profissão de Analytics Engineer tem seu início recente e logo torna-se estratégica no mercado por ser um elo de ligação entre os times técnicos e de negócios e tornar outras áreas de dados mais eficientes.

Há alguns anos, muito se falava apenas sobre o cargo de cientista de dados como um unicórnio que detinha todo o conhecimento necessário e com o passar do tempo, as diligências para esta posição tornaram-se diversas, sobrecarregando este profissional.

Surge então espaço para o Analytics Engineer, que trabalha como um facilitador, ele é o responsável por estruturar dados na camada analítica e implementar as regras de negócio, atuando como uma ponte para a engenharia de dados.

Dessa forma, consegue compreender se os dados possuem a qualidade necessária para gerar insights precisos, tornando a empresa para a qual trabalha cada vez mais direcionada aos dados.

A partir disso, o trabalho torna outros times de dados mais produtivos. “Uma vez que o Analytics Engineer foca na camada analítica, ele vai garantir que os dados estejam organizados o suficiente, tornando o analista e cientista de dados mais focado na criação de insights e na análise”, conta Nathalia Paula que exerce a função de Senior Analytics Engineer na empresa ESCALE.

Ao atuar nesta área, seja desenvolvendo novos pipelines, sendo guardião das regras de negócio ou fazendo a ponte com a engenharia de dados, com o objetivo de garantir as ferramentas necessárias, este profissional faz com que o time em que trabalha — composto por analistas, cientistas e engenheiros de dados — utilize de boas práticas de software engineering, certificando-se de que as regras de negócio estão bem implementadas e corroborando para a produtividade e eficiência da equipe.

“Um pouco da evangelização, levar um tanto de cultura e monitoramento de dados é algo que em muitas empresas é dividido entre o Analytics Engineer e o Analista de Dados. Para o Engineer, mais voltado à implementação da cultura e regras de negócio e para o analista a visualização e o aprendizado que esses dados podem trazer”, compartilha Thiago Valinho, Head of Product do ITuring.

É a partir da criação de ETLs —processos de extração, transformação e carregamento performáticos — e ao garantir a manutenção e monitoramento destas bases, que o profissional viabiliza um ambiente para tangibilizar outros cargos, tornando-os mais direcionados para suas áreas de negócio.

É através desta posição estratégica que há a garantia de que as regras do negócio reflitam a realidade e estejam implementadas corretamente nesta camada analítica e garantindo a coesão entre o negócio e a infraestrutura e obtenção de dados.

“A partir daí começamos a estruturar todos esses pipelines de dados visando boas práticas, o versionamento deste código e a democratização. Então a preocupação com governança é latente pois sempre precisamos implementar bons testes e uma ótima documentação, para fazer isso ser produtizável, escalável”, finaliza Fernando Gomes, Data Engineer na Seedz.

Cloud: como potencializar a segurança e produtividade da Nuvem Corporativa

Conectividade está impulsionando a produtividade na indústria

Tecnologias e inteligência artificial ajudam a melhorar a produtividade nas empresas

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!