Últimas notícias

Fique informado

Meu Certificado ganha funcionalidades em nova versão lançada pelo ITI

22 de dezembro de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Clicksign e Serasa Experian promovem webinar ao vivo sobre funcionalidades da assinatura digital 

Dia 23/11, às 10h30, especialistas Clicksign e Serasa Experian falarão em painel que será transmitido gratuitamente para tirar dúvidas

17 de novembro de 2021

Serasa Experian marca presença no Conbcon e Certforum

Recentemente, por exemplo, a empresa marcou presença em dois eventos: o Conbcon e o Certforum. Ambos 100% online e gratuitos, reunindo especialistas da área.

28 de setembro de 2021

Serasa Experian e 99: aplicativo é o primeiro do país a utilizar ferramenta de autenticação de passageiros por questionário

Serasa Experian apresenta o Quiz Antifraude – KBA, que realiza um questionário interativo e personalizado para autenticar os dados do usuário

1 de setembro de 2021

Serasa comemora aniversário de sua unidade de Certificado Digital

Os certificados digitais permitem digitalizar todos os documentos físicos, o que elimina o uso de papéis, contribuindo para a sustentabilidade

2 de agosto de 2021

A novidade, portanto, fica por conta da possibilidade de o usuário acessar a plataforma utilizando o próprio certificado digital

Por Serasa Experian

Você conhece o Meu Certificado? Esse universo possui uma série de processos e conceitos que as pessoas não conhecem. 

É um recurso do serviço de certificados digitais e recentemente teve uma nova versão disponibilizada, que ganhou algumas funções interessantes. O grande problema é que poucas pessoas conhecem a sua utilidade.

Foi pensando nisso que nós resolvemos elaborar este conteúdo. Nele, mostraremos o conceito do Meu Certificado, quais as funcionalidades lançadas e como ele pode ajudar na sua gestão.

Portanto, confira esta leitura, saiba tudo sobre o assunto e como essa ferramenta pode trazer benefícios diários para o usuário de certificados digitais!

O que é o Meu Certificado?

O Meu Certificado é um novo serviço disponibilizados pelos usuários de certificados digitais ICP – Brasil. O intuito é facilitar o uso dessa ferramenta, cujo objetivo é permitir a consulta ágil desse tipo de documento emitido na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

Basicamente, funciona da seguinte forma: o usuário acessa o portal Meu Certificado por meio do sistema Gov.com. Em seguida, deverá informar suas credenciais para acesso à plataforma.

Logo, poderá visualizar todos documentos emitidos em seu CPF ou CNPJ, dependendo do perfil de acesso.

Em alguns casos, é possível que não apareça nenhum documento. Isso porque, os certificados digitais que foram validados nos últimos 10 dias podem ainda não estar disponíveis para visualização na plataforma. Nesse caso, é importante aguardar esse prazo para verificá-los no sistema.

Como funciona a nova versão do serviço Meu Certificado?

O acesso a essa ferramenta ocorre em fases distintas. Na primeira etapa, foram disponibilizados os seguintes elementos:

– número de série do certificado digital emitido;

– a Autoridade Certificadora responsável pela emissão do documento;

– o tipo de titular (pessoa física ou jurídica);

– data de emissão ou expiração de todos os certificados digitais emitidos — fundamental para realizar o controle;

– os documentos que estão ativos ou desativados.

Agora, já estamos na segunda fase de implementação, e nesse momento temos a efetivação de novas funcionalidades.

A novidade, portanto, fica por conta da possibilidade de o usuário acessar a plataforma utilizando o próprio certificado digital.

Além disso, também será possível visualizar informações como a Autoridade de Registro, Razão Social da empresa, tipo de certificado digital, e-mail e estado em que o documento foi emitido. 

Contudo, os mesmos dados que existiam na versão anterior ainda continuam funcionado — até mesmo, a possibilidade de acesso por meio do Gov.com.

Ou seja, se você quiser visualizar os certificados digitais emitidos para seu CPF ou CNPJ sem estar com a ferramenta, é perfeitamente possível.

Aliás, o Meu Certificado também conta com um novo formato de avaliação do usuário. Assim, o Ministério da Fazenda terá uma noção quanto à percepção dos usuários em relação à ferramenta.

O foco desse sistema é popularizar o uso do certificado digital no Brasil. Afinal, sabemos que esse recurso proporciona um grande nível de segurança para o usuário.

Com ele, é possível realizar uma série de ações: acessar a conta bancária, emitir documentos fiscais, entrar em áreas restritas como o e-CAC etc.

Durante anos, o certificado digital foi um documento utilizado amplamente por empresas e órgãos públicos. Não pelo fato de ter sua emissão impedida para as pessoas físicas, mas sim por não existirem tantas funcionalidades para esse público.

Mas isso vem mudando muito e atualmente o certificado digital já faz parte do dia a dia de muitos brasileiros, tanto de pessoas físicas quanto de jurídicas. Nesse sentido, o Meu Certificado surge como uma forma de gerenciamento desse documento, facilitando o acesso e o controle de todos que já foram emitidos.

Qual a importância do ITI para a certificação digital?

A funcionalidade do Meu Certificado só é possível graças a uma instituição governamental que gerencia o seu acesso nos portais do Governo Federal. Estamos falando sobre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

É uma autarquia vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem como missão executar as políticas relacionadas à infraestrutura das Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Nesse sentido, o instituto é considerado a primeira autoridade da cadeia de certificação digital — a Autoridade Certificadora Raiz.

Assim, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação está sempre alinhado ao Governo Federal trabalhando pela segurança dos usuários de certificados digitais e pela transparência das informações, com o intuito de melhorar a experiência dos cidadãos.

Por fim, podemos concluir que o Meu Certificado trouxe mais controle para os usuários de certificados digitais. Ao utilizar essa funcionalidade você terá acesso a todos os documentos emitidos em uma única plataforma, facilitando em muito a gestão deles.

Fonte: Blog Serasa Experian

Saiba como testar seu Certificado Digital

Open Insurance: entenda como vai funcionar

Crypto ID entrevista: Maurício Balassiano – Certificação digital: o aquecimento do mercado global