Últimas notícias

Fique informado

Santander amplia uso de biometria facial a 10 milhões de correntistas

8 de dezembro de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Aumento da segurança digital online consolida conceito de banco na palma da mão, eliminando processos que exigiam a presença do cliente em pontos físicos de atendimento

O Santander amplia, a partir desta semana, a oferta de autenticação por biometria facial para cerca de 10 milhões de clientes que utilizam o celular em transações bancárias do dia a dia. A implantação será gradual, com o envio de mensagens com a sugestão de cadastro das imagens para correntistas pessoas física e jurídica.

Com a inovação, muitas das operações que, hoje, exigem presença nos canais físicos do banco poderão feitas com comodidade pelo aplicativo do Banco. Entre as novidades estão o aumento de limites de valores para transações e a habilitação do ID Santander em novos celulares – o sistema faz a validação facial, assegura que o novo dispositivo é legítimo, assim, pode impedir o cadastramento de aparelhos celulares por fraudadores.

A tecnologia de reconhecimento pelos traços do rosto é uma das formas mais seguras de o banco se certificar de que uma pessoa é ela mesma. Diferentemente da impressão digital, que é capturada nos terminais de autoatendimento, a biometria facial pode ser feita pela câmera do celular.

“Hoje, o cliente compra um carro ou imóvel e, por questões de segurança, precisa habilitar a transferência do valor em uma agência, comprovando que é ele mesmo que deseja concretizar a transação. Optando pela biometria facial, isso poderá ser feito de maneira remota e autônoma pelo correntista. Tão simples como fazer um Pix ou pagar uma conta de luz, e com toda a segurança”, explica Marcela Ulian, superintendente executiva de Negócios Digitais do Santander.

A executiva destaca que a adesão à biometria facial será opcional, e o cliente poderá desabilitar o recurso quando desejar.

Estamos implantando na prática o conceito de banco na mão”, acrescenta a executiva, destacando que, na medida que os clientes aderirem à biometria facial, o Santander vai criar uma base de dados 100% própria, o que é muito mais confiável que a utilização de uma base de terceiros.

Atualmente, cerca de 92% de tudo o que os clientes pessoa física do Santander transacionam já é feito por canal digital. Já entre os clientes PJ, esse volume fica acima dos 95%.

O banco estima que com a biometria facial as transações por celular aumentem ainda mais – 2,5 pontos percentuais para pessoas físicas e 5 p.p. para pessoas jurídicas. Esse incremento acelera o processo de ressignificação das agências físicas, que se tornam espaços cada vez mais voltados ao atendimento consultivo, dedicados à orientação especializada aos clientes, à geração de negócios e à resolução de problemas de alta complexidade.

Transações mais seguras

A biometria facial vai aumentar a consideravelmente os níveis de segurança das transações feitas no aplicativo. Ainda que o correntista tenha o seu celular furtado, o infrator não vai conseguir realizar operações sem a imagem cadastrada.

Segundo Lee Waisler, superintendente executivo de Prevenção a Fraudes do Santander, do ponto de vista da segurança, a tecnologia de autenticação por biometria facial vai permitir ao banco aprimorar seus algoritmos e, assim, fechar o cerco contra novas técnicas de fraudes e golpes. A ferramenta também facilita a confirmação instantânea de uma transação suspeita, que eventualmente poderia, por prevenção, não ser autorizada pelo risco.

“Nós consideramos uma Bantech, porque reunimos a melhor soma de atributos de um banco tradicional com uma fintech, porque somos capazes de fazer elevados investimentos em segurança cibernética, sem deixar de lado a agilidade e a comodidade que nossos milhões de correntistas esperam de nós”, conclui o executivo.

Acompanhe como o reconhecimento facial e impressões digitais, de íris e voz estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!

Learn how facial recognition and iris, voice and fingerprints are being used to ensure accurate digital identification to mitigate fraud and provide users with comfort, mobility and trust. Read other articles here! Crypto ID, the largest Brazilian channel on digital identification. Read other articles here!

Descubra cómo se utilizan el reconocimiento facial y el iris y las huellas dactilares del voz para garantizar una identificación digital precisa para mitigar el fraude y brindar a los usuarios comodidad, movilidad y confianza. Crypto ID, el mayor canal brasileño de identificación digital. ¡Lea otros artículos aquí!