Últimas notícias

Fique informado
Redação do ENEM 2021 e Movimento Cidadão Digital Seguro

Redação do ENEM 2021 e Movimento Cidadão Digital Seguro

24 de novembro de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O que tem a ver o tema da redação do ENEM 2021 que foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” e o Movimento Cidadão Digital Seguro?

O registro civil é o que difere pessoas “invisíveis” perante a sociedade dos cidadãos e no meio digital essa distinção também será acentuada em relação aos cidadãos terem ou não suas identidades digitais que é o que os representam no universo eletrônico.

Por Daniel Schneider

Daniel Schneider

No Brasil, os Cartórios de Registro Civil têm a função de registar e dar publicidade aos nascimentos, casamentos e óbitos.

Logo após a emissão da certidão de nascimento, o Cartório de Registro Civil transmite essas informações à 14 órgãos públicos oficiais para diversas finalidades, entre elas, para a cumprir as exigências de envio de dados para elaboração políticas públicas nas áreas de Saúde, Educação, Habitação, Planejamento e Saneamento.

A necessidade de registrar as pessoas surgiu na antiguidade e maior motivação na verdade foi possibilitar a realização de negócios envolvendo propriedades como terras e outros bens.

Os primeiros registros civis estão relacionados ao Egito, Babilônia e Grécia e a história conta que os primeiros registros de propriedade eram cunhados em pedras com símbolos e nomes que identificavam a propriedade, o cidadão, a família ou o clã.

De lá para cá, o ato de registrar pessoas e propriedades vem evoluindo conforme os avanços das tecnologias em cada época e nos diferentes locais do mundo.

No Brasil, atualmente a certidão de nascimento é a chave para que as pessoas possam usufruir de seus direitos e benefícios providos pelo Estado como: educação, saúde, aposentadoria e todo o tipo de programa social. Enfim, todos os direitos providos pelo Estado são assegurados por lei apenas aos cidadãos registrados nos Cartórios de Registro Civil.

A falta do registro civil coloca as pessoas à margem da sociedade e também as excluem da possibilidade de empregos formais, contas em instituições financeiras, obtenção de crédito, dentre outros atos.

A certidão de nascimento é um documento único e vale como prova de idade, de nacionalidade, de estado e de filiação. 

O tema da Redação do ENEM 2021 reforça a importância do Movimento Cidadão Digital Seguro promovido pelas associações que representam o segmento da Certificação Digital: ATID – Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital, AARB – Associação das Autoridades de Registro do Brasil e ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital.

O Movimento Cidadão Digital Seguro apresenta a sociedade como o cidadão brasileiro deve ser identificado de forma única e segura no universo digital para que ele possa se beneficiar dos serviços eletrônicos públicos e privados disponíveis em nosso país.

O movimento tem foco na unicidade pois, assim como o cidadão é uma pessoa única o certificado digital também é único, não existem dois iguais.

A tecnologia da certificação digital é baseada em criptografia que utiliza cálculos matemáticos e o grande diferencial dos certificados digitais ICP-Brasil é a validação da identidade dos titulares.

Antes da emissão de cada certificado digital ICP-Brasil é feita uma rigorosa validação da identidade do titular realizada pelas Autoridades de Registro e só então as Autoridades Certificadoras da ICP-Brasil emitem o certificado digital.

A ICP-Brasil é uma infraestrutura formada por várias empresas com níveis de atividades diferentes que seguem normas e procedimentos técnicos estabelecidos por um grupo formado por representantes de órgãos do governo e sociedade civil – Comitê Gestor da ICP-Brasil.

Essa hierarquia de confiança é auditada regularmente por uma autarquia ligada a Casa Civil que é o ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

Assim como a história conta que os registros passaram da pedra para o papel, a sociedade brasileira precisa entender que é hora de adicionarmos a tecnologia computacional aos nossos documentos oficiais de identidade para não corrermos o risco da invisibilidade digital assim como a falta do Registro Civil deixar totalmente invisível a população não registada.

Porque Cidadão Digital Seguro?

Assim como o Cartório de Registro Civil valida e distribui com segurança os dados dos cidadãos para a sociedade, a ICP-Brasil valida e emite a identificação digital para os cidadãos de forma absolutamente segura e confiável.

O Certificado digital ICP-Brasil é a tecnologia mais completa e autônoma que temos no Brasil.

Mas atenção: O Certificado Digital não pode ser confundido com a Identidade Civil Brasileira, o nosso RG; tão pouco substitui a certidão de nascimento.

Essa Identidade Digital feita com certificados digitais ICP-Brasil é baseada em documentos oficiais que depois da validados recebem um código único para representar seu titular de forma inquestionável perante o sistema jurídico brasileiro.

Adicionalmente, os certificados digitais ICP-Brasil asseguram autoria, integridade, autenticidade, qualificação, confidencialidade e temporalidade às autenticações e aos documentos eletrônicos assinados por eles.

Promover a cidadania, inclusive a cidadania digital, é elevar a sociedade para que as pessoas possam usufruir dos benefícios e serviços providos pelo Estado e pela iniciativa privada assim como é a única forma de possibilitar o planejamento de políticas públicas para o melhor atendimento a população de um país.

AARB, ATID e ANCD participam em conjunto do Movimento Cidadão Digital Seguro

Manifesto do Movimento Cidadão Digital Seguro

AC SDI é credenciada como AC de 2º nível na hierarquia do Serpro

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!