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Conecta GOV.BR: programa que combate na prática a burocracia é finalista no Concurso de Inovação no Setor Público

Conecta GOV.BR: programa que combate na prática a burocracia é finalista no Concurso de Inovação no Setor Público

11 de novembro de 2021

SEMANA DE INOVAÇÃO 2021

Conecta GOV.BR: programa que combate na prática a burocracia é finalista no Concurso de Inovação no Setor Público

Saiba como essa iniciativa da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia facilita hoje a vida do cidadão

A vida de quem solicita serviços do governo brasileiro tornou-se mais fácil com o Conecta GOV.BR. O programa, que combate na prática a burocracia ao utilizar a integração de dados dos sistemas do governo, é finalista na premiação do Concurso de Inovação no Setor Público.

Os vencedores serão conhecidos nesta sexta-feira (12), às 10h30, na Semana de Inovação 2021.

Ao integrar os dados dos órgãos do governo para atender a solicitações que o próprio cidadão fez, o programa facilita e agiliza o atendimento. Na prática, permite que as pessoas deixem de peregrinar por órgãos públicos preenchendo formulários e entregando múltiplos documentos e certidões em balcões, caso já tenham fornecido antes esses mesmos dados para obter outros serviços da administração pública federal.

Todos os 45 órgãos do governo brasileiro hoje integrados ao Conecta GOV.BR obtêm de forma automática as informações que porventura já tenham sido fornecidas pelo usuário de serviços públicos. O que isso representa? Agilidade e mais eficiência no serviço público.

“O programa melhora a experiência do cidadão com os serviços públicos através da interoperabilidade de dados”, ressalta a diretora de Inteligência de Dados da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, Emmanuelle Oliveira. “A troca de dados entre os diversos sistemas de governo acontece de forma que o cidadão tenha um menor esforço no preenchimento das suas informações”.

Essa inovação já é aplicada em 568 diferentes serviços do governo brasileiro – como para a inserção na fila de transplantes do Sistema Único de Saúde (SUS) até a obtenção do Benefício de Prestação Continuada, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ou seja, se uma pessoa está inserida na fila de transplantes, seus dados serão obtidos de forma automática pelo INSS caso ela solicite o Benefício de Prestação Continuada. Ela não precisará apresentar os mesmos dados novamente no balcão.

Ganho de tempo em serviços já digitalizados

Além da maior facilidade em ter as solicitações atendidas, outro ganho é o da economia de tempo e de recursos do cidadão inclusive em serviços já digitalizados pelo governo. No Conecta GOV.BR, foi desenvolvida uma calculadora virtual para que as pessoas possam verificar quanto tempo estão poupando ao acessar um serviço onde existe a integração dos dados.

A perda de tempo com formulários extensos e documentos comprobatórios são dois pontos que o Conecta GOV.BR veio resolver.

“Antes você tinha formulário de 30, 40, 50 campos para ficar digitando. Ou tinha de ficar anexando documentos, como os de comprovação de renda, de que é uma pessoa com deficiência, de identificação em várias certidões que havia no governo. Chegamos à conclusão de que as pessoas estavam gastando em média 15 a 30 minutos mesmo em serviços que já eram digitais”, observa o coordenador-geral de Plataforma de Dados e Informações, Renan Gaya.

“Parece pouco na comparação serviço analógico com o digital, mas as pessoas gastam dados no celular e isso impacta naquelas de baixa renda, impacta também na acessibilidade. Às vezes, é o que determina utilizar ou não um serviço digital”.

A Secretaria de Governo Digital contabiliza 106 milhões de operações já realizadas com o Conecta GOV.BR para a aplicação de políticas públicas, por solicitação do cidadão. Além dos benefícios para esses usuários, há o ganho para o governo com a redução de erros e fraudes e ao deixar de conferir manualmente as informações apresentadas.

“Estamos trabalhando para avançar ao estágio de governo como plataforma, com o GOV.BR, ofertar serviços seguros preditivos, garantir que esses serviços sejam centrados no cidadão e fomentar a inovação em governo”, aponta o secretário de Governo Digital, Fernando Coelho Mitkiewicz.

“Para isso, precisamos evoluir ainda mais na governança de dados e na interoperabilidade, na segurança cibernética, na proteção à privacidade colocando o cidadão no comando dos seus dados e, ainda, na identidade digital”.

“Sobre a premiação*

Há 25 anos, o Concurso Inovação premia iniciativas que transformem a gestão pública, engajem o cidadão e a sociedade em geral. O Conecta GOV.BR está concorrendo este ano com o PIX, do Banco Central, e com o Free-la e time volante, da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal.

Semana de Inovação 2021 (Evento virtual)

Participação: gratuita

Como se inscrever e participar: https://semanadeinovacao.enap.gov.br/in

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