Últimas notícias

Fique informado

CFM estabelece uso do certificado ICP-Brasil para assinatura de documentos médicos digitais

29 de outubro de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O Conselho Federal de Medicina – CFM publicou no Diário Oficial da União – DOU desta terça-feira, 26, a Resolução CFM 2.299/2021, que regulamenta, disciplina e normatiza a emissão de documentos médicos em formato eletrônico.

A resolução destaca que a emissão de documentos médicos eletrônicos deverá ser feita mediante o uso de assinatura digital, gerada por meio de certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil, garantindo a validade legal, autenticidade, confiabilidade, autoria e não repúdio dos documentos.

Além disso, os documentos médicos deverão possibilitar o reconhecimento da assinatura digital por serviços de validação do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI ou por validador disponibilizado pelo CFM.

A normativa autoriza a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs para a emissão dos seguintes documentos médicos: Prescrição; Atestado; Relatório; Solicitação de exames; Laudo; e Parecer técnico.

Esses documentos podem ser emitidos tanto em atendimentos presenciais como à distância.

A Resolução entra em vigor 60 dias após a data de sua publicação.

Para o diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Egon Schaden Júnior, com a resolução o CFM garante a segurança dos documentos digitais eletrônicos de saúde: “ao estabelecer o uso das assinaturas qualificadas (ICP-Brasil) para assinatura de documentos médicos eletrônicos, o CFM garante a validade jurídica, a segurança, a autenticidade e interoperabilidade destes documentos, sendo esses atributos fundamentais para uma telemedicina segura para os pacientes e para os médicos.”

Fonte: ANCD

Sobre ANCD

Fundada em setembro de 2014, a Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é a defesa dos interesses do setor da Certificação Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Tecnologia implantada no Brasil há quase vinte anos.

A Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD reúne as maiores empresas e entidades que atuam no mercado de certificação digital no padrão ICP-Brasil. A associação busca representar a indústria da certificação digital nos mais diversos espaços de debate, garantindo que a ICP-Brasil permaneça sendo uma tecnologia aliada da digitalização segura do país e fomentando novos modelos de negócio para o setor.

Acesse a coluna da ANCD aqui!