Últimas notícias

Fique informado

Biometria facial do GOV.BR é utilizada em prova de vida para aposentados e pensionistas do TST

19 de outubro de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A prova de vida digital para aposentados e pensionistas por meio da biometria facial do GOV.BR chegou ao Judiciário

A partir de agora, magistrados, servidores aposentados e pensionistas do Tribunal Superior do Trabalho (TST) utilizarão a solução tecnológica do Governo Federal para comprovar suas identidades de forma mais ágil e segura.

A iniciativa, inédita no Poder Judiciário, é fruto de parceria entre o Tribunal e a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

O procedimento da prova de vida digital por meio do GOV.BR, além de mais rápido, evita deslocamentos desnecessários, fraudes e pagamentos indevidos.

Caio Mário Paes de Andrade – Secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mário Paes de Andrade.

O GOV.BR veio para simplificar e modernizar a relação entre a Administração Pública e todos os brasileiros que precisam fazer a prova de vida. A digitalização do serviço permite melhorias no atendimento aos beneficiários com maior agilidade, comodidade e segurança, tendo em vista, especialmente, os cuidados em saúde com este público”, aponta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mário Paes de Andrade.


De acordo com o TST, o uso da biometria facial, via GOV.BR, também facilita o processo do recadastramento dos beneficiários, tornando-o mais acessível aos aposentados e pensionistas do Tribunal, considerando que poderão cumprir essa exigência legal de qualquer lugar do mundo, bastando, para tanto, ter acesso a um dispositivo móvel e conexão com a internet.

A nova modalidade de recadastramento surge também como forma de preservar aqueles que se mostram vulneráveis neste período de pandemia do novo coronavírus.

O TST é o primeiro órgão do Poder Judiciário a utilizar essa tecnologia para fins de prova de vida. É um serviço que melhora o atendimento aos servidores inativos e pensionistas, pois permite que todo o processo seja executado de forma remota, segura e célere,” destaca a presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi.

O reconhecimento facial para os ministros e servidores aposentados e pensionistas do TST, pelo GOV.BR, já está disponível nos sistemas Android e iOs.

Para realizar a prova de vida digital, o beneficiário precisa ter sua biometria cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e baixar o aplicativo GOV.BR. A comprovação é feita por meio da validação facial, conforme instruções presentes no aplicativo.

Simplicidade e agilidade

Luanna Roncaratti – Secretária-adjunta de Governo Digital

A prova de vida realizada pelo GOV.BR é uma alternativa ao comparecimento presencial na agência bancária que o beneficiário recebe o provento ou a pensão.

A tecnologia já é utilizada pelo INSS, pelas Forças Armadas e pelos servidores aposentados e pensionistas da Administração Pública Federal.

A secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, destaca que a prova de vida é um dos mais de 3,3 mil serviços digitalizados pelo Governo Federal e que estão disponíveis para mais de 115 milhões de usuários cadastrados no GOV.BR.

Ela aponta que a transformação digital dos serviços públicos evita que as pessoas percam tempo em deslocamentos, filas ou preenchendo formulários em papel.

O GOV.BR aproxima o governo das pessoas, encurta distâncias e combate diretamente a burocracia”, finaliza.

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

Assinatura eletrônica do gov.br é obrigatória para contratação de empréstimo consignado

Você sabia que pode assinar documentos pelo gov.br?

Aplicativo do gov.br evolui e passa ser utilizado como eIDs em autenticação eletrônica