Últimas notícias

Fique informado

Os caminhos da massificação da Certificação Digital no Brasil

31 de agosto de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

AC SDI é credenciada como AC de 2º nível na hierarquia do Serpro

A AC SDI foi homologada em 13 de outubro de 2021, conforme publicação no DOU como uma AC de 2º nível do Serpro.

27 de outubro de 2021

Crypto ID entrevista: Pedro Motta – Como opera uma AC Pública da ICP- Brasil

Recebemos para uma entrevista Pedro Motta que tem 33 anos de Serpro para falarmos sobre a visão de uma Autoridade Certificadora pública

21 de outubro de 2021

A ICP-Brasil completou 20 anos nesse mês de agosto de 2021 e é um bom momento para refletirmos sobre a massificação da tecnologia da certificação digital que é uma das principais tecnologias de identificação eletrônica no Brasil

Por Daniel Schneider

Daniel Schneider

A pandemia do coronavírus acelerou em anos a adoção de documentos eletrônicos como um modelo de processo para formalizar acordos e transações.

As pessoas e empresas, pela necessidade de viabilizar transações de forma remota e obter o respaldo legal, descobriram na tecnologia da certificação digital como fazer transações no meio eletrônico de forma segura e confiável. Da mesma forma, os profissionais passaram a assinar digitalmente contratos, pareceres e todos os documentos relacionados as suas atividades.

Um excelente exemplo foi o que ocorreu na área de saúde em que os médicos, que já utilizavam o certificado digital para inúmeras atividades, passaram a poder emitir receituário médico digital, atestados e pedidos de exames clínicos assinando os documentos eletrônicos com certificados digitais ICP-Brasil.

A certificação digital dá validade jurídica aos processos que utilizam essa tecnologia, tornando as transações mais ágeis e permite a rastreabilidade que é muito importante, por exemplo aos processos fiscais como as NF-e, as notas fiscais eletrônicas.

A certificação digital veio pra ficar

Particularmente, eu trabalho com os certificados ICP-Brasil há muitos anos e meu primeiro contato com essa tecnologia foi exercendo atividades contábeis para clientes, depois como Autoridade de Registro da ICP-Brasil e muito em breve como uma Autoridade Certificadora. 

Posso afirmar que a certificação digital trouxe inúmeros benefícios aos escritórios contábeis e aos próprios clientes que passaram a ter mais transparência e velocidade em seus processos, principalmente no relacionamento com órgãos de governo.

O certificado digital ICP-Brasil trouxe grande evolução não só ao relacionamento com a Receita Federal do Brasil e também nos tramites fiscais como para outras inúmeras aplicações.

Agora, que o certificado digital ICP-Brasil foi percebido como uma ferramenta para todos e não só para nós contadores, vamos avançar na massificação dessa tecnologia. A partir da explosão digital vivida atualmente a certificação digital passou a ser reconhecida como a mais forte tecnologia de identificação digital com valor legal no Brasil.

Sim, é verdade que nem todos os documentos eletrônicos para ter validade no Brasil precisam ser assinados com os certificados digitais ICP-Brasil por todos os envolvidos, porque a legislação brasileira[i] reconhece outros processos de assinatura de documentos que utilizam diferentes tipos de assinaturas eletrônicas. No entanto, a maioria dos processos que utilizam outras formas de assinatura eletrônicas, utilizam pelo menos um certificado digital ICP-Brasil para fechar o documento eletrônico para que esse tenha o valor legal.

Um exemplo muito simples é como os Cartórios de Notas utilizam um tipo certificado digital fora da hierarquia da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil para assinar documentos eletrônicos para diversas finalidades. São documentos eletrônicos assinados por cidadãos com o uso do certificado e-Notariado, que é um certificado digital emitido em uma Autoridade Certificadora Privada dos Cartórios de Notas. Porém é importante registrar que, todos os documentos assinados pelas partes com certificado digital e-Notariado são finalizados com o Carimbo do Tempo e assinatura eletrônica do Notário produzida com o Certificado digital ICP-Brasil.

Desta forma demonstrada no parágrafo anterior, fica transparente para a população brasileira a diferença do certificado digital ICP-Brasil e das outras inúmeras formas de eIDs – Identidades eletrônicas existentes.

Quanto vale o não-repúdio?

Também num futuro breve a robustez da ICP-Brasil se mostrará mais eficiente e diferenciada em relação as outras tecnologias de identificação digital.

Cabe aos certificados digitais ICP-Brasil, a condição singular da irrefutabilidade – o que se chama no linguajar jurídico de não-repúdio -, característica não atribuída à outras formas de eIDs, seja para simples autenticação ou para a assinatura eletrônica.

A irrefutabilidade, em breve, será a próxima descoberta da sociedade em relação os certificados digitais ICP-Brasil. E, assim vamos caminhando passo a passo para o que chamamos de massificação da certificação digital no Brasil.

Daniel Schneider | CEO – AC SDI e Sócio Administrador da AR SDI Tecnologia. Contador Perito formado pela UNESA e Pós Graduado em Auditoria e Perícia, desde 2002. Se dedica a Ciência Contábil e ao empreendedorismo, e em 2018 entrou para o universo da Certificação Digital. Executou diversos trabalhos para empresas como:  AmBev S.A, Banco Citibank S.A, Johnson & Johnson S.A, São Paulo Alpargatas S.A, Direcional Engenharia S.A, Zara Brasil, Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A., Herchcovitch; Alexandre entre outras.



[i] No Brasil a validade de documentos eletrônicos está fundamentada na Medida Provisória 2.200-02 /2001 de agosto de 2001.  Recentemente a Lei 14.063 de 23 de setembro de 2020 complementada pelo Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

Serpro lança ProID: identidade para profissionais de órgãos públicos e conselhos de classe

Crypto ID entrevista: Pedro Motta – Como opera uma AC Pública da ICP- Brasil