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Os chatbots são projetados com inteligência artificial que permite configurar o robô para interpretar o que o interlocutor deseja e responder a partir disso

A tecnologia está inserida em todas as áreas de nossa vida e o setor automotivo não é exceção. Os chatbots, por exemplo, são uma tendência em alta no mundo todo por permitirem que empresas de todos os segmentos respondam rápida e apropriadamente a uma maior quantidade de pessoas, com base em suas estratégias de comunicação.

Pensando em empresas que compram e vendem automóveis, de que forma essa tecnologia baseada em inteligência artificial pode contribuir para o crescimento dos negócios? 

Com foco em comunicação digital, a Botmaker, uma plataforma de conversação avançada que possibilita responder rápido e bem em todos os canais de texto e voz, tem criado alternativas para a indústria automotiva, promovendo melhorias na experiência do consumidor e ampliando a capacidade de atendimento. 

A fabricante japonesa Toyota é uma das empresas que levou a tecnologia de bots para diferentes funções. Internamente, a empresa usa os chatbots para otimizar a comunicação com seus colaboradores, possibilitando consulta a informações sobre benefícios corporativos, tirando dúvidas de TI ou de assuntos administrativos relacionados à área de recursos humanos. 

Em paralelo, a gigante automobilística também recorreu à Botmaker para se comunicar com seus clientes no serviço de pós-venda – em situações como a de veículos que precisam de manutenção, o cliente recebe os dados do agendamento que são atribuídos automaticamente por geolocalização à concessionária mais próxima. 

Para que isso seja possível, os chatbots são projetados com inteligência artificial que permite configurar o robô para interpretar o que o interlocutor deseja e responder a partir disso.

Graças à tecnologia de machine learning(ou aprendizado de máquina), quanto mais conversas o robô tem, mais rápido ele aprende a interpretar as intenções dos usuários, promovendo, assim, melhorias contínuas que aprimoram a precisão das respostas. 

Outro caso conhecido na indústria automotiva é o da empresa compradora e vendedora de carros usados Kavak. Junto com a Botmaker, a empresa criou um novo canal para que seus clientes do mercado mexicano pudessem consultar os carros disponíveis para compra ou acompanhar seus processos de compra já iniciados. 

Segundo o CEO da Botmaker no Brasil, Julio Zaguini, a inteligência artificial dá aos bots a capacidade de interpretar as necessidades do usuário e o machine learning permite que aprendam a cada nova interação com os humanos.

Julio Zaguini,

“Nossa plataforma está sempre evoluindo. A cada semana, apresentamos uma nova feature ao mercado e aproveitamos para compartilhar conhecimentos e aprendizados dos robôs. As possibilidades de interação têm se expandido. Segundo pesquisa do WhatsApp Business API, uma a cada duas pessoas gostaria de se comunicar com mais empresas por meio de mensagens, e dois terços das pessoas se dizem confortáveis em trocar mensagens com bots“, completa o CEO

Inteligência artificial e foco em melhorias 


O mercado de chatbot cresceu exponencialmente em 2020, especialmente no setor de e-commerce, e as possibilidades são infinitas. Os bots no setor automotivo podem auxiliar concessionárias na compra e venda de automóveis, na estimativa do valor do carro que alguém deseja vender ou até para negociações de insumos entre indústrias do setor. Isso porque a tecnologia permite que as empresas conversem com milhares de pessoas ao mesmo tempo e em diferentes frentes por meio de robôs. Segundo Zaguini, os bots multiplicam as oportunidades de interação e negócios. 

Sobre a Botmaker 


A Botmaker é uma plataforma de conversação avançada que possibilita responder rápido e bem em todos os canais de comunicação digital. Sua tecnologia permite a conexão de bots e agentes de serviço para a criação de experiências digitais em mais de 20 canais de texto e voz, como e-mails, redes sociais, interação direta e anúncios, entre outros.

Com soluções de automação para negócios, atendimento ao cliente, marketing e operações de help desk, a plataforma impulsiona o crescimento dos negócios. A Botmaker nasceu com DNA digital e tem seu próprio motor de inteligência artificial com machine learning, que permite compreender e antecipar as necessidades dos usuários.

A empresa opera em 5 países (Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos e México), com clientes em mais de 35 países. É também parceira oficial para WhatsApp Solution Provider e Messenger API for Instagram, Google Business Messages, entre outros.

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