Últimas notícias

Fique informado

Banco Central altera data de início da Fase 2 do Open Banking

14 de julho de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Afinal, quais as reais oportunidades de negócio que o Open Banking pode gerar?

A operação do Open Banking envolverá os clientes, as instituições financeiras e de pagamento autorizadas a funcionar pelo Banco Central que lhes oferecem serviços

7 de junho de 2021

O Banco Central informou nesta quarta-feira (14) o adiamento do início da segunda fase do Open Banking, que estava prevista para começar na quinta-feira (15/07)

Por meio de uma nota o Banco Central informou o adiamento da segunda fase do Open Banking, que estava com previsão de início para quinta-feira (15/07). A nova data para a segunda fase é 13 de agosto.

De acordo com a nota a alteração da data foi um pedido formal da estrutura de governança do Open Banking.

“Atendendo pedido formal da estrutura de governança do Open Banking, dado que as instituições participantes estão finalizando os testes para a obtenção de certificações para homologação e registro de suas APIs, o Banco Central decidiu nesta data alterar o cronograma do início do lançamento da Fase 2 do projeto, que envolve o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, mediante seu prévio consentimento. Com isso, está sendo alterado esse início de 15 de julho para 13 de agosto de 2021.”

Segundo definição do BC o open banking é uma medida que visa definir as condições para o sistema financeiro do futuro, garantindo uma jornada digital ágil, segura e efetiva ao consumidor.

A segunda fase do open banking, consiste no compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, com seu consentimento.

Recentemente entrevistamos Marcelo Fernandes – gerente de Desenvolvimento de Negócios em Telecom, Seguros e Otimização da FICO América Latina – e ele reforçou e explicou como funciona o compartilhamento dos dados durante essa segunda fase.

Marcelo Fernandes – Gerente de Desenvolvimento de Negócios em Telecom, Seguros e Otimização da FICO América Latina

É preciso reforçar que o compartilhamento ocorre apenas se a pessoa autorizar, sempre para finalidades determinadas e por um prazo específico. E será possível para o cliente cancelar essa autorização a qualquer momento em qualquer das instituições envolvidas no compartilhamento.

Com informações: Banco Central

Marcelo Fernandes da FICO fala sobre a segunda fase do open banking

O que é o open banking e como ele funciona

Open Banking: Como essa tecnologia se relaciona com o Certificado Digital