Últimas notícias

Fique informado

Segunda onda da transformação digital ou conserto de investimentos mal feitos?

14 de julho de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Transformação digital e LGPD influenciam na procura por profissionais especializados em cibersegurança

O Brasil atualmente conta com a segunda maior força de trabalho em cibersegurança, atrás apenas dos Estados Unidos

10 de junho de 2021

Startups impulsionam transformação digital do mercado imobiliário e de construção civil

Startups como Docket e Botmaker se tornam grandes aliadas para transformação digital tanto no meio imobiliário quanto na construção civil

18 de maio de 2021

KPMG lidera transformação digital em prol da causa do câncer infantojuvenil

Objetivo é contribuir para elevar o índice do diagnóstico precoce nos casos de câncer em crianças e adolescentes para 80% no Brasil

16 de maio de 2021

A estratégia para a Transformação Digital do BIM

A concepção de uma estratégia de implementação de BIM é fundamental e deve estar alinhada com objetivos de negócio

11 de maio de 2021

Determine uma estratégia de transformação digital abrangente, que englobe tanto metas de curto como de longo prazo para a organização

Por Mauricio Prado Silva

Mauricio Prado Silva – Diretor-geral da Pegasystems para América Latina

A transformação digital já fazia parte das agendas corporativas bem antes da pandemia. Mas foi justamente durante a Covid-19 que muitas companhias se viram obrigadas a se tornarem, o mais rápido possível, digitais para se manterem no mercado.

Isso significou, em muitos casos, adoção de diferentes soluções, porém com pouca ou nenhuma estratégia. 

Ao implementarem rapidamente tecnologias para se adaptarem às necessidades sem um planejamento assertivo e bem definido, muitas organizações estão, agora, tentando consertar o roadmap de TI – é isso que define a segunda onda da transformação digital. 

As 3 ações errôneas que mais se repetiram ao longo da pandemia, e que hoje refletem negativamente nas empresas são:

Implementação de low-code sem planejamento: Com o objetivo de obter ganhos rápidos, muitas organizações implementaram a tecnologia, mas sem pensar em escalabilidade ou conexão com as demais, gerando aplicações   isoladas rodando em plataformas diferentes que não conversam entre si. Situações como essa ocasionam ineficiência do low-code.

Ter diferentes estratégias de comunicação com o público nas várias frentes de contato: Não padronizar o estilo de atendimento aos seus clientes, no app, site e chatbot leva a experiências desconectadas e ruins para os consumidores e, por consequência, a um maior risco de perda de clientes. 

Definir a estratégia comercial focada no produto: Não estabelecer ofertas voltadas a suprir as necessidades e expectativas dos clientes, mas sim focadas somente no portfólio de serviços ou produtos, foi outro grande equívoco cometido por muitas marcas.

Analisados estes erros, quais os passos e ações que as organizações devem seguir para voltar ao caminho correto quando o assunto se refere a investimentos de TI estratégicos e realmente assertivos?

Reavalie a estratégia de Transformação Digital: Analise se todas as implementações feitas durante a pandemia foram decididas a toque de caixa ou se há um planejamento, mesmo que intrínseco, de longo prazo. Determine uma estratégia de transformação digital abrangente, que englobe tanto metas de curto como de longo prazo para a organização.

Faça uma auditoria tecnológica: É necessário saber quais tecnologias estão funcionando, quais não estão e o porquê fazem parte do seu roadmap. É possível que muitas destas soluções implementadas às pressas estejam funcionando soltas, sem conexão com as demais.

Tente reunir todas as tecnologias em uma única plataforma low-code, para facilitar o dia a dia do time de TI e para o negócio fluir de maneira mais eficiente possível, tanto para os profissionais quanto para garantir resultados sempre melhores aos clientes. 

Adote uma abordagem de design thinking: Sucesso e prosperidade nos negócios requerem planejamento e equipe capacitada. Adote princípios de design thinking não apenas para ajudar a identificar os problemas que precisam ser resolvidos, mas para capacitar ainda mais todos os profissionais a resolver estes problemas com excelência.

Fomente uma cultura de inovação: Quando os colaboradores inovarem ou fizerem algo brilhante, que certamente fará a diferença se praticado por todos, valorize o trabalho do profissional e aplique a prática nova por toda a organização. Além de benefícios para o negócios, a empresa também retém e valoriza seus talentos.

Aposte em ações de Employee Experience: Com todas as mudanças causadas pela Covid-19, as percepções e preferências das pessoas agora são diferentes. Surgiu nos colaboradores uma necessidade por boas e satisfatórias experiências no dia a dia de trabalho.

Hoje em dia, sua organização pode ter as melhores ferramentas, mas se as pessoas que a compõem não estão bem, seu negócio não será bem sucedido. Funcionários felizes e engajados performam melhor e sua organização além de conseguir atrair, envolver e reter talentos, ainda terá o resultado disso no andamento, sucesso e prosperidade dos negócios.

A Transformação Digital está nas nuvens

Pesquisa global revela que CFOs brasileiros priorizam mais investimentos em transformação digital em comparação à média global

Precisamos acelerar a transformação digital inclusiva

CATEGORIAS

Destaques Notícias