Polícia Federal implementa nova Solução Automatizada de Identificação Biométrica
10 de julho de 2021O novo ABIS possibilitará a identificação de até 200 milhões de pessoas com o cruzamento de dados da impressão digital e o reconhecimento facial
Em cerimônia realizada dia 5 de julho na Academia Nacional de Polícia, o Diretor Geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, assinou contrato de aquisição e implementação do novo ABIS (Solução Automatizada de Identificação Biométrica), sistema que possibilitará a identificação de pessoas com coleta, armazenamento e o cruzamento de dados da impressão digital e o reconhecimento facial, de forma precisa e confiável.
A solenidade de assinatura do contrato contou com a presença do Sr. Ministro da Justiça e da Segurança Pública.
A atual gestão da PF estabeleceu, como uma das suas prioridades, a modernização da instituição, e a aquisição do ABIS é um passo fundamental nesse sentido.
A pretensão de contar com a ferramenta era um projeto antigo do órgão, que tivera pedidos anteriores negados por pendências junto ao Tribunal de Contas da União. Agora, o pedido da PF junto ao TCU foi bem sucedido, o que levou ao destravamento do processo de aquisição, que coloca a PF dentre as melhores polícias do mundo.
O ABIS objetiva atender as necessidades de todo o país e proporcionar a unificação de dados das Secretarias de Segurança Pública, em uma parceria da Polícia Federal com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e com os Estados. Essa parceria proporcionará às polícias judiciárias estaduais acesso seguro e eficiente a uma base biométrica nacional.
A Solução está projetada para armazenar, em 48 meses, dados de 50,2 milhões de pessoas, com possibilidade para expansões posteriores que poderão conter dados de até 200 milhões de indivíduos.
O ABIS já entrará em funcionamento abastecido com cerca de 22,2 milhões de dados, isso porque o sistema é uma evolução do AFIS (Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais), em uso há 16 anos na Polícia Federal, e referência internacional na identificação de impressões digitais na resolução de crimes, em casos de pessoas desaparecidas, na cooperação internacional e na identificação de corpos, como aconteceu em Brumadinho e nos acidentes aéreos da Chapecoense e da AIR FRANCE.
O AFIS ainda disponibiliza serviços de controle de emissão de passaportes, registros de estrangeiros, certidão de antecedentes e identificação criminal. Com o tempo, poderá haver a completa integração com outros modelos de identificação biométrica, como íris e voz.
Além das licenças de softwares que compõem a Solução ABIS, estão sendo adquiridos todo um conjunto de equipamentos modernos composto por estações de cadastramento, estações forenses e dispositivos móveis de coleta, verificação e identificação de alto padrão tecnológico.
Cada um dos Papiloscopistas Policiais Federais terá a sua disposição uma estação portátil ABIS operacional, apta a operar em qualquer unidade da PF, conectada ao ABIS central, permitindo assim, maior agilidade na análise de vestígios papiloscópicos revelados em cenas de crimes.
A impressão digital é a biometria mais usada no mundo, com vantagens de exatidão a um baixo custo e de rapidez na análise dos dados. Além disso, é o método mais adequado para grandes populações.
Só no Brasil, a identificação biométrica por impressão digital é usada há mais de 100 anos e conta com grande aceitabilidade social por parte dos brasileiros. Com a aquisição de sistema multi-biométrico, a PF dá mais um passo em direção ao futuro em sintonia com as melhores práticas internacionais.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal
Acompanhe como o reconhecimento facial e impressões digitais, de íris e voz estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!
Learn how facial recognition and iris, voice and fingerprints are being used to ensure accurate digital identification to mitigate fraud and provide users with comfort, mobility and trust. Read other articles here! Crypto ID, the largest Brazilian channel on digital identification. Read other articles here!
Descubra cómo se utilizan el reconocimiento facial y el iris y las huellas dactilares del voz para garantizar una identificación digital precisa para mitigar el fraude y brindar a los usuarios comodidad, movilidad y confianza. Crypto ID, el mayor canal brasileño de identificación digital. ¡Lea otros artículos aquí!