ABES promove debate sobre a importância da cultura de alfabetização de dados
30 de junho de 2021Mesa redonda sobre Alfabetização de Dados, com convidados internacionais, promovida pela ABES acontecerá dia 7 de julho, às 10h
A ABES – Associação Brasileira de Empresas de Software – realizará Mesa Redonda Internacional – Alfabetização de Dados, no dia 07/07, às 10 horas, para debater o tema e mostrar o passo a passo da criação de uma cultura de alfabetização de dados, destacando suas vantagens e desafios.
O encontro contará com a participação de especialistas como Jordan Morrow, especialista em Data Literacy; Valerie A. Logan, CEO & Founder of the Data Lodge; Paul Barth, Global Head of Data Literacy at Qlik; Cesar Ripari, Diretor de Pré-Vendas América Latina Qlik; Rodolfo Fücher, presidente da ABES; André Elias Gonçalves, Coordenador Comitê Desenvolvimento de Negócios da ABES e Diretor de Vendas da IN (Inteligência de Negócios); e Alcely Barroso, Global University Programs leader in Latin America da IBM Research e Coordenadora do Comitê do Futuro do Trabalho da ABES.
As inscrições gratuitas podem ser feitas aqui, o evento contará com tradução simultânea e também em libras, e caso não consiga acompanhar nesse dia, o debate ficará disponível no canal do Youtube da associação também.
“Vivemos hoje em uma era de geração exponencial de dados, vindos de diferentes fontes e formatos. Nesse contexto, saber falar a língua dos dados é algo imprescindível, tanto para que as empresas possam tomar a decisão mais acertada com os dados, quanto para o profissional, que se sente mais capaz e preparado para os desafios de negócio do dia-a-dia.”
“Alfabetização de Dados é uma habilidade, e que deve ser aprendida e compartilhada e em todos os níveis das organizações”, afirma César Ripari.
André Elias, a ABES dá um grande passo no sentido de chamar atenção e se apropriar de um tema emergente e de extrema importância.
“Abordar o assunto Data Literacy significa focar a necessidade que todos temos, de alguma maneira, de mais facilmente entender e aproveitar os vários Inputs que temos ou recebemos. Numa Sociedade com exceção de informações, a nossa capacidade de seleção e interpretação deve ser aperfeiçoada, a partir dos nossos filhos.”
“Trazendo isso para nosso ambiente profissional, significa dizer que as Empresas dependem não apenas de Tecnologia e Processos, mas de Pessoas capacitadas de fato para: ler, interpretar e transformar rapidamente os mais diversos Dados disponíveis em informações úteis.”
“Estamos falando de Cultura. Portanto, assim como o Data Literacy tem enorme impacto nas Empresas, também pode e deve ser explorado para elevação digital que se estabelece na Sociedade”, declara.
A associação está comprometida em proporcionar cada vez mais conteúdo e serviços para os seus associados e parceiros, com o propósito de contribuir para a construção de um Brasil digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos, de forma inclusiva e igualitária.
Por isso, a ABES tem atuado para assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente.
EVENTO: Mesa Redonda Internacional – Alfabetização de Dados
Data: 07 de julho
Hora: 10h
Sobre a ABES
ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos.
Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.
Desde sua fundação, em setembro de 1986, a ABES busca ser relevante para seus associados e referência nacional e internacional do setor de tecnologia. Recentemente, a entidade lançou em parceria com a EY, o diagnóstico LGPD, ferramenta on-line gratuita e o índice LGPD/ABES, com o objetivo de ajudar as empresas a analisarem seu nível de adequação perante a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Com a base nos mais de 3 mil diagnósticos realizados, o índice LGPD ABES, apontam que cerca apenas 40% estão em conformidade com a LGPD.
Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 22 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 208 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de 63,7 bilhões em 2019.
Proteção de Dados é debate de evento da ABES com especialistas internacionais
ABES remove mais de 79 mil conteúdos ilegais na internet em 2020
Mais de 56% das empresas de tecnologia precisam se adequar à LGPD, aponta índice da ABES