Últimas notícias

Fique informado

Conduzida pela Pfizer, campanha de conscientização sobre doença rara usa tecnologia deepfake

16 de junho de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Soluti e BSSP realizam a 2ª edição do Congresso Nacional Online Pensar Contabilidade

Congresso 100% gratuito e online destinado a profissionais e estudantes

21 de maio de 2021

Certisign: o que você precisa saber do Pix cobrança e QR Code para não cair em golpes digitais

Pix Cobrança, modalidade na qual o boleto bancário é substituído por um QR Code ja está em funcionamento

17 de maio de 2021

73,4% dos empreendedores estão vendendo online durante a pandemia, revela pesquisa da Serasa Experian

Redes sociais lideram a lista de canais mais usados pelas micro, pequenas e médias empresas para comercializar produtos e serviços, revela pesquisa da Serasa Experian

12 de maio de 2021

Entrevista com Oscar Zuccarelli da Certisign sobre segurança cibernética

Oscar Zuccarelli, Gerente de Segurança da Informação, Proteção de Dados e Prevenção a Fraudes da Certisign.

22 de abril de 2021

Veja o que diz a Serasa sobre as mudanças na declaração IRPJ 2021. Ouça

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas.

3 de fevereiro de 2021

Veja o que diz Miguel Martins da AET Europe sobre gerenciamento de eIDS. Ouça

Como traçar a estratégia de IAM para sua organização? Confira o que diz a AET Europe, líder global em gerenciamento de identidades.

19 de janeiro de 2021

Tudo o que os comerciantes precisam saber sobre o PIX pela Soluti. Ouça

A Soluti, especialista em tecnologia da informação, explica em detalhes o funcionamento do PIX para os comerciantes

14 de dezembro de 2020

AET Europe e AARB reunem-se para gerar negócios para as ARs

AET Europe é uma empresa global na área de soluções de segurança digital. Com matriz na Holanda, escritórios na Suíça e em Portugal e representação no Brasil.

12 de abril de 2019

Intitulada Pausa pra Vida, ação usa tecnologia deepfake para reproduzir o sonho de um portador de amiloidose

O que filmes como “Solo: Uma História Star Wars”, “O Irlandês” e “Projeto Gemini” têm em comum com uma campanha de conscientização sobre doenças raras? O uso de uma tecnologia que pode revolucionar o mercado do entretenimento e da comunicação: o deepfake.

O vídeo da Campanha Pausa pra Vida, em celebração ao Dia da Conscientização sobre Amiloidoses (16 de junho), conta a história real de um portador de amiloidose, uma doença rara, que sonha em presenciar o casamento de sua filha. O inusitado da ação é que o paciente participou da cerimônia sem sair de casa.

O objetivo da campanha, conduzida pela Pfizer com apoio da Associação Brasileira de Paramiloidose – ABPAR, do Instituto Vidas Raras, do Instituto Lado a Lado pela Vida e da Casa Hunter, é conscientizar a população sobre a importância do reconhecimento dos sintomas das amiloidoses – um grupo de doenças raras progressivas, incapacitantes e irreversíveis –, do diagnóstico precoce e das possibilidades de tratamento.

O uso da tecnologia deepfake para a edição do vídeo surgiu como uma alternativa criativa e segura para que a campanha fosse viabilizada em tempos de pandemia, além de criar um cenário onde os sonhos se tornam realidade.

Márjori Dulcine, Diretora Médica da Pfizer Brasil

“Entendemos que a melhor forma de conscientizar a população sobre as amiloidoses era contar uma história real, de um portador da doença, que entende que pode melhorar a sua qualidade de vida ao se informar e buscar ajuda médica já no surgimento dos primeiros sintomas.”

Em outras palavras, que seus sonhos não precisam ser adiados ou descartados por conta da enfermidade. Porém, nosso desafio era contar essa história em um vídeo emotivo e positivo sem colocar em risco o nosso personagem real, afinal, ainda temos que nos resguardar contra a Covid-19”, Márjori Dulcine, Diretora Médica da Pfizer Brasil.

Ator, personagem real e tecnologia deepfake

Para viabilizar o plano, o maior especialista em vídeos deepfake do país, o jornalista mineiro Bruno Sartori, famoso por seus vídeos de humor utilizando a técnica, foi contratado.

No filme, Robson Campos, portador de polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), é surpreendido por uma cena na qual assiste a si mesmo levando a sua filha para o altar. O paciente emociona-se ao ver seu sonho concretizado, graças ao tratamento da doença.

Para o vídeo, a equipe de produção captou algumas expressões faciais do paciente e de sua filha por meio de telefones celulares. Em seguida, foi gravada a cena do casamento com um casting de atores contratados especialmente para a ocasião.

Na edição, Sartori substituiu as faces dos atores que representavam a noiva e seu pai pelos rostos do paciente e de sua filha, por meio da tecnologia do deepfake, fazendo-os contracenar no futuro. Como Campos não sabia ao certo porque havia captado a sua imagem, sua surpresa e emoção ao assistir seu sonho na tela é real.

Cristiane Santos, Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer Brasil

“Hollywood já usa o deepfake para rejuvenescer personagens de forma muito realista, por exemplo. Na publicidade e na educação, a tecnologia também vem ganhando espaço e revolucionando o mercado, pois amplia consideravelmente as possibilidades de geração de conteúdo de forma criativa, produtiva e segura. Avaliamos usar essa inovação também para uma comunicação de uma causa, a favor da informação e da conscientização”, comenta Cristiane Santos, Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer Brasil.

O filme da Campanha Pausa Pra Vida pode ser assistido nos perfis da Pfizer e das Associações de Pacientes parceiras nas redes sociais e no site www.pausapravida.com.br.

Uso da tecnologia Deepfake na publicidade

O uso do deepfake na publicidade ainda é raro, embora não seja inédito. Agências estão adotando a tecnologia para criar anúncios mais próximos do público-alvo de suas campanhas, mostrando que seu uso pode ser inofensivo e positivo.

Deepfake vem da junção de duas expressões em inglês: “deep learning” (“aprendizado profundo”) e “fake” (“falso”). Basicamente, os vídeos são criados a partir de inteligência artificial e reproduzem a aparência, as expressões e, em alguns casos, até a voz de alguém do mundo real.

Saiba mais sobre amiloidose

As amiloidoses são um grupo de doenças raras, de fator genético ou hereditário, causadas pelo depósito de proteínas insolúveis no corpo. Ao contrário das proteínas normais do corpo, que são capazes de se degradarem, essas proteínas insolúveis se depositam nos órgãos e tecidos, causando danos.

Elas formam os chamados “depósitos amiloides”, que geram uma fibra nos tecidos, incapaz de ser eliminada pelo organismo. Em geral, o diagnóstico da doença é difícil, pois os sinais e sintomas são vagos e levantam suspeitas de diversos problemas de saúde.

Entre os principais sinais, estão: perda de peso; falta de ar; inchaço nas pernas e tornozelos; urina espumosa; formigamento nas mãos e pés; constipação alternada com diarreia; aumento da língua; fácil formação de hematomas, principalmente ao redor dos olhos.

A doença é irreversível, mas um diagnóstico precoce pode acelerar o início do tratamento e proporcionar uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes. O Dia da Conscientização das Amiloidoses foi incorporado ao calendário oficial da cidade de São Paulo em 2018.

A Campanha Pausa Pra Vida reforça a conscientização sobre a doença não só junto ao público, mas também aos profissionais de saúde e médicos. O Ministério da Saúde estima que cerca de 5 mil brasileiros possuam a doença, embora mais de 90% deles ainda não tenham sido diagnosticados.

Quando as deepfakes se tornam armas

Ataques a Fintechs e DeepFake irão avançar em 2020, afirma Bitdefender

Artificial Intelligence, Facial Recognition Face Curbs in New EU Proposal

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!