Últimas notícias

Fique informado

Inmetro torna-se AC de 1º nível da ICP-Brasil

10 de junho de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 10 de junho, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) tornou-se Autoridade Certificadora (AC) de 1° nível da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson e Diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Carlos Fortner

Como autoridade certificadora, o Inmetro não fornecerá certificados digitais, mas credenciará Autoridades Certificadoras de 2º nível para que possam emitir certificados OM-BR – certificação digital para objetos metrológicos – como bombas de combustível, balanças, taxímetros, dispositivos de controle de velocidade, medidores de consumo de água, energia e gás, entre outros.

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Carlos Fortner, destacou a importância deste credenciamento:

“A sinergia única entre ITI e Inmetro permitiu, em cerca de 3 meses, fazer caminhar um projeto indispensável para o Brasil, iniciado há quase uma década. A partir da instalação das novas bombas, o consumidor finalmente terá condições de conferir por um app em seu celular, se o volume abastecido é de fato aquele pelo qual está pagando. As equipes envolvidas, tanto do Inmetro quanto do ITI, estão de parabéns por esta importante entrega à sociedade e para o Brasil moderno que todos queremos ver”.

Fortner destacou ainda que o projeto OM-BR abre, tanto dentro do conceito Internet das Coisas quanto do conceito de cidades inteligentes, um novo universo de oportunidades para a ICP-Brasil, à medida em que novos objetos passem a utilizar certificados digitais.

Para o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson: “A certificação digital de objetos é uma iniciativa inédita, que vai levar para outro patamar as atividades de controle de objetos metrológicos. Trata-se de um importante passo para oferecer à sociedade uma ferramenta adequada para superar os desafios da economia 4.0. Queremos usar as novas tecnologias e contar com a participação dos consumidores e usuários para atuar de maneira cada vez mais inteligente e efetiva, porque é isso que a sociedade espera de nós e é isso que queremos entregar”.

Participaram também da cerimônia realizada nesta quinta-feira, 10 de junho, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) tornou-se Autoridade Certificadora (AC) de 1° nível da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil outros executivos das equipes do Inmetro e ITI.

Carlos Fortner – Diretor-presidente do ITI, Luiz Fernando Rust da Costa do Carmo – Coordenador-Geral do Centro de Capacitação do Inmetro, Maurício Coelho – Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Rodolfo Saboia Souza – Chefe da Divisão de Metrologia do Inmetro, Rodrigo Pereira David – Pesquisador Tecnologista do Inmetro, Marcelo Paiva Fontenele – Diretor do Departamento de Segurança da Informação.

Saiba mais

Em 09 de março de 2021, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 103, de 8 de março de 2021, que dispõe sobre o processo de certificação digital, define os critérios para credenciamento na Autoridade Certificadora do Inmetro (AC Inmetro) e a descrição do leiaute dos certificados digitais.

Cerimônia da entrega das chaves públicas do INMETRO como AC de 1º nível da ICP-Brasil será dia 10 de junho

Deferido o pedido de credenciamento à ICP-Brasil da AC INMETRO

INMETRO define regras para certificados OM-BR aplicados aos Objetos Metrológicos

Primeiros equipamentos da ICP-BRASIL são certificados pelo INMETRO

Sobre o ITI

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz.

Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!

Publicado decreto com novas atribuições para o ITI