Últimas notícias

Fique informado

Era Digital: o uso da tecnologia na educação

19 de maio de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024


Escola Educandário, de São Paulo, mostra como o uso da tecnologia está sendo primordial para o desenvolvimento dos alunos

 A educação e tecnologia nunca estiveram tão ligadas como no atual cenário da sociedade. Adicionar novas ferramentas à didática em sala de aula, torna a aprendizagem mais interessante e dinâmica aos alunos.

A Escola Educandário, de São Paulo, iniciou a implementação da tecnologia em 2018, por meio da Big Brain, principal parceira da Microsoft na América Latina, que desenvolve soluções de tecnologia educacional.

O diretor de planejamento da Escola Educandário, Alessandro Bernardo, ressalta que os recursos tecnológicos utilizados hoje, são tão importantes quanto as demais disciplinas. Integra-se como um meio, mas também é algo que precisa ser aprendido.

Em 2020, alguns dias antes de iniciar a pandemia do Covid-19, os professores realizaram o treinamento para utilizarem a plataforma da Microsoft Teams, conhecendo as melhores técnicas para a sala de aula online.

“Esse treinamento foi o que nos salvou, pois, conseguimos iniciar o ensino remoto com os professores familiarizados com a ferramenta. Foi bem mais fácil para adaptação de todos e tivemos bons resultados com o engajamento do corpo docente”, afirma Alessandro.

Com esses recursos, algumas atividades recreativas, como festa junina, comemorações dos dias das mães e dos pais, foram possíveis de serem realizadas pela escola.

Na festa junina, por exemplo, estruturaram um ambiente online característico do tema e alguns jogos, como na pescaria, que os alunos escolhiam o número do peixe e os professores pescavam, depois as prendas foram enviadas aos estudantes.

Esses novos meios de atividades geraram uma boa repercussão entre os pais e alunos, já que houve uma maior interação e proximidade mesmo de forma virtual. Outra forma de aproximar professores e alunos, foi a inserção da imagem da sala de aula no plano de fundo, projetando uma visão de ambos estarem na sala.

O Educandário iniciou o projeto Future School, em parceria com a Big Brain, criando um espaço para aguçar a criatividade e inovação dos alunos a partir do 3° ano. Algumas ferramentas utilizadas são o Office 365, do jogo interdisciplinar Minecraft, recursos 3D e entre outros.

É uma sala com multi-configuração, com arquibancada, mesa, puffs e tapetes, com isso, cada aluno ou grupo pode estar em modalidades diferentes de aprendizado ao mesmo tempo.

Em 2021, já está no planejamento da escola o lançamento de mais uma sala Future School, focado em produção tecnológica, como construir uma mão biônica com estudantes.

Além da implementação da tecnologia, vale ressaltar que o acompanhamento personalizado e o treinamento constante dos docentes pela Big Brain são relevantes para garantir o sucesso das ferramentas digitais no dia a dia da escola.

Matheus Araújo – Analista pedagógico da Big Brain

O analista pedagógico da Big Brain, Matheus Araújo, ressalta que este apoio constante é de suma importância para os professores, pois faz toda a diferença para que os resultados educacionais realmente se concretizem, por meio do contato entre professores e alunos.

Alessandro ressalta que mesmo após as aulas retornarem 100% de forma presencial, o Educandário pretende continuar utilizando a tecnologia para aula de idiomas e empreendedorismo, por exemplo.

“Após a pandemia, a tecnologia se mostrou como um instrumento muito importante. Por um lado se perdeu o contato pessoal, mas, por outro lado, a educação também ganhou muito, devido ao aceleramento da inovação no setor e todo o corpo docente precisou se engajar”, comenta o diretor de planejamento, Alessandro.

Sobre Big Brain

Fundada em 2015, a Big Brain, principal parceira da Microsoft na América Latina, desenvolve soluções de tecnologia educacional, empoderando instituições de ensino no processo de transformação digital e criação de projetos de educação tecnológica.

Com sede em Curitiba, recebeu diversos prêmios internacionais pelos produtos e serviços inovadores como LATAM (América Latina e região do Caribe) de Parceiros do Ano da Microsoft 2020, nas categorias Customer Experience (Experiências do Cliente) e Diversity and Inclusion Changemaker (Diversidade e Criador de Mudanças de Inclusão).

Atualmente, o diretor Arioston Rodrigues está à frente da empresa, conhecida como referência em tecnologia educacional global e atende as necessidades de gestores, professores e alunos das redes privadas e públicas, transformando o mercado de tecnologia educacional.

Fundo Abaporu investe em área da educação com escola de tecnologia

O DNA da vertical educação acelera a criação de ambiente digital mais seguro

Privacy Tools fecha parceria com Security Culture, empresa especializada em educação corporativa

Temos novidades sobre o Diploma Digital Brasileiro na entrevista com a Contraktor

Provas online: uso de inteligência artificial para evitar fraudes