Últimas notícias

Fique informado

Estratégia de Governo Digital 2020-2022 tem 30% das metas já concluídas

18 de maio de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O governo brasileiro já entregou 30% das metas previstas

Nova forma de assinatura digital para a Declaração do Imposto de Renda está entre os avanços recentes que facilitaram a vida do cidadão

Lançamento da nova plataforma de participação social “Participa +Brasil”, acordos corporativos com grandes fabricantes de tecnologia da informação (como Microsoft, Oracle e IBM), consolidação dos aplicativos móveis de governo nas lojas virtuais.

Esses são algumas das iniciativas concluídas na Estratégia de Governo Digital 2020-2022.

Parte desses avanços são perceptíveis na vida cotidiana do brasileiro

E fazem uma diferença e tanto. Neste momento, por exemplo, os brasileiros já têm acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda porque a iniciativa de disponibilizar novos mecanismos de assinatura digital está concluída. O que isso significa? Facilidade e agilidade para o contribuinte.

Até então, apenas quem detinha certificado digital, que é pago, acessava essa modalidade na Receita Federal. Com a regulamentação da assinatura eletrônica avançada, gratuita pelo gov.br, o cidadão que tiver cadastro na plataforma do governo federal pode requerer a Declaração pré-preenchida.

Inclusive os milhares de clientes de uma das 7 instituições financeiras já integradas (Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Banrisul, BRB, Bradesco e Santander) também podem. Hoje, 100 milhões de pessoas estão cadastradas no gov.br .

“A transformação digital que empreendemos no governo não volta atrás”, avalia o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade. “O que a gente busca é atender ao usuário criando um Estado único para um cidadão único, o que é concretizado com o gov.br ”.

Comitê de Acompanhamento

O Comitê bipartite de acompanhamento da Estratégia de Governo Digital, formado por gestores da Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República e da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, avaliou neste mês que, das 58 iniciativas da Estratégia, 17 já estão concluídas. Foi a 4ª reunião do Comitê.

Luis Felipe Monteiro

Outras 35 iniciativas estão em execução. Há ainda duas em fase final de planejamento e quatro a serem iniciadas.

“A aceleração da transformação digital brasileira é perceptível. Durante a pandemia, o atendimento digital tornou-se a única alternativa em diversos locais, onde houve restrição de deslocamento de pessoas e agências de governo fechadas”, observa o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.

A Estratégia de Governo Digital tem seis princípios: Governo Centrado no Cidadão, Integrado, Inteligente, Confiável, Transparente e Aberto, e Eficiente. Entre as metas, está a digitalização total dos mais de 4,3 mil serviços do governo brasileiro até o final de 2022.

Destaques entre as iniciativas concluídas

– Criado barramento de interoperabilidade dos sistemas do Governo federal – integração de operações dos órgãos federais – para que pessoas, organizações e sistemas computacionais compartilhem dados.

– Mais de dois milhões de validações biométricas mensais para serviços públicos federais.

– Melhoria nos índices da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de quantidade de bases de dados abertos e de aperfeiçoamento da qualidade dessas bases.

– Negociação de acordos com grandes fornecedores de Tecnologia da Informação e Comunicação, com redução de 20% dos preços iniciais praticados.

– Publicação do guia de adequação e conformidade dos órgãos com os requisitos da LGPD.

– Lançamento da nova plataforma de participação social Participa +Brasil.

– Consolidação da oferta dos aplicativos móveis na conta única do governo federal nas lojas virtuais – exemplo: ConecteSUS.

– Disponibilização de novos mecanismos de assinatura digital ao cidadão com a criação e implementação da assinatura eletrônica avançada.

Conheça a Estratégia de Governo Digital e acompanhe as entregas de cada órgão do governo federal: gov.br/governodigital/pt-br/EGD2020

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!