Últimas notícias

Fique informado

Gov.br agiliza verificação de dados do Cadastro Ambiental Rural nos estados

14 de maio de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Assinatura eletrônica e certificado digital: as novas ferramentas que tem impulsionado o Agronegócio

A assinatura é usada para garantir e autenticar o que é assinado em determinado documento, mensagem ou transação digital

14 de maio de 2021

GOVERNO DIGITAL

Análise dinamizada dos dados declarados no Cadastro é fundamental para a regularização fundiária e a implantação efetiva do Código Florestal Brasileiro

Uma ferramenta desenvolvida pelo governo federal vai permitir a análise dos dados declarados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) de forma automatizada, por meio de mapeamentos georreferenciados, e garantir mais agilidade e precisão ao processamento.

O módulo de Análise Dinamizada do CAR foi lançado em evento virtual nesta quinta-feira (13) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a presença da ministra Tereza Cristina, do diretor de Regularização Ambiental do Serviço Florestal Brasileiro, João Adrien, e do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, entre outras autoridades.

O Serviço Florestal Brasileiro desenvolveu a ferramenta em parceria com a Universidade Federal de Lavras e em conjunto com os estados.

No Mapa, há uma equipe da Startup gov.br, da Secretaria de Governo Digital, atuando justamente para acelerar a digitalização e usar sua expertise para entregar serviços mais fáceis e ágeis para o cidadão.

O AnalisaCAR utiliza tecnologias de sensoriamento remoto e pode processar a análise de milhares de cadastros simultaneamente.

Com a ferramenta, os estados poderão qualificar a base de dados do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), que já conta com mais de 6 milhões de registros.

O Amapá será o primeiro estado a ter o sistema implantado. Até o fim do ano, pelo menos 10 estados deverão estar utilizando a ferramenta, que será disponibilizada para todo o país em um prazo de dois anos, segundo o Mapa.

Importância da agilização do processo

A análise dos dados declarados no CAR é fundamental para a implantação efetiva do Código Florestal Brasileiro, que, conforme a ministra Tereza Cristina lembrou durante o lançamento, deve contribuir para que o crescimento da produção agrícola ocorra em sinergia com a conservação ambiental.

Até o momento, com a análise manual feita por equipe técnica, cerca de 3% dos cadastros da base do Sicar passaram por algum tipo de análise.

Caio Mario Paes de Andrade

“A transformação digital veio para mudar. Tudo o que fazemos no digital não volta atrás, só vai pra frente, se solidifica, fica mais eficiente, mais rápido, mais confiável, mais barato. Essa é a transformação que temos de fazer para, no final do dia, atender o cidadão lá na ponta. O que a gente busca na transformação digital do governo é atender ao usuário criando um Estado único para um cidadão único, que é o gov.br “, afirmou o secretário especial Caio Mario Paes de Andrade.

Que no evento assinou com a ministra o Acordo de Cooperação Técnica para Implantação da Análise Dinamizada e Melhoria Contínua desse processo através do gov.br e outros instrumentos.

O gov.br é a plataforma única do governo federal que reúne todos os 4,3 mil serviços e hoje dispõe de 100 milhões de pessoas cadastradas. Do total de serviços do governo brasileiro, 68% já estão digitalizados.

Como funciona a Análise Dinamizada

O módulo de Análise Dinamizada faz cruzamentos automatizados que verificam as informações geográficas declaradas pelo proprietário rural e apontam a situação de regularidade ambiental dos imóveis em relação às áreas de preservação permanente, de reserva legal e de uso restrito. E ainda, quando for o caso, da localização de excedentes de vegetação nativa.

À medida que os estados implantarem a solução tecnológica, os produtores rurais poderão solicitar a análise dos seus cadastros pela Central do Proprietário e Possuidor.

No caso de existirem divergências entre as informações declaradas e as bases de referência, o sistema propõe de forma automática a retificação das informações.

O produtor pode concordar com as alterações propostas ou solicitar que o seu cadastro seja revisado por uma equipe técnica.

Caso ele concorde com os resultados da análise, poderá seguir os trâmites estipulados pela legislação.

Caso o produtor rural não concorde com os resultados da análise, o CAR continuará ativo, mas seguirá para análise manual por parte do técnico estadual responsável.

Por meio da qualificação e análise do CAR, o produtor poderá seguir para a etapa da regularização ambiental definitiva. Se a propriedade estiver regular frente à legislação, o produtor terá sua situação de regularidade reconhecida pelo órgão público. Caso necessite regularizar-se à lei, terá à disposição os instrumentos de regularização estipuladas pelo Código Florestal.

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

Assinatura eletrônica e certificado digital: as novas ferramentas que tem impulsionado o Agronegócio

Certificado Digital para produtor rural: por que utilizá-lo? – Ouça

Importância da tecnologia em nuvem no setor de agronegócio