Últimas notícias

Fique informado

Muitos servidores públicos estão trabalhando em casa. E a segurança, como fica?

12 de abril de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Conheça a opção de desktop virtual que aumenta a segurança, facilita a mobilidade e padroniza estações de trabalho de órgãos públicos

A pandemia levou muitas empresas a adotarem o teletrabalho em algum grau. No setor público, cerca de 25% dos servidores exercem trabalho remoto desde 2020, contra aproximadamente 8% das pessoas no setor privado. A informação foi apontada por uma pesquisa divulgada pela Agência Brasil em novembro do ano passado.

Com tanta gente usando computadores particulares para acessar dados de órgãos públicos, a questão da segurança se impõe. Como se prevenir contra ataques virtuais, que também aumentaram com a pandemia?

Medidas como o uso de antivírus atualizado, além de cuidados com as senhas de acesso, estão na ordem do dia. Mas a adoção de uma solução como o desktop virtual em nuvem agrega camadas a mais de segurança ao proporcionar:

  • tráfego de rede criptografado
  • ambiente monitorado e auditado
  • redes segmentadas
  • firewall corporativo
  • duplo fator de autenticação
  • ambiente de trabalho oficial e protegido


A virtualização de ambientes de trabalho é um dos serviços oferecidos pelo Serpro, batizado como Escritório Virtual em Nuvem. Trata-se de uma estação virtual que o servidor público pode acessar a partir de seu computador particular, o que permite trabalhar em casa com a mesma segurança que haveria em uma máquina no escritório ou repartição de origem.

Isso significa permitir que, de casa, o servidor acesse documentos, softwares e dados como se estivesse na máquina localizada no órgão público.

Além da segurança, há também integração com redes locais e possibilidade de auditar os acessos a documentos e serviços. O servidor público utiliza uma interface padronizada pelo órgão e a instituição ganha em escalabilidade, podendo replicar estações de trabalho com facilidade.

Formas de acesso com segurança

O acesso ao ambiente virtual pode se dar por meio de estação de trabalho comum ou por dispositivos compatíveis com o cliente, de acesso virt-viewer (recurso que permite visualização do console de máquinas virtuais).

Todo o serviço disponibilizado passa por uma camada de segurança que garante o acesso aos recursos mediante o uso de credenciais válidas.

Órgãos públicos conectados à Rede Serpro, seja através da rede local, infovia-bsa ou rede de longa distância, terão acesso de forma direta, via liberação de regras de firewall. Os clientes que acessarem o Escritório Virtual em Nuvem por meio da internet terão acesso ao Ambiente com a utilização de certificado digital.

Quer saber mais sobre o serviço?

Solicite uma apresentação para nossa equipe e entenda como o serviço pode facilitar o trabalho órgãos públicos. Acesse a página do Escritório Virtual em Nuvem do Serpro.

Fonte: Serpro

Segurança em primeiro lugar: 3 avanços-chave para o futuro da criptografia

Consumidoras se preocupam com segurança digital, mas menos de 50% delas adotam medidas preventivas durante a compra online

Eterno lockdown: como o Covid-19 afetou a cibersegurança

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!