Últimas notícias

Fique informado

Identificação Civil: ABRID e Conadi celebram novo Acordo de Cooperação Técnica

15 de março de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O Acordo tem por finalidade estabelecer e regulamentar um programa de cooperação técnica relacionado a atividades ligadas a área de identificação civil e criminal desenvolvidas no país.

Na última quarta-feira, 10 de março, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – ABRID e o Conselho Nacional dos Diretores de Órgãos de Identificação – Conadi celebraram novo Acordo de Cooperação Técnica. 

O Acordo tem por finalidade estabelecer e regulamentar um programa de cooperação técnica relacionado a atividades ligadas a área de identificação civil e criminal desenvolvidas no país, incluindo dados sobre novas tecnologias de bens e serviços aplicáveis à identificação digital e à segurança documental em áreas de interesse comum e outras atividades afins.

Há mais de uma década que as entidades trabalham em conjunto na busca da melhor solução para a identidade civil no Brasil.

Esse novo acordo ratifica essa parceria, sobretudo nesse momento no qual o país se prepara para uma nova regulamentação da identidade civil, inclusive da identidade civil digital. 

ABRID e Conadi estarão trabalhando de forma colaborativa junto às instituições públicas do Governo Federal, representando os Institutos de Identificação de todas as Unidades da Federação (UFs). 

A ABRID fornecerá todo suporte tecnológico necessário para atender às necessidades dos Institutos para que possam emitir o Registro Geral (RG) com tecnologia de ponta e segurança, além de possibilitar a integração dos bancos de dados. Isso favorecerá a emissão do documento digital gerado de um documento físico seguro. A partir desse momento, as entidades trabalharão em conjunto no desenvolvimento de projetos pilotos entre as UFs e o Governo Federal, buscando a integração dos bancos de dados biométricos e verificação dos RGs emitidos. 

O presidente executivo da ABRID, Célio Ribeiro ressaltou a importância dessa iniciativa: “É nosso desejo que finalmente a Identificação Civil no Brasil possa ser concretizada de uma forma moderna e, principalmente, segura. É fundamental a integração do Governo Federal e as UFs através dos legítimos representantes da Identificação Civil, que sãos os Institutos, respeitando o Pacto Federativo e a consequente autonomia dos estados na emissão dos documentos de identidade.” Carlos César Saraiva, presidente do Conadi, disse que o Conselho continua empenhando na defesa de que o RG do cidadão brasileiro permaneça sendo emitido pelos Órgãos oficiais de identificação civil:

Célio Ribeiro

Um documento tão importante quanto a carteira de identidade deve ser emitida por profissionais habilitados, de modo a garantir, dentre outros benefícios, a segurança do cidadão, o acesso aos direitos e a redução de crimes e fraudes”.

O vice-presidente do Conadi, Antonio Maciel, agradeceu à ABRID pela parceria histórica: “A ABRID sempre esteve junto aos Órgãos oficiais, defendendo-os como legítimos responsáveis pela identificação civil do brasileiro e a renovação desse acordo, neste momento onde estão sendo decididos os novos rumos da Identificação Civil no Brasil, confirma essa trajetória

Fonte: ABRID

Novos Padrões da Carteira de Identidade é pauta de reunião entre Serpro e ABRID

Padronização de documentos de identificação digital é tema de reunião entre ITI, Abrid e ministro da Casa Civil