Últimas notícias

Fique informado

O cenário da LGPD nos meios de pagamento

17 de fevereiro de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A LGPD alterou as políticas dos meios de pagamento e trouxe mais segurança e conforto para o empreendedor e para o consumidor

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), vigente desde agosto de 2020, foi criada para trazer mais segurança e autonomia aos usuários em suas relações com empresas que usam seus dados, com o intuito de proteger os dados pessoais sensíveis de clientes de empresas públicas e privadas de todos os portes ao aplicar uma multa de até R﹩50 milhões em casos de infração.

Neste contexto, a preocupação com a finalização das adequações à LGPD é imprescindível no planejamento de um novo negócio ou até mesmo na adequação do e-commerce já existente.

Embora as empresas da meios de pagamento já lidem com a tecnologia e com os desafios que o meio digital apresenta, promovendo medidas para sigilo dos dados, a LGPD traz mudanças às quais elas devem se adequar, já que cabe às empresas a responsabilidade de garantir um ambiente seguro, otimizado, amigável e conveniente.

Natália Tukoff – Diretora comercial e de marketing da Yapay

“Meio de pagamento digital sempre foi uma indústria que tratou esse tema de forma muito cuidadosa por trafegar dados extremamente sensíveis como cadastro, histórico e dados financeiros de uma transação. Mesmo assim, na mesma velocidade que a indústria investe em novas validações, verificações e sistemas anti-fraudes, as fraudes e violações de segurança crescem e se diversificam.”

Por isso, muitos são os recursos utilizados para minimizar a exposição de dados, inclusive armazenamento dos cadastros e logins simplificados e compartilhados. É imprescindível deixar claro para o usuário o fim de cada utilização e ter a autorização que ele está ou não de acordo com a utilização e armazenamento.”, explica Natália Tukoff, diretora comercial e de marketing da Yapay, unidade de pagamentos do Grupo Locaweb.

Na plataforma da Yapay, por exemplo, a política e termos de uso são voltadas tanto para o usuário-comprador como para o cliente-vendedor e são claras, detalhadas e objetivas e constantemente sob revisão para se adequar ao mercado e aos novos produtos.

Além disso, de acordo com as políticas do grupo Locaweb, a Yapay informa a todos os usuários como funciona o armazenamento, tráfego e criptografia de dados que trafegam na base da empresa. LGPD

Vale destacar que o usuário e consumidor brasileiro faz questão de estar inteirado com as novidades do mercado e principalmente, que envolvam o digital, por isso é importante mostrar a ele que a empresa que ele está criando um relacionamento é segura e confiável.

Assim, além de estar dentro das novas normas, possivelmente, fideliza o cliente para próximos acessos, como explica a diretora: “Apesar do tema ser super recente e atingir para tomada de medidas, inicialmente, os fornecedores de solução tecnológica e vendas, os consumidores brasileiros estão sempre atentos a mudanças e dispostos a experimentar, obviamente tomam rapidamente ciência de qualquer mudança que os atinge e claro, irão exigir que as leis que os protegem sejam aplicadas.”

A segurança de dados na medicina diagnóstica para atender a LGPD. Por Franco Motta

Sobre a Yapay

A Yapay é uma Plataforma de Pagamentos e unidade de e-commerce da Locaweb – com mais de 10 anos de atuação no segmento de pagamentos, e oferece produtos com funcionalidades que proporcionam performance, conversão e escalabilidade aos projetos de seus clientes. As principais soluções oferecidas pela Yapay são voltadas para o mercado de e-commerces, startups e autônomos. Para mais informações, acesse:https:// www.yapay.com.br

Conheça as ações da ANS para a implementação da LGPD

Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e a Criptografia Homomórfica

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!