Percival Jatobá, VP da Visa, destaca o aumento no limite do valor de pagamentos por aproximação sem senha
23 de dezembro de 2020A Abecs aprovou ontem (22/12), o pleito da indústria de aumentar mais uma vez o limite de valor para pagamentos por aproximação sem o uso da senha para R$ 200, o dobro do valor anterior anunciado em julho
Assim, espera-se que as transações com a tecnologia NFC ganhem ainda mais escala e continuem a proporcionar mais conveniência e segurança a todos.
“Há tempos já conversávamos sobre o limite de compra por aproximação e defendíamos esse aumento, que traz muita conveniência. Com a pandemia, vimos uma redefinição de valores e hábitos de consumo, e muitos passaram a adotar o pagamento por aproximação, acelerando um movimento que já era visível nos últimos anos.”
A crise moldou a necessidade de buscar por experiências higiênicas, e os meios de pagamentos digitais são aliados na troca ao manuseio do dinheiro em papel. Transações via e-commerce ou apps e tecnologias que permitem o pagamento por aproximação tem se mostrado como uma alternativa interessante para as pessoas, que passam a ver ainda mais valor com o aumento do limite por não precisar usar a senha“, explica Percival Jatobá, vice-presidente de Solução e Inovação da Visa.
Dados recentes da Visa
Quando comparados setembro do ano passado com o mesmo mês em 2020, o crescimento do pagamento por aproximação com credenciais da Visa foi quase 5x maior – confirmando que a busca por pagamentos mais seguros, rápidos e limpos foi acelerada pela pandemia, e o pagamento por aproximação entrou de vez no hábito do brasileiro.
Na comparação entre o primeiro trimestre de 2020 (janeiro, fevereiro e março) e terceiro trimestre desse mesmo ano (julho, agosto e setembro) vimos o uso praticamente dobrar.
Em setembro de 2020, o cartão foi o meio mais usado com a tecnologia de pagamento por aproximação. A popularização da tecnologia se deve muito pelo movimento de toda a indústria, com emissores dando preferência por cartões com a tecnologia NFC e com a chegada da inovação nos transportes públicos do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Ainda em setembro deste ano, os segmentos que mais registraram transações por aproximação foram, nesta ordem: supermercados, restaurantes Fast Food, postos de gasolina, lojas de conveniência, padarias e farmácias.
Na comparação entre o primeiro e o terceiro trimestres de 2020, os segmentos que tiveram o maior crescimento no número de transações por aproximação foram: lojas de departamentos e atacados.
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