Frota do Rally dos Sertões 2020 terá carros inteligentes
20 de outubro de 2020Sistema de telemetria da Smart Driving Labs será implementado nos carros da organização do evento; economia com custo de manutenção é da ordem de 35% por veículo
Com protocolos especiais por conta da crise sanitária, a 28ª edição do Sertões, o maior rally das Américas, larga dia 30 de outubro de São Paulo e chega dia 7 de novembro, em Barreirinhas (MA). Serão 5.000 quilômetros de poeira, areia, calor forte, frio, chuva e desafiadoras paisagens. Em meio à poeira deixada pelos competidores estão os carros da organização do evento, cujo papel fundamental é garantir a segurança da prova.
Esse é o segundo ano consecutivo que o Sertões conta com a tecnologia fornecida pela Smart Driving Labs – companhia de soluções de software e hardware para coleta, análise e interpretação de dados telemáticos em veículos automotivos. Inserida nos veículos Mitsubishi Motors, cedidos pela montadora à organização do rally, a solução permitirá o monitoramento, em tempo real, de parâmetros vitais como velocidade média, freadas bruscas, eventuais problemas no percurso, entre outros.
Os efeitos são muitos. Fernando Schaeffer, CEO da Smart Driving Labs, destaca o intuito da solução, de contribuir para que os motoristas dirijam com mais segurança. Outra consequência é a economia de cerca de 35% no custo de manutenção. Pela própria natureza da tarefa, a frota de apoio costuma ser entregue com muitos danos. O dado é referente ao ano passado em comparação com 2018 – quando os veículos não tinham a solução embutida.
2º Prêmio Smart Driver
Com o fim de incentivar o manejo racional dos veículos, a companhia vai promover a segunda edição do Prêmio Smart Driver. Ao todo, R﹩ 20 mil serão distribuídos a quem melhor pontuar. A análise será feita por meio de comparação de relatórios que apontam dados obtidos ao longo do trajeto, como aceleração, uso de segurança, freadas bruscas, quantidades de incidentes identificados pela força G proveniente do acelerômetro, entre outros.
Em 2019, 55 carros de apoio tiveram acompanhamento em tempo real, totalizando cerca de 220 mil quilômetros rodados. As cinco melhores equipes foram premiadas, totalizando R﹩ 15 mil em prêmios.
Foco social
A edição de 2020 da competição vai cruzar cinco estados (São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Maranhão) e o Distrito Federal e se transforma no Rally da Solidariedade. Na lista de iniciativas consta a distribuição de cestas básicas, adquiridas de pequenos produtores em ação coordenada com o Sebrae, e a instalação de unidades de telemedicina em comunidades por onde passarem os competidores.
“Todos os grandes eventos esportivos estão se reinventando, com o Sertões não é diferente. Vamos nos deslocar com toda segurança para ativar as economias locais e levar cuidado a quem precisa. Adiar a prova, em tese a opção mais fácil, seria abandonar quem sempre nos acolheu. É da alma da comunidade do rally ser solidário”, comenta Joaquim Monteiro, CEO do evento.
Sobre a Smart Driving Labs
A Smart Driving Labs é uma empresa especialista em soluções de software e hardware para coleta, análise e interpretação de dados telemáticos, o que torna os veículos conectados e inteligentes.
A tecnologia possibilita melhoria da segurança de motoristas, previne furtos, roubos e ajuda a detectar acidentes. A companhia fornece em tempo real a localização e o status operacional do veículo por meio do dispositivo eletrônico Element, que permite gravar as viagens, oferece dicas sobre a melhor maneira de dirigir, além de um relatório completo sobre parâmetros vitais do veículo.
Trend Micro produz estudo sobre padrão de segurança digital de carros conectados
SSL embarcado em equipamentos médicos e carros inteligentes. Entrevista com a DigiCert
Carros Conectados | Ford lançará 3ª geração do sistema de conectividade Sync no Brasil
Israel usa tecnologia para proteger de hackers carros conectados
Internet das Coisas: Chrysler faz primeiro recall de carros conectados
Carros inteligentes não são seguros contra ataques de hackers
Aruba indica 5 razões para considerar o gerenciamento da rede em nuvem
Empresa cria solução que estende a cibersegurança ao mundo da automação e da IoT