Últimas notícias

Fique informado

Com a telemedicina, emissão de certificado digital da Serasa Experian ligado ao setor de saúde cresce quase 8 vezes em um ano. Ouça

9 de outubro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Dois em cada dez sites de e-commerce não estão protegidos para as compras de Dia dos Namorados, revela estudo da Serasa Experian. Ouça

São aproximadamente 176 mil endereços eletrônicos que oferecem riscos à população. Especialistas da Serasa Experian dão dicas para o consumidor fazer compras com mais segurança.

12 de junho de 2020

Aumento de 650% foi verificado entre abril e julho de 2020 – logo após a regulamentação da prática –, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Veja qual é o perfil dos profissionais da saúde que utiliza o documento eletrônico

Com a regulamentação da Telemedicina – publicada em março deste ano pelo Ministério da Saúde e válida enquanto durar a pandemia no país –, a procura por certificado digital pelos profissionais da área de saúde cresceu de forma significativa.

Segundo o levantamento, a emissão do documento eletrônico na Serasa Experian ligado ao setor aumentou 650% entre abril e julho deste ano, representando um resultado oito vezes superior em relação ao mesmo período do ano passado.

Maurício Balassiano | Diretor de Certificação Digital da Serasa Experian

“Com a adoção da telemedicina, mesmo que temporária, já identificamos esse movimento de transformação digital dos profissionais da saúde, que passaram a aderir a essa prática tanto para facilitar o atendimento quanto para beneficiar boa parte da população que está evitando sair de casa.”

No caso de uma consulta virtual, o certificado digital permite ao médico emitir receitas e atestados no ambiente eletrônico de forma prática, rápida, segura e com validade jurídica. Importante mencionar que o documento eletrônico já é uma tecnologia utilizada no Prontuário Eletrônico do Paciente, por exemplo, porque ajuda a otimizar, traz mais segurança e evita fraudes nos processos de hospitais e clínicas”, afirma o diretor de Identidade Digital da Serasa Experian, Mauricio Balassiano.

Logo no início do período de isolamento social, o psiquiatra Lucas Braziliano, de 34 anos, passou a fazer seus atendimentos de forma virtual. “Meus pacientes precisavam continuar suas consultas e mesmo que o atendimento fosse por videochamada, quando era necessário prescrever uma receita controlada ou atestado, precisávamos contar com serviços de entrega para fazer o envio.”

Resolvi fazer a emissão do certificado digital e me surpreendi com a agilidade, praticidade e segurança que a tecnologia proporciona. A prescrição de receita e atestados por meio do documento eletrônico facilitou muito todo o processo, permitindo manter o tratamento dos meus pacientes sem que ninguém precisasse sair de casa”, diz o médico.

Profissionais da saúde com mais de 60 anos lideram o uso de certificado digital

Dentro de uma amostra de profissionais da saúde que possuem o certificado digital da Serasa Experian, os especialistas da companhia traçaram um perfil. Os profissionais do setor mais idosos – com mais de 60 anos – lideram o uso da tecnologia com 27,4%.

“São profissionais mais maduros e experientes e, ao contrário do que muitos pensam, estão mais antenados às tecnologias que podem beneficiar e trazer maior credibilidade à sua atuação no mercado”, ressalta Balassiano. Em segundo e terceiro lugares estão os profissionais entre 41 e 50 anos (25,7%) e 51 a 60 anos (22,1%). Veja detalhes no gráfico abaixo:

Fonte: Serasa Experian

Dentre os profissionais de saúde que adotaram o documento eletrônico da Serasa Experian, os homens são a maioria, com 57,6%. Já as mulheres representam os outros 42,4%. No que diz respeito ao cadastro nos Conselhos competentes, 37,0% contam com registro no CFM (Conselho Federal de Medicina), 31,67% no CRM (Conselho Regional de Medicina), 14,12% no CFO (Conselho Federal de Odontologia) e 6,14% no CFP (Conselho Federal de Psicologia).

“O Brasil conta com milhares de CNPJs ativos no setor de saúde, sendo a maioria representada por microempresas. Tendo em vista as transformações digitais que a sociedade tem presenciado, é fundamental que esses profissionais acompanhem os processos já estabelecidos e se preparem para os que ainda virão em termos de atendimento remoto. É possível se antecipar ao uso de ferramentas adequadas, como o certificado digital, para contar com suas vantagens e agir com mais agilidade e segurança de acordo com as regulamentações”, conclui Balassiano.

Metodologia na saúde

O estudo considerou o volume de emissão de certificado digital da Serasa Experian apenas para profissionais da saúde no período de abril a julho de 2020, na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior.

Considerando uma amostra de cerca de 130 mil CPFs de profissionais da saúde que possuem o documento eletrônico da Serasa Experian ativo, foi traçado o perfil para entender a representatividade por sexo e idade, por exemplo.

Telemedicina

De acordo com a Portaria nº 467 as atividades de Telemedicina “podem contemplar o atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico, por meio de tecnologia da informação e comunicação, no âmbito do SUS, bem como na saúde suplementar e privada”, além de ter vigência prevista somente para o período de pandemia.

Porém o Conselho Federal de Medicina (CFM) já havia definido classificações de procedimentos como teleconsulta e teletriagem médica, além de limitações para a prática de Telemedicina.

Serasa apresenta o Certificado ICP-Brasil como estratégia de Governo para serviços digitais. Ouça

Ministério da Saúde regulamenta o envio remoto de receitas médicas e atestados com certificado digital. Ouça

Uso da Certificação Digital em tempos de isolamento social. Ouça

Leia outros artigos da Serasa Experian em nossa coluna!