Últimas notícias

Fique informado
AUTORIDADE CERTIFICADORA DO MRE É A NOVA INTEGRANTE DA ICP-BRASIL

AUTORIDADE CERTIFICADORA DO MRE É A NOVA INTEGRANTE DA ICP-BRASIL

25 de abril de 2015

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

ICP-BRASIL já opera sua cadeia de certificação digital v4

A ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, iniciou sua

24 de abril de 2015

Em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira, 23 de abril, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, emitiu o certificado de Autoridade Certificadora do Ministério de Relações Exteriores – AC MRE, a partir da cadeia v4, modelo europeu que adota a tecnologia de curvas elípticas – brainpool.

mreCom o ato, a AC MRE está constituída e passará a assinar o novo passaporte brasileiro, aderente ao diretório Public Key Directory – PKD da Organização da Aviação Civil Internacional – ICAO, agência especializada das Nações Unidas que promove a segurança e padroniza os aeroportos e passaportes no mundo.

O diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira do ITI, Maurício Coelho, destacou a importância do surgimento da nova Autoridade Certificadora.

“A AC MRE nasce para assinar os conteúdos dos novos passaportes eletrônicos brasileiros que passam a ter dez anos de validade”, destacou Coelho. Para o diretor, a exigência de um passaporte com validade ampliada para uma década impõe a ICP-Brasil um desafio.

“Agora, a assinatura e o certificado que a provê devem ter validade de no mínimo o mesmo tempo do passaporte. Garantir a validade de uma chave criptográfica durante uma década é uma tarefa bastante crítica e por isso optamos pela tecnologia das curvas elípticas, com chaves menores e mais robustas”, destacou.

Na cerimônia, a AC MRE foi representada por João Eduardo Martin e Lucas dos Santos Ribeiro, ambos da Subsecretária-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior. Nas palavras de Martin, trata-se da concretização de um projeto de suma importância para o Brasil.

“O passaporte biométrico eletrônico é uma realidade cada vez mais presente. Já somos aderentes do PKD da ICAO e integramos o seu conselho, garantindo ao Brasil voz ativa nas decisões sobre emissão e uso internacional dos passaportes no mundo. Temos a certeza de que todo o empenho do ITI resultará em um documento internacional que garantirá ao cidadão brasileiro sua identificação inequívoca nos e-gates”, destacou.

Fonte: ITI