Últimas notícias

Fique informado

Inteligência Artificial nos veículos é alternativa aos recursos de segurança punitivos como radares eletrônicos

21 de setembro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Inteligência Artificial é utilizada na gestão do trânsito brasileiro

Recurso computacional do Radar traz precisão e rapidez nas ações dos órgãos  de gestão do trânsito.

18 de setembro de 2018

Soluções com monitoramento remoto identificam direção distraída, fadiga do motorista, uso do telefone e cigarro dentro dos veículos

A frota brasileira deverá passar dos 60 milhões de veículos em 2020 na soma de automóveis, veículos comerciais leves, pesados e motos. A estimativa foi divulgada no Relatório da Frota Circulante, estudo anual do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e significa um crescimento de 3,7% em relação ao ano passado.

Enquanto isso, uma resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no dia 9 de setembro, proibiu a instalação de radares eletrônicos em árvores, marquises, passarelas, postes de energia elétrica ou qualquer outra obra de engenharia, de modo “velado ou não ostensivo”.

A combinação das duas notícias parece levar à conclusão de que haverá um aumento do número de acidentes nas estradas, mas a tecnologia já desenvolveu soluções alternativas para que esta lógica não prevaleça.

A evolução das aplicações do chamado conceito ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) tornou possível equipar os veículos de forma a proporcionar uma assistência mais abrangente ao motorista para que ele possa evitar problemas. A tecnologia conecta um arsenal de soluções para a prevenção de acidentes e monitoramento do comportamento do motorista, utilizando Inteligência Artificial.

É o caso, por exemplo, do Via Mobile 360 D700 AI Dash Cam, da VIA Technologies. Trata-se de uma solução desenvolvida para auxiliar no gerenciamento de frotas, mas que pode transformar toda a cadeia logística. Com sua utilização os gestores podem acessar os fatos que envolvem incidentes na estrada, inclusive com imagens em tempo real.

Concebido para capturar imagens das condições da estrada e do comportamento do motorista usando seu painel frontal duplo HD e câmeras internas que podem armazenar as imagens no próprio dispositivo, o VIA Mobile360 D700 está capacitado a fazer transmissões via nuvem por uma conexão sem fio 4G.

Além de contar com a tecnologia de disparo de avisos de saída da pista ou de colisões à frente, a inovação está apta a fazer imagens de vídeo de incidentes combinadas com dados adicionais extraídos do CAN – dispositivo que permite a coleta de dados valiosos de uso do veículo, como velocidade, distância, tempo ocioso e consumo de combustível, que podem ser analisados para identificar oportunidades de otimização da eficiência e segurança da frota para serem submetidas à análise.

Nos casos em que ocorre uma colisão ou outro incidente grave, um alerta em tempo real e os vídeos são transmitidos à nuvem de gerenciamento da frota para o acompanhamento imediato de todos os fatores envolvidos.

Os novos recursos do DMS (Driver Monitoring System) no VIA Mobile360 D700 também identificam comportamentos anormais e ilegais, incluindo direção distraída, fadiga do motorista, uso do telefone e cigarro na direção.

Ao fornecer dados objetivos e relevantes em tempo real que podem ser sincronizados com a nuvem, esses novos recursos permitem que os gerentes de frota identifiquem imediatamente os problemas mesmo a quilômetros de distância e assim possam ter uma ação preventiva que diminua o índice de acidentes sem a necessidade de pagar multas ou ficar procurando radares pela estrada para evitar que elas aconteçam.

Classificadores de veículos contribuem para o monitoramento das rodovias e planejamento viário

A inteligência artificial pode acabar com os engarrafamentos?

Certificados Digitais e Veículos Autônomos – Ouça