Últimas notícias

Fique informado

BC anuncia a possibilidade da conta de luz ser paga via Pix

20 de agosto de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Hoje – 20 de agosto de 2020 – durante a abertura da 10ª Reunião Plenária do Fórum Pix, o Banco Central do Brasil deu detalhes do acordo firmado com a ANEEL – Agencia Nacional de Energia Elétrica – sobre a possibilidade do consumidor pagar sua conta de consumo mensal de energia utilizando o Pix.

Pix – Pagamentos instantâneos são as transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.

BC confirma como data de lançamento do PIX o dia 16 de novembro de 2020

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, João Manoel Pinho de Mello, e o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, falaram dos avanços mais recentes na implementação do pagamento instantâneo no Brasil.

O destaque ficou por conta do acordo firmado entre o Banco Central (BC) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para que a conta de luz seja paga com o Pix, o pagamento instantâneo brasileiro.

Com o Pix, o pagamento é feito em segundos, a qualquer hora, em qualquer dia da semana, de forma eletrônica, fácil, sem custo adicional e isso no caso dos religamentos de energia será muito mais rápido.

O acordo firmado entre BC e ANEEL facilita e barateia também as atividades das distribuidoras de energia. Segundo o diretor-geral da ANEEL entre outros beneficio espera-se que seja possível a redução nas tarifas uma vez que a operação financeira no Pix é mais barata para as operadoras de energia.

João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resoluções do Banco Central, ressaltou que o Pix será mais uma opção de pagamento da fatura, além das já existentes, ou seja, o consumidor poderá optar pela forma de pagamento.

Nesse sentido a ANEEL tomará providências junto às distribuidoras e ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para que o Pix alcance todas as prestadoras de serviço e esteja adequado para fins de emissão da nota fiscal de energia elétrica.

Com a inclusão das contas de luz, aumenta a lista de serviços públicos abrangidos pelo pagamento instantâneo.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, ressaltou que antes do acordo com a ANEEL, o BC já havia firmado parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para o recolhimento de taxas federais e que o Pix assim como pode aumentar a eficiência das distribuidoras elétricas, outros setores que adotarem o meio de pagamento também poderão se beneficiar.

Assista a abertura da 10ª reunião Plenária do PIX

BC antecipa fase do PIX e DINAMO Networks promove webinar: Desafios e Benefícios, em 06 de agosto. Ouça

Cidadãos e empresas poderão receber um PIX de forma simples e ágil

Instituições financeiras revelam os principais desafios para implantação do PIX e afirmam que módulo de segurança DINAMO integrado em HSM geram agilidade e segurança. Ouça

Roberto Gallo, CEO da Kryptus alerta sobre a proteção das transações no PIX: Novo sistema brasileiro de pagamentos

Criptografia, autenticação, velocidade e disponibilidade são requisitos imprescindíveis para a operação do PIX

A suspensão do WhatsApp Pay pelo Cade e Banco Central e sua relação com o PIX

Cerca de mil instituições se preparam para ofertar o PIX a seus clientes ainda este ano